Buscar

AVA 1 - Desafio colaborativo de Metodologia da pesquisa

Prévia do material em texto

A procrastinação não é apenas um problema de Erika, infelizmente uma parcela da população universitária graduada ou em curso sofre desse mal. É possível que haja cansaço e falta de tempo para as atividades do dia a dia, seja para as atividades do trabalho, à dedicação aos estudos, as tarefas do lar ou até mesmo para o comparecimento as diversões. O problema ocorre quando, assim como Erika, tenta-se mascarar a procrastinação como uma suposta falta de tempo e cansaço, trazendo prejuízos à rotina diária, promovendo uma ingerência na formação acadêmica e intelectual. Desse modo, Erika deve buscar foco e objetividade para alcançar suas metas; elaborar um cronograma para a entrega do TCC; escolher um assunto relevante para elaboração do TCC ,e que o mesmo seja de seu interesse e o qual torne-se de seu domínio; executar várias pesquisas acerca do tema e do assunto escolhido, após ler o resumo descartar o que não contribui com o assunto; tratar com extrema relevância os conteúdos ministrados e adotar medidas rápidas para um bom entendimento das atividades de pesquisa; além disso, procurar ajuda sempre que necessário, pois não podemos nos sentir como notável em tudo.
Além da procrastinação, tanto Erika como muitos universitários apresentam dificuldades para compreender e atender as Normas da ABNT, principalmente na elaboração das redações técnico-científica. A produção de Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, é um bom exemplo de uso dessas normas; tal gênero dissertativo exige também dedicação, pesquisas e diretrizes que dão clareza ao texto. Assim, além de saber fazer uso da ABNT, os universitários devem ter ciência que para se obter um bom trabalho de pesquisa, é preciso encontrar um tema relevante, formular uma problemática acerca do assunto, investigar a causa desse dilema, nortear-se por autores e proposições que assegurem a tese levantada, evitando os deslizes de padronização, gramaticais e lingüísticos recorrentes nos trabalhos acadêmicos.
Na elaboração de trabalhos acadêmicos, sempre é preciso buscar informações baseadas em proposições de autores basilares e/ ou universais. Tais informações servem de norte para se ter um parâmetro na escrita diante do assunto escolhido; garantem credibilidade e objetividade aos textos científicos. O que não se pode fazer é usar idéias de outrem como se fossem de autoria própria, sem citar a origem e o autor. O uso de informações sem a marca de citação do autor caracteriza-se plágio. Uma forma mais prática de evitar o plágio é construir as próprias idéias, ou trabalhar idéias que tenham como base as informações de outras pessoas e referenciá-las explicitamente, essa atitude é de grande importância para uma avaliação positiva de qualquer projeto de texto científico, já o plágio, contrário as normas da ABNT pode ser facilmente identificado e arruinar qualquer pretensão de validação de tese e trabalho de pesquisa.
Ademais, o cuidado na elaboração dos parágrafos é de extrema necessidade para quem deseja alcançar bons conceitos e resultados positivos na avaliação e validação de trabalhos acadêmicos. Para o desenvolvimento de um bom parágrafo, Erika e universitários deve observar as cinco qualidades: unidade, coerência, consistência, concisão e ênfase. A construção coesa de um parágrafo deve criar um elo entre a idéia central e a secundária, ser composto de um período tópico forte, a fim de proporcionar ao leitor um fácil envolvimento ao ponto de levá-lo de um período a outro através da organização seqüencial entre a idéia primária e as informações suplementares, fazendo uso de palavras e frases de ligação como conjunções, sinônimos e pronomes. Outrossim, deve-se evitar a prolixidade para não dificultar a compreensão do assunto e escolher cuidadosamente as expressões ou palavras adequada para apresentar a idéia proposta. 
https://www.normasabnt.org/regras-abnt/#Qual_a_importancia_das_regras_ABNT
https://planetaempreendedor.com/5-dicas-para-se-livrar-da-procrastinacao/
https://medium.com/teoria-juridica/pl%C3%A1gio-o-que-%C3%A9-e-como-evitar-1715b623def9
https://nessearquivovelho.wordpress.com/2011/01/26/a-redacao-pelo-paragrafo-parte-3-qualidades-do-paragrafo/

Continue navegando