Buscar

Fisiologia Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fisiologia Geral
1-O fisiologista americano W. B. Cannon, criou o termo homeostasia para designar a constância dinâmica do meio interno. A homeostasia é a condição de equilíbrio, no meio interno do corpo, produzida pela incessante interação de todos os processos reguladores do corpo. Ainda pode ser considerada uma condição dinâmica, em resposta às condições que se alteram. O ponto de equilíbrio do corpo pode modificar-se dentro de faixa estreita, o que é compatível à vida.
Baseado nas informações do texto acima e de seus conhecimentos de fisiologia, assinale a alternativa incorreta:
R: as alterações da homeostase não seguem um padrão, devido a este fator dificilmente o individuo  recupera o equilíbrio
2-O LIC e o LEC juntos correspondem à __________________________ , que constitui, aproximadamente, 60% do peso corporal a variabilidade desse valor entre as pessoas depende da idade e da quantidade de tecido adiposo. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:
R: Água corporal total (ACT)
3-Todas as células são banhadas por um “meio interno”, chamado de líquido extracelular (LEC). É a partir do LEC que as células captam O2 e nutrientes necessários, e nele descarregam os produtos resultantes do metabolismo celular, mantendo um ambiente intracelular (líquido intracelular – LIC) constante e ideal para seu funcionamento apropriado. O LEC fornece todos os elementos essenciais para as células, garantindo seu funcionamento. O LEC é definido como:
R: Líquido intersticial e plasma
4-A membrana plasmática não é a única membrana das células. No citoplasma da célula, estão presentes diversas organelas e vesículas que também são delimitadas por membranas. A composição química das membranas biológicas em geral, incluindo a membrana plasmática é:
R: Lipídios e proteínas
5-São compostos envolvidos em todos os processos químicos dos organismos vivos. Realizam funções enzimáticas, transportam pequenas moléculas, íons e metais, agem em processos de divisão celular, no crescimento e na diferenciação celular, controlam a coordenação de movimentos por meio da regulação das células musculares e da produção e transmissão de impulsos nervosos. Essas características citadas pertencem:
R: as proteínas
6- Os lipídios são macromoléculas e apresentam polaridade com regiões hidrofílica e hidrofóbica. Estão presentes na membrana plasmática  constituindo a bicamada de fosfolipídios. Sobre tais compostos orgânicos, analise as afirmações abaixo e indique a alternativa correta:
I – A região hidrofílica é a que atrai água e possui polaridade;
II – A região hidrofóbica é a que repele água e é apolar;
III – Lipídios mais carboidratos (associação entre ambos) constituem os ácidos graxos;
IV – Pela região de fosfolipídios da membrana plasmática há transporte apenas de substâncias hidrossolúveis, pois, pelas proteínas aí existentes passam as substâncias lipossolúveis.
R: Estão corretas as alternativas I, II e III
7-A membrana plasmática das células nervosas (neurônios) apresenta polaridade. Através desta citofisiologia, ocorre a propagação do impulso nervoso, portanto, estas células eucarióticas realizam processos de coordenação elétrica do organismo (tipo de coordenação muito rápida) como também certas coordenações químicas, pois, há neurônios secretores de “hormônios – neuro hormônios”. Sobre o tema, analise as afirmações abaixo e indique a alternativa correta:
I – Externamente, nesta membrana, há mais íons sódio, logo, a carga externa desta membrana é positiva,  enquanto internamente, há mais íons potássio e a sua carga interna é negativa;
II – Nestas condições citofisiológicas, positivo externamente e negativo internamente, afirma-se que a membrana do neurônio encontra-se  polarizada;
III – Quando ocorrer saída de potássio e entrada de sódio, há alterações nas cargas elétricas, ficando positivo internamente e negativo externamente, logo, afirma-se que a membrana encontra-se despolarizada;
IV – Quando ocorre trocas entre sódio e potássio pelo canal iônico, por transporte ativo, logo, com gasto de energia, sempre há trocas entre três sódio e três potássios e nunca entre três sódios e dois potássios.
