Buscar

MODELO DE RELAT_RIO_PIM_2020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

4
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ – AESPI
CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA
ULTRACAVITAÇÃO E SUAS UTILIDADES 
Relatório como requisito de nota para o PIM de alunos do 4/5 período do curso de Estética e Cosmética da AESPI 
Alunos Integrantes:
Josepha Rafaela Sousa Santos (Matrícula: 600120000)
Arimatéia Dantas da Silva (Matrícula: 5465465465)
Jaciara Jacinta Jaéra ( Matrícula: fkdfdlkfjd)
Pedro Pedrosa Pedreira (Matrícula: etcetal)
TERESINA-PI 
2020
1. DEFINIÇÃO
A ultracavitação, lipocavitação ou Lipo sem corte é um procedimento estético para eliminar gordura localizada e celulite nas regiões abdominais, coxas, braços, flancos e costas.
O aparelho funciona através da tecnologia de ultra sons convergentes, onde consegue-se atingir o efeito cavitacional que destrói a gordura através do rompimento das membranas dos adipócitos com implosão dos mesmos e libertação na corrente de diglicerídeos que vão ser eliminados pelo organismo através das suas vias normais de excreção, nomeadamente urina e fezes(CARDOSO, 2016).
A Cavitação é um fenômeno físico que se manifesta num líquido como resultado de uma variação de pressão provocada por uma onda sonora. As ondas ultra sônicas induzem uma serie de ciclos de compressão e descompressão do meio, quando os tecidos são sujeitos ao ciclo de expansão cria-se uma pressão negativa que gera uma enorme quantidade de bolhas de gás que crescem até à implosão. (BORGES, 2010).
Os resultados são vistos na primeira sessão e são exaltados se o paciente fizer restrições alimentares (dietas), massagens, outros tratamentos estéticos e atividades físicas, garantindo assim que a gordura não seja depositada em outras áreas do corpo. Os resultados são geralmente muito notórios na perda de volume, redução do perímetro até cerca de 5 cm logo na 1ª sessão, melhoria da textura da pele e efeito modelador(GOMES,2011).
2. INDICAÇÕES
O ultrassom estético normalmente é indicado para o tratamento da celulite, quebra da gordura localizada e para reduzir a flacidez do rosto e pescoço. O ultrassom estético não focado é indicado para o tratamento de celulite, mas normalmente aliado a outras tecnologias. (SANTOS, 2011).
3. CONTRA-INDICAÇÕES
A técnica de ultrassom estética é contraindicada em pessoas com câncer, pois pode acelerar o crescimento dos tumores. Também não é indicada para pessoas com problemas de coagulação ou doenças circulatórias(CARDOSO, 2016).
4. FORMAS OU PROCEDIMENTOS DE APLICAÇÃO
As sessões variam de acordo com o tipo de ultrassom aplicado. O ultrassom não focado, para celulite, é feito semanalmente ou quinzenalmente, e normalmente totalizam-se 12 sessões. Depois disso, sessões de manutenção podem ser feitas mensalmente ou a cada três meses(GOMES, 2011).
O ultrassom focado de alta potência, que atua na gordura localizada, deve ser feito em intervalos de no mínimo um mês, e pode ser feito em uma única sessão ou no máximo três. No caso desse ultrassom, não é indicado fazer sessões de manutenção, e sim recomeçar um novo tratamento. O ultrassom focado de baixa potência, indicado para redução da flacidez no rosto e pescoço, é feito em apenas uma sessão, e seus resultados só poderão ser avaliados três meses depois, quando o colágeno novo é formado. Depois disso, novas sessões podem ser feitas apenas um ano depois (SANTOS, 2011).
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Muitos estudos já verificaram os resultados dessa técnica, e mostram que eles variam muito de pessoa para a pessoa, enquanto algumas apresentam grande melhora, outras podem não sentir diferença. Em torno de 20-30% deles podem não responder ao tratamento. Isso justifica a necessidade de um acompanhamento profissional qualificado e integrado com outros profissionais, como nutricionistas e educadores físicos, a fim de que a técnica seja plenamente otimizada. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, M. C; MEIJA, D. P. M. Gestação: Benefícios da drenagem linfática no terceiro trimestre da gravidez. Pós graduação em Estética e Cosmetologia pela Faculdade Ávila, 2013. 
SANTOS,K.O.; OLIVEIRA,S.P. Eficácia do ultrassom cavitacional como recurso não invasivo para redução de adiposidade localizada.Ano 2011. Disponível em: http://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/04/EFICACIA-DO-ULTRASSOM-CAVITACIONAL.pdf 
GOMES,L.C.S.; CARMO,K.F. Efeitos do ultrassom de alta potencia no tratamento da lipodistrofia . revista Resc; v.5,2011. 
CARDOSO,S.K.; PEREIRA,V.C.G.; MACEDO,A.C.B. Efeito imediato da ultracavitaçao na gordura localizada. Revista Inspirar; v.9,2016.
NEVES, SR; OLIVEIRA D. Eficácia da associação de técnicas manuais eletroterapia redução de medidas do abdome. Revista Bio Saude Unisep. 2008. 
BORGES,F.S.Dermato-Funcional: Modalidade Terapêuticas nas Disfunções Estéticas. Editora Phorte; v.1,2010

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando