Buscar

DPPII- DELAÇÃO

Prévia do material em texto

DELAÇÃO PREMIADA; ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
RESUMO
O termo delação premiada pode ser definido uma espécie de troca entre o juiz e o réu, onde o acusado contribui fornecendo informações importantes sobre práticas de crimes ajudando a solucioná-lo e como retribuição este poderá ter uma redução de pena ao ser julgado. A delação premiada está prevista por lei no Brasil desde o decreto de lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990. 
A delação premiada pode ser requerida pelo réu por meio de um pedido formal feito pelo advogado ou sugerida pelo promotor de justiça que estará investigando o processo criminal. Caso a mesma seja acatada, o delator deverá dar ao juiz subsídios relacionados ao caso em que está envolvido. 
Se o juiz considerar os dado corroborados pelo réu verdadeiramente importantes, aprovará um "alívio" na sua pena, que poderá cominar em; redução da pena de um a dois terços do total, pena em regime semiaberto, anulação total da condenação ou até mesmo perdão pelo envolvimento no crime. Mas se caso as informações providas pelo delator sejam falsas, o juiz poderá aumentar a condenação do mesmo e além disso processá-lo por delação caluniosa, o que acarretará a pena de dois a oito anos de prisão por falsear com a verdade. 
A partir da definição de delação premiada analisa-se aspectos positivos a aquisição da confissão do fato criminoso por parte do agente, e desta forma descobrir a identidade dos outros agentes que cometeram o crime, ter conhecimento de detalhes importantes corrobora para o desfecho e então pautar provas ou meios de provas acerca desse crime, aumentando a capacidade do Estado de descobrir crimes e seus autores, acarretando maior efeito ao aparelho do Estado em seu poder e dever. Esses são aspectos positivos desse procedimento. Como aspectos negativos faz-se necessário leva em consideração que ao participar da delação premiada o réu estará se colocando como aquele que está se lançando contra os criminosos e desvendando crimes, pois levando em consideração o comportamento social do delator, mas entretanto não há dúvidas do efetividade quanto ao combate à criminalidade, e cooperação com a justiça, sendo que certamente ficará na mira dos criminosos, acarretando danos e perigo a sua vida.
Conclui-se que feita essa análise percebe-se que a delação premiada representa um estrutura de ação contra o crime, mas que também por parte do réu é um incentivo a traição, com isso faz-se necessário ter cautela para que não haja excesso em seu uso. Com isso, fica sobre responsabilidade do o Poder Judiciário, o capacidade de dar o eficaz aproveitamento a delação premiada, pois seus operadores são responsáveis pelas transformações sociais, por meio da interpretação, bem como zelar pelas leis.

Continue navegando