 
R: Estão corretas as alternativas I, II e III
8-Um estudante atrasado para aula optou por subir as escadas da universidade ao invés de esperar o elevador, ao tomar tal atitude chegou na sala aparentando cansaço e falta ar, ao mesmo tempo que notou um aumento de sua freqüência cardíaca. Sendo assim o numero de ciclos cardíacos por minuto aumentou significativamente, quando nos referimos ao ciclo cardíaco desse estudante estamos falando de:
R: sístole e diástole
9-Um estudante atrasado para aula optou por subir as escadas da universidade ao invés de esperar o elevador, ao tomar tal atitude chegou na sala aparentando cansaço e falta ar, ao mesmo tempo que notou um aumento de sua freqüência cardíaca.Sendo assim o numero de ciclos cardíacos por minuto aumentou significativamente, quando nos referimos a frequencia cardíaco desse estudante estamos falando de:
R: batimentos cardíacos por minuto
10- O sistema cardíaco contribui para a correta circulação sanguínea, e conseqüentemente a distribuição de O2 pelos tecidos e células. Considerando a afirmação e o fator de distribuição do sangue rico em O2 , Podemos afirmar que existe um parte do músculo cardíaco responsável pela circulação sistêmica.O trajeto realizado especificamente por este tipo de circulação seria:
R: átrio esquerdo >valva bicúspide > ventrículo esquerdo > artéria aorta
11-A principal função da circulação sanguínea é de atender às necessidades dos tecidos através dos transportes de gases e nutrientes para os sistemas, transporte dos produtos de excreção dos tecidos, transporte de hormônios e proteínas de uma região do corpo para outra, mantendo desta forma a condição homeostática do organismo.
Para tanto, a perfeita circulação sanguínea ocorre devido ao correto funcionamento cardíaco que apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação pulmonar e sistêmica ocorra de forma eficiente.
 
Baseado nas informações acima e de seus conhecimentos sobre os parâmetros cardíaco, assinale a alternativa  que julgar correta:
R: O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pelas veias pulmonares, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pelas artérias pulmonares.
12-A circulação sanguínea humana pode ser dividida em dois grandes circuitos: um que leva o sangue aos pulmões, para oxigená-lo, e outro que leva o sangue oxigenado a todas as células do corpo. Por isso se diz que nossa circulação é dupla. Na pequena circulação ou circulação pulmonar dos humanos, o sangue já oxigenado flui:
R: Dos pulmões ao átrio esquerdo do coração através das veias pulmonares.
13-“O coração representa, no sistema circulatório, a bomba propulsora do sangue que flui dentro deste compartimento. A circulação do sangue ocorre pela geração de diferença de pressões entre dois ou mais pontos do sistema cardiovascular; porém, existe um ponto onde  esse gradiente é gerado, ou seja, uma bomba: é o coração.”      DOUGLAS, C. R. Tratado de fisiologia médica aplicada à saúde.
                             
Sobre o coração podemos afirmar que:
R: As valvas cardíacas (válvulas),mantém o fluxo unidirecional do sangue no coração
14- No sangue temos _____A_____ que são células que possuem uma proteína denominada _______B_____ responsável por grande parte do transporte de oxigênio e dióxido de carbono; e os ________C_______ cuja principal função é a defesa orgânica. As letras A, B e C, corresponde respectivamente à:
R:  hemáceas, hemoglobina, leucócitos
15-Qual as células que iniciam o processo de hemostasia?
R: Plaquetas
16-Onde são produzidas as células sanguíneas?
R: Medula Óssea
17-Qual a célula do sistema sanguíneo responsável pelo transporte de O2?
R: eritrócitos
18-Em relação ao plasma sanguíneo, NÃO podemos dizer:
R: sua diferença em relação ao soro é a quantidade de proteínas, que se encontra em menor quantidade
18- Exame de sangue de Armstrong pode indicar uso de doping
COPENHAGUE - Umexame de sangue do ciclista norte-americano Lance Armstrong, feito durante a Volta da França deste ano, pode indicar o uso de doping, afirmou Jakob Moerkebjerg, especialista do hospital de Bispebjerg, em Copenhague (Dinamarca).
Moerkebjerg, um dos principais nomes sobre o assunto em seu país, foi uma das pessoas que examinaram o sangue do ciclista, heptacampeão da prova e terceiro colocado em 2009.
Ele destacou ao canal de televisão dinamarquês DR que a quantidade de glóbulos vermelhos e o valor de hematócrito e de hemoglobina de Armstrong foram os mesmos do primeiro ao último dia da competição, o que é incomum.
Verificamos no fato relatado, que seria incomum os valores de hematócrito se manterem inalterados. Quando nos referimos ao hematócrito , estamos definindo o que?
R: células sanguíneas
19-Laboratório de cola de fibrina será inaugurado em Recife
 AE - Agencia Estado - 2009
 BRASÍLIA - A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras) e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) inauguram hoje, em Recife, o laboratório para produção de cola de fibrina, um adesivo biológico usado para conter hemorragias. "Será a primeira produção totalmente nacional. Com preços mais baratos, será possível ampliar o uso do produto em hospitais públicos", afirmou o presidente de Hemobrás, João Paulo Baccara.
 A cola de fibrina é feita a partir de componentes de sangue liofilizado. O material é indicado para reduzir hemorragias em cirurgias odontológicas - sobretudo entre pacientes com problemas de coagulação -, cirurgias ortopédicas e neurológicas.
Num primeiro momento, disse Baccara, o produto deverá ser usado em hospitais federais. "O material traz uma série de vantagens: reduz a necessidade de reposição de hemácias e apressa a alta do paciente".
 A produção deve começar a ser feita em setembro. A expectativa é de que até o fim do ano sejam preparados 9 litros do material. A partir de 2010, a produção anual deve chegar a 9 litros. O suficiente para cerca de 7 mil cirurgias.
 Com base no texto acima podemos afirmar sobre o processo de coagulação sanguínea:
R: O íon cálcio apresenta uma grande importância para o processo ocorrer de forma eficiente/A rede de fibrina natural é resultado da quebra do fibrinogênio (a e B corretas)
20-Podemos dizer existe uma região especifica responsável pelas trocas gasosas no sistema respiratório, e uma área onde o ar é somente conduzido sem que ocorram trocas gasosas, A região de trocas gasosas como mostra a figura ao lado corresponde à região alveolar. Mas se tratando da área onde não existe trocas gasosas a nomenclatura correta da região e suas estruturas correspondentes são:
R: espaço morto fisiológico: fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos
21-Vera Fiori - O Estado de S.Paulo
SÃO PAULO - Basta o clima ficar seco ou a temperatura cair repentinamente que os prontos-socorros infantis ficam abarrotados de crianças com dificuldade para respirar. Além do desconforto que representam, se não forem tratadas adequadamente, as doenças respiratórias têm um grande impacto nas atividades diárias, lazer e vida social, sendo um dos motivos de faltas na escola durante os meses de inverno.
 No sistema respiratório temos os volumes e as capacidades pulmonares. que se referem à capacidade de ar que os pulmões comportam em um individuo normal.
As capacidades pulmonares são as somatórias dos volumes.
Baseado nesta informação, a definição de capacidade de reserva inspiratória é:
R: volume corrente (VC) + volume de reserva inspiratorio (VRI)
22-A renovação constante do gás alveolar é assegurada pelos movimentos do tórax. Durante a inspiração a cavidade torácica aumenta de volume e os pulmões expandem-se para preencher o espaço deixado. Com o aumento da capacidade pulmonar e a queda da pressão no interior do sistema, o ar do ambiente é sugado para dentro dos pulmões. Qual é o principal músculo da respiração?
R: Diafragma
23-A avaliação da função pulmonar e o estudo da mecânica estática do pulmão começam com a medida dos volumes pulmonares e dos fatores que determinam esses volumes. Os volumes pulmonares são convencionalmente divididos em quatro volumes primários e quatro capacidades. O volume de ar que permanece nos pulmões após uma expiração máxima forçada, é chamado de:
R: Volume residual
24- A tensão superficial entre as moléculas de água que recobrem o alvéolo internamente pode causar o colabamento das paredes dos alvéolos. Qual é a substância produzida pelo pneumócito tipo 2 que age como um agente anticolabante?
R: Substância surfactante
25-O pulmão __________ apresenta ______ lobos, já o pulmão __________apresenta apenas _________, isso ocorre pois entre eles está situado o coração, ocupando um espaço denominado___________________.
R: direito, três, esquerdo, dois, mediastino
26-A avaliação da função pulmonar e o estudo da mecânica estática do pulmão começam com a medida dos volumes pulmonares e dos fatores que determinam esses volumes. Os volumes pulmonares são convencionalmente divididos em quatro volumes primários e quatro capacidades. O volume de ar que inspiramos e expiramos em um ciclo respiratório habitual, é denominado:
R: Volume corrente
27-No sistema respiratório temos os volumes e as capacidades pulmonares. que se referem à capacidade de ar que os pulmões comportam em um individuo normal.
As capacidades pulmonares são as somatórias dos volumes.
Baseado nesta informação, a definição de capacidade de reserva inspiratória é:
R: volume corrente (VC) + volume de reserva inspiratorio (VRI)
28-No sistema respiratório temos os volumes e as capacidades pulmonares. que se referem à capacidade de ar que os pulmões comportam em um individuo normal.
As capacidades pulmonares são as somatórias dos volumes. Baseado nesta informação, a definição de capacidade vital é:
R: volume corrente (VC) + volume de reserva inspiratório (VRI) + volume de reserva expiratório (VRE)
29- O pulmão __________ apresenta ______ lobos, já o pulmão __________apresenta apenas _________, isso ocorre pois entre eles está situado o coração, ocupando um espaço denominado___________________.
R: direito, três, esquerdo, dois, mediastino
30- Sinergismo Muscular Respiratório
Sinergismo muscular é o resultado da ação simultânea de diversos músculos na realização de uma função.
O padrão normal de respiração resulta de uma ação sinérgica, da qual participam o diafragma e todos os outros músculos respiratórios, primários ou acessórios.
Quando citamos os músculos respiratórios participantes do processo ativo da respiração ,estamos precisamente nos referindo aos músculos:
R: diafragma, intercostais externos, escaleno, esternocleidomastoideo e serratil
31-Os pulmões são formados por pneumocitos e uma grnade quantidade de água. Esta água dentro dos pulmões exerce um fenomeno fisico que tendem a fechar os alveolos e a substancia tensoativa que as células epiteliais tipo II produzem vão contra este processo. O processo exercido pelas moleculas de água dentro dos alvéolos é:
R: tensão superficial
32- A unidade alvéolo-capilar é o principal sítio de trocas gasosas em nível pulmonar, sendo composta pelo alvéolo, o septo alveolar e pela rede capilar. A troca gasosa é denominada de:
R: Hematose
33- O processo da digestão para alguns tipos de alimentos já apresentam sua quebra na boca, com o processo da mastigação mêcanica e química.
Qual tipo de alimento já apresenta sua quebra quimica na boca?
R: carboidratos
34- O processo da mastigação engloba dois grandes fatos: a mastigação mecânica e e química.
A mastigação química ocorre devido à liberação da saliva na boca, pelas glândulas salivares, desta maneira auxiliando na quebra dos alimentos.
Já a mastigação mecanica depente das estruturas da boca para a trituração do alimento. Fazem parte da estrutura da boca para a triturtar o alimento:
R: língua, dentes, músculos da mastigação, palato duro e palato mole
35- A saliva é a responsável pela quebra química dos alimentos ainda na região da boca. A composição da salivaé:
R: água e enzimas, sendo a principal a amilase salivar que quebram somente carboidratos
36- A deglutição é a denominação dada ao processo da passagem do bolo alimentar da boca para a faringe. Este processo pode ser denominado como:
R: a parte inicial voluntário e depois se torna involuntário
37: O tubo digestório fornece ao organismo um suprimento contínuo de água, eletrólitos e nutrientes. Isso exige alguns processos fundamentais como: o movimento do alimento ao longo do tubo; a absorção dos produtos e da água; a circulação do sangue para transportar as substancia absorvidas e o controle nervoso e hormonal de todas estas funções.
