Buscar

Apool Prática de escrita

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Ao invés de apenas registrar o que os outros já disseram, da forma como o disseram, sem achar uma brecha para si, o sujeito escritor passa a ser um intérprete de si mesmo”.
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre os gêneros textuais, é correto afirmar que as resenhas:
	B	
se definem como textos em que se apresentam, além do resumo do conteúdo do objeto resenhado, comentários e avaliações a respeito desse objeto.
“Podemos perceber que o gênero resenha se define como o texto em que se apresentam, além do resumo do conteúdo do objeto resenhado (livro, filme, peça de teatro, artigo), comentários e avaliações a respeito desse objeto [...], colocando-se, assim, como uma resposta, constituída no diálogo estabelecido entre os membros de uma comunidade científica, ao pensamento expresso pelos autores dessas obras” (livro-base, p. 168 e 169).
Questão 2/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“A variação é constitutiva das línguas humanas, ocorrendo em todos os níveis. Ela sempre existiu e sempre existirá, independentemente de qualquer ação normativa. Assim, quando se fala em Língua Portuguesa, está se falando de uma unidade que se constitui de muitas variedades”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a gramática normativa tradicional torna-se ineficaz para o aprendizado da norma padrão, pois:
	E	
prioriza os conceitos gramaticais em detrimento do uso real da língua.
“O aprendizado de nomenclaturas gramaticais, tais como a classificação morfológica das palavras e a definição de conceitos sintáticos, não torna ninguém proficiente usuário da norma padrão. Uma coisa é aprender a língua em uso, outra é aprender conceitos gramaticais” (livro-base, p. 43).
Questão 3/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“A habilidade de escrever, assim como tantas outras, requer, antes de tudo, dedicação e perseverança azeitadas pelo gosto do trabalho com a palavra. Aprender algo novo leva tempo”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre texto e textualidade, um texto apresenta incoerência quando:
	A	apresenta informações antagônicas entre si.
O “texto apresenta duas informações antagônicas entre si, gerando incoerência” (livro-base, p. 256).
Questão 4/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“O exercício cotidiano é a única garantia para escrever com fluência [...]. Aprendemos a escrever com a prática, o trabalho árduo, a repetição de tentativas e erros, o sucesso e o fracasso, e com os livros que admiramos”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre o abstract, analise as seguintes sentenças e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Por meio do abstract, o leitor pode saber o que está sendo pesquisado em sua área.
II. ( ) O abstract não deve ser excessivamente curto ou conter informações vagas, pouco claras.
III. ( ) O abstract deve mencionar, entre outras informações, o referencial teórico que fundamenta o artigo científico.
IV. ( ) O principal objetivo do abstract é o de facilitar a leitura do artigo científico pelo público não especializado na área, ou seja, que não faça parte da comunidade científica para qual o artigo foi destinado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	B	V – V – V – F
Apenas a última sentença é falsa: “O abstract deve oferecer ao leitor uma síntese clara do artigo que está sendo apresentado, dizendo qual é seu tema, quais são os objetivos, qual é o referencial teórico em que se fundamenta, qual é o objeto de análise, qual é a metodologia utilizada e quais são as conclusões atingidas. Sabemos que o artigo científico é um texto dirigido a uma comunidade de leitores específicos, estudantes ou especialistas de uma determinada comunidade científica. Um abstract bem elaborado facilita a interação entre os membros dessa comunidade [...]. O abstract, portanto, não pode ser lacônico ou pouco claro” (livro-base, p. 253).
Questão 5/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Há usos e usos linguísticos. Alguns são postos em ação apenas pelos grupos populares, e sobre eles, em geral, apenas somos advertidos de que estão errados, nada mais”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre os gêneros textuais, ao escrever uma resenha escolar/acadêmica é preciso levar em consideração:
	C	
as relações entre as ideias principais apresentadas pelo autor.
“Não se esqueça de que os seus apontamentos devem ajudá-lo também a recuperar, na resenha, as relações entre as principais ideias apresentadas no texto resenhado” (livro-base, p. 171).
Questão 6/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Ao trabalharmos as variedades linguísticas em sala de aula, estamos contribuindo para formar cidadãos capacitados para compreender e utilizar a linguagem adequadamente em seus diversos contextos”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, é correto afirmar que as variações linguísticas:
	B	são sociais, culturais e históricas, uma vez que a língua se transforma com o tempo.
“Além das variações sociais e culturais, as línguas apresentam variações no tempo. São realidades fundamentalmente históricas, [...] no sentido de que estão se construindo e reconstruindo a todo o tempo” (livro-base, p. 34).
Questão 7/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Enquanto prática social, a linguagem atua não somente na manutenção e na reprodução das ideologias, mas desempenha um papel fundamental na transformação da sociedade”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre o processo de construção de um texto escrito, é correto afirmar que:
	B	
O processo de escrita de um texto pode ser dividido em três etapas: preparação, escrita propriamente dita e reescrita.
“O trabalho de construção de um texto pode ser dividido em três grandes etapas: a preparação para a escrita, a escrita propriamente dita e a reescrita” (livro-base, p. 231).
Questão 8/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“A língua permeia tudo, ela nos constitui enquanto seres humanos. Nós somos a língua que falamos. Assim, uma vez que a língua está em tudo e tudo está na língua, o professor de português é professor de tudo”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a “direção de sentido” e o “contexto interlocutivo” de um texto correspondem, respectivamente, aos fatores pragmáticos de textualidade denominados:
	A - intencionalidade e situacionalidade.
“Diante disso, vamos entender o termo intencionalidade como ‘direção de sentido’. [...] Situacionalidade é o contexto interlocutivo em que se realiza o texto” (livro-base, p. 70 e 71).
Questão 9/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“O estudo da variação linguística é complexo. Sua complexidade equivale à da própria ação humana, por sua vez, determinada por fatores biológicos, psicológicos, sociológicos e culturais”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a gramática que tem por objeto de estudo abordar a evolução linear de uma língua ao longo do tempo é chamada:
	C	gramática histórica.
“Se abordarmos a evolução histórica da língua em um sentido linear, entraremos no âmbito dos estudos da chamada gramática histórica” (livro-base, p. 34).
Questão 10/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Todo texto é um intertexto, pois nele se integra, em vários níveis, sob formas mais ou menos identificáveis, tudo que foi lido pelo sujeito anteriormente”.
De acordo com os conteúdosdo livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre o gênero literário “resenha”, é correto afirmar que:
	A	Apresenta, além do resumo, comentário e avaliação a respeito do objeto resenhado.
“Podemos perceber que o gênero resenha se define como o texto em que se apresentam, além do resumo do objeto resenhado (livro, filme, peça de teatro, artigo), comentários e avaliações a respeito desse objeto” (livro-base, p. 168).
Questão 11/20 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Oralidade e escrita parecem manter uma relação constante, atual ou virtual, com o ‘outro’, sendo a escrita uma prática linguístico-cultural e sociocultural situada, tal como a fala”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior a respeito dos gêneros textuais orais e escritos, é correto afirmar que:
	E	
estão dispostos em um continuum, nessa perspectiva, encontramos gêneros orais e escritos mais e menos formais, mais próximos da oralidade ou mais próximos da escrita.
“Pelo que podemos ver, os gêneros orais e escritos estão dispostos em um continuum, e não em polos opostos [...]. [Os gêneros textuais] são muitos e variados. Dominá-los é o que precisamos, de acordo com nossas necessidades. Para isso, é preciso, de um lado, analisar como se constituem, e isso deve ser feito considerando-se o fato de que, a cada nova situação de interação verbal, mudam os interlocutores, o momento histórico em que vivem, o conteúdo a dizer e as razões para dizer. O modo de dizer depende diretamente desses fatores; logo, não se pode eleger uma forma padrão para um gênero, desvinculada da noção de que os textos são elementos integrantes de práticas comunicativas [...]. Chegamos, desse modo, a mais uma conclusão: não existe um modelo de fala e um modelo de escrita. Como fala e escrita integram um continuum, e não lados opostos, não podemos nos prender a mitos como 'a escrita é mais coerente e organizada que a fala’ ou ‘a fala varia e a escrita não'. Temos de ter clara a noção de que, de um lado a outro desse continuum, encontramos gêneros orais e escritos mais e menos formais, mais próximos da oralidade ou mais próximos da escrita” (livro-base, p. 101-104).
Questão 12/20 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Há aqueles que escrevem como se fossem atropelados pelas ideias. Aventuram-se sem garantias (nunca sabem aonde o texto os levará). Quanto mais escrevem, mais querem escrever”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre texto e textualidade, é correto afirmar que, quando um texto não estabelece relações lógicas entre as partes do enunciado, esse texto não possui:
	A	elementos coesivos.
“Outro problema bastante encontrado em textos diz respeito à utilização de elementos coesivos, os quais estabelecem relações lógicas entre as partes dos enunciados” (livro-base, p. 263).
Questão 13/20 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Há usos e usos linguísticos. Alguns são postos em ação apenas pelos grupos populares, e sobre eles, em geral, apenas somos advertidos de que estão errados, nada mais”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre os gêneros textuais, ao escrever uma resenha escolar/acadêmica é preciso levar em consideração:
	C	
as relações entre as ideias principais apresentadas pelo autor.
“Não se esqueça de que os seus apontamentos devem ajudá-lo também a recuperar, na resenha, as relações entre as principais ideias apresentadas no texto resenhado” (livro-base, p. 171).
Questão 14/20 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“A escrita acadêmica em geral vem merecendo a atenção dos analistas de gêneros textuais [...]. Os gêneros textuais acadêmicos carecem de uma descrição que revelem as convenções geradas e praticadas em comunidades discursivas acadêmicas”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre o resumo escolar/acadêmico, é correto afirmar que:
	B	
É recomendável fazer referência ao texto original e ao autor deste a fim de localizar o leitor.
“Cabe ainda observar que é recomendável que no resumo exista referência ao texto original e ao autor deste a fim de localizar o leitor. Ao longo do resumo, também é interessante fazer menção recorrente a essa autoria” (livro-base, p.150).
Questão 15/20 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“[...] um gênero [textual] [...] constitui-se de uma classe de eventos comunicativos que, dentro de uma comunidade discursiva, partilha propósitos comunicativos e possui uma base estrutural”. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre gêneros textuais, é correto afirmar que o abstract (resumo) de um artigo científico:
C - deve apresentar uma síntese clara do artigo que está sendo apresentado.
“O resumo tem como objetivo explicitar o tema enfocado, o objeto analisado, a tese a ser desenvolvida, o enfoque teórico adotado, as metodologias utilizadas e as conclusões atingidas. É de apresentação obrigatória, isto é, constitui uma exigência de grande parte das revistas para aqueles que desejam ter seus trabalhos nelas publicados, servindo de guia para os leitores selecionarem os artigos que irão se propor a ler. Deve ter seu correspondente em outra língua, conforme determinação normativa da própria revista, a fim de poder ter sua penetração aumentada no meio acadêmico da área [...]. O abstract deve oferecer ao leitor uma síntese clara do artigo que está sendo apresentado, dizendo qual é seu tema, quais são os objetivos, qual é o referencial teórico em que se fundamenta, qual é o objeto de análise, qual é a metodologia utilizada e quais são as conclusões atingidas. Sabemos que o artigo científico é um texto dirigido a uma comunidade de leitores específicos, estudantes ou especialistas de uma determinada comunidade científica” (livro-base, p. 212 e 253).
Questão 16/20 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Enquanto prática social, a linguagem atua não somente na manutenção e na reprodução das ideologias, mas desempenha um papel fundamental na transformação da sociedade”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre o processo de construção de um texto escrito, é correto afirmar que:
	B	
O processo de escrita de um texto pode ser dividido em três etapas: preparação, escrita propriamente dita e reescrita.
“O trabalho de construção de um texto pode ser dividido em três grandes etapas: a preparação para a escrita, a escrita propriamente dita e a reescrita” (livro-base, p. 231).
Questão 17/20 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Amontoar um punhado de boas ideias e aplicar regras gramaticais não garante a qualidade do texto. Além de soltura para escrever, é necessário conteúdo”. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre a pontuação e a paragrafação de um texto, é correto afirmar que o uso inadequado ou a ausência de parágrafos e de pontuação em um texto:
	B	podem dificultar a compreensão do leitor.
“Um problema que não chega a comprometer a textualidade, mas que pode provocar dificuldades na leitura, está relacionado ao uso de parágrafos e sinais de pontuação” (livro-base, p. 261).
Questão 18/20 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Os gêneros textuais representam uma estabilização de comportamentos sociais padronizados e consagrados que produzem efeitos específicos. Seja na oralidade ou no letramento”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, são exemplos de gêneros textuais que pertencem à esfera pública:
C	o artigo de opinião e a carta do leitor.
“A carta do leitor se situa entre os gêneros quepertencem à esfera pública e que podem ter grande circulação [...]. O artigo de opinião se encontra entre os gêneros que circulam na esfera pública, situado no contexto jornalístico” (livro-base, p. 116 e 122).
Questão 19/20 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto;
“Todos os falantes, mesmo quando se acreditam monolíngues (que não conhecem ‘línguas estrangeiras’), são sempre mais ou menos plurilíngues, possuem um leque de competências que se estendem entre formas vernaculares e formas veiculares, mas no quadro de um mesmo conjunto de regras linguísticas”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre texto e textualidade, os fatores de ordem interna ao texto, ou seja, que se relacionam com o material conceitual e linguístico do texto, com a organização das partes do texto, são:
C	coesão e coerência.
“O segundo grupo, por sua vez, é constituído por dois fatores: a coesão e a coerência [...], de ordem interna, relacionado à organização das partes do texto” (livro-base, p. 69).
	Questão 20/20 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto Considere a seguinte informação: 
“É papel da escola [...] facilitar a ampliação da competência comunicativa dos alunos, permitindo-lhes apropriarem-se dos recursos comunicativos necessários para se desempenharem bem, e com segurança, nas mais distintas tarefas linguísticas”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre a escola e a produção verbal (oral e escrita), é correto afirmar que, para a escrita ser utilizada de forma significativa pelos alunos, é preciso que ela ocorra:
	A	com o intuito de dizer algo a alguém.
“Os alunos têm desenvolvido, devido a uma necessidade de cumprir tarefa escolar, apenas a habilidade de preenchimento de folha em branco. Na verdade, nunca aprenderam a utilizar a escrita de forma significativa, ou seja, com o intuito de dizer algo a alguém” (livro-base, p. 59).

Outros materiais