Nesta breve descrição fala-se das gerais funções do sistema digestório, porém sabemos que suas funções são bastante específicas em cada região do sistema.
São consideradas funções motoras e secretoras do estomago, respectivamente:
R: ação do suco gástrico e movimentos peristálticos
37-O processo da mastigação engloba dois grandes fatos: a mastigação mecânica e  a química
A mastigação química ocorre devido à liberação da saliva na boca, pelas glândulas salivares, desta maneira auxiliando na quebra dos alimentos.
Já a mastigação mecanica depente das estruturas da boca para a trituração do alimento. Fazem parte da estrutura da boca para a triturtar o alimento:
R: língua, dentes, músculos da mastigação, palato duro e palato mole
38- Ao comermos um sanduíche de pão, manteiga e bife, a digestão do:
R: pão inicia-se na boca, a do bife, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile que facilita a digestão das gorduras da manteiga.
40- O esôfago é uma estrutura longa e cilindrica que compoe o sistema digestório. Neste tubo já temos a presença do bolo alimentar que passou pelo processo da mastigação e deglutição e foi posteriormente conduzido para o esôfago. Pelo fato do esôfago ser longo e formado de musculo liso apresenta um processo que vai ocorrer em toda a sua extensão e vai prolongar-se por todo o tubo digestório em diante. Qual o processo o texto está tratando?
R: peristaltismo
41-O processo da digestão tem início no estômago, com a pré-digestão ou também chamado de digestão. Porém é importante salientar que a digestão não ocorre completamente no estômago e sim tendo sua continuidade no intestino delgado.
Para realizar a digestão no estômago ocorre o processo quimico e mecánico, são eles, respectivamente:
R: produção e liberação do suco gástrico e os movimentos peristálticos
42- A composição do suco gástrico é:
R: água, HCl, mucina e enzimas, como tripsina e pepsina
43-O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Baseado no texto acima, podemos dizer que está INCORRETO em relação ao sistema digestório:
R: O esfíncter anal interno e externo respectivamente tem controle voluntário e involuntário
44-A digestão completa tem sua finalização e inicio da absorção dos nutrientes ocorrem no intestino delgado, mas precisamente no duodeno.
Para ocorrer esta completa digestão, o duodeno conta como o auxílio de duas glândulas anexas do sistema digestório: pâncreas e fígado.
De qual maneira estas glândulas auxiliam no término da digestão?
R: liberação do suco pancreático e da bile
45-O fluido produzido pelo estômago é chamado suco gástrico, e é uma mistura das secreções de todas as células gástricas. Um dos componentes mais importantes é o íon H+, que forma o HCL, e sua liberação ocorre em presença de um gradiente de concentração muito acentuado. A principal função do ácido é:
R: Converter o pepsinogênio em pepsina
46- A bile produzida no fígado é estocada e concentrada na vesícula biliar, até sua liberação, em resposta à ingestão de alimento. A contração da vesícula biliar e o relaxamento do esfíncter de Oddi são induzidos, predominantemente, pela (o):
R: Colecistocinina
47- O sistema renal é o sistema responsável pelo equilíbrio dos líquidos corporais e desta maneira também responável pelo equilibrio ácido-base. Desta maneira está intimamente ligado ao controle de pressão arterial, juntamente com o sistema cardiovascular, nervoso e endócrino. Ainda pode se considerar funções dos rins, EXCETO:
R: reabsorção de ureia
48- Assinale a alternativa INCORRETA:
R: todo o volume do filtrado formado pelos glomérulos é eliminado na urina
49- A auto-regulação renal:
R: a e c estão corretas
50-Nas vias urinárias inferiores é INCORRETO:
R: a primeira porção das uretras denomina-se pelve renal e recolhe a urina formada pelos rins
51-Podemos afirmar sobre o sistema renal:
R: todas as anteriores estão corretas
52-A formação de urina envolve três processos básicos. Quais são esses processos?
R: Ultrafiltração, reabsorção e secreção
53-São características funcionais específicas do ramo descendente fino da alça de Henle:
R: é altamente permeável à água, que é reabsorvida passivamente a favor do gradiente osmótico

Outros materiais