Buscar

5º PAPER

Prévia do material em texto

5
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO
Acadêmicos¹
Elísia Lamarão Cardoso
João Rosevelt Rodrigues de Oliveira
Klemerson Neves dos Santos
Maria Augusta Freire Carvalho
Tutor Externo²
Mary Jane Santos da Silva Soares
	
RESUMO
Na atualidade este tema é de grande relevância para o desenvolvimento das relações humanas tanto no ambiente de trabalho e social, pois retrata a realidade das necessidades que precisam ser supridas para que o ser humano alcance a auto realização. Entretanto, este trabalho tem por objetivo abordar e compreender a psicologia organizacional e do trabalho, apresentando as vantagens e características para o entendimento amplo da sociedade como um todo. Assim utilizamos como metodologia a pirâmide de Maslow para uma melhor compreensão acerca das necessidades humanas, também se utilizou livros e artigos científicos para a complementação do trabalho. Dessa forma, será possível compreender os conceitos da psicologia aplicados na vida e no trabalho, pois irá ajudar o ser humano a evoluir constantemente em suas atividades. 
Palavras-chave: Psicologia Organizacional e do trabalho, Necessidades humanas, Evolução do ser humano.
 
1. INTRODUÇÃO
Conforme as constantes mudanças ocorridas no ambiente de trabalho, foi necessário desenvolver um método eficiente que ajudasse a compreender o comportamento humano e neste sentido surge a psicologia organizacional como ferramenta inovadora na análise das condutas humanas. 
Nessa área de atuação, o comportamento do profissional visa compreender o lugar que o trabalho ocupa na vida das pessoas, o impacto que ele causa na saúde e no bem-estar do trabalhador. Vamos ressaltar e entender a importância da psicologia do trabalho nas organizações, e como esse assunto é relevante para os profissionais que atuam nesta área, mostrando o quanto é essencial aplica-lo no dia a dia das pessoas. A partir deste tema, será possível compreender como nasceu a psicologia do trabalho e quais fatores levaram a transformação no contexto organizacional. Iremos explanar sobre a teoria de Maslow e como ela tem relação integrada com a psicologia organizacional. 
Esse trabalho, tem por objetivo abordar e entender diversos assuntos que envolvem a psicologia do trabalho, como comportamento humano, comunicação, feedback, saúde, segurança e satisfação entre outros. Assim, a psicologia organizacional é a vertente responsável por desenvolver práticas estratégicas para negócios e empresas, neste sentido torna-se um fator primordial na vida humana.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Psicologia Organizacional no trabalho visava atender a uma demanda que surgiu na sociedade como o advento da revolução industrial nos meados no século XIX, buscavam encontrar homens adequados para os novos postos de trabalho que estavam surgindo.
Segundo Chiavenato (2000, p. 17), “no final do século XIX, contudo, a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos [...]”. No contexto da sociedade contemporânea a realidade é bem diferente dos séculos passados. 
Neste sentido, Marchiori (2008) destaca, 
Se a organização é uma instituição social, constituída de pessoas e definida pelos seus papéis e relacionamentos, é fundamental existência de ambientes de trabalho que preservem a satisfação do funcionário e o respeito ao ser humano. Assim, quanto maior for o envolvimento do funcionário com a organização maior será o seu comprometimento. (MARCHIORI,2008, p. 209).
Mediante ao autor Marchiori, ele afirma que quanto mais o colaborador estiver envolvido na organização ele terá comprometimento com a empresa, assim estará somando para o desenvolvimento da mesma.
“ A Psicologia surgiu como área inovadora na análise das condutas humanas bem como fonte de técnicas aplicadas à busca do bem-estar mental. Esses conhecimentos acabaram logo apropriados pelas grandes corporações industriais do Ocidente”. (DIÁLOGOS, 2007, p.24).
Conforme Diálogos (2007) a psicologia foi e é utilizada para seleção de colaboradores nas organizações, através deste identifica os principais perfis dos funcionários dentro da empresa.
Isto, implica em fazermos uma descrição detalhada das tarefas envolvidas em um cargo, determinarmos a relação deste cargo com outros, além de averiguarmos o conhecimento, habilidades e capacidades necessários para que uma pessoa tenha bom desempenho no cargo (ROBBINS,1999).
Dessa forma, observa-se que a psicologia está envolvida em todos os campos para atender situações que surgem no dia a dia. Entretanto, o ser humano necessita ter um aprendizado que busque ajudar a ter um bom entendimento sobre as mudanças que ocorrem ao nosso redor e buscar melhorar a visão que temos sobre o á sociedade.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
 Com base neste conteúdo a psicologia organizacional é capaz de transmitir muitas ideias para serem aplicados no cotidiano. Dessa forma, vamos mostrar através de livros e artigos científicos as pesquisas realizadas sobre como se inseri algumas características da psicologia na pratica.
Inicialmente foi realizado uma leitura dos materiais pesquisados para compreender, os estudos da psicologia organizacional e do trabalho. Em seguida desenvolvemos o tema através da escrita com referencial teórico.
Portanto, de acordo com que foi exposto a psicologia organizacional visa compreender o lugar que o trabalho ocupa na vida das pessoas, criando estratégias que possibilitem melhorar as ações e os processos além de recrutar e selecionar os profissionais.
FIGURA 1 - CAPA DO LIVRO DIDÁTICO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO.
Fonte: Bertoldi (2013)
	
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
 Neste trabalho, iremos descrever os resultados obtidos na pesquisa sobre psicologia organizacional e do trabalho com base na hierarquia de necessidade que foi criada por Abraham Maslow (1908 -1970), reconhecido psicólogo americano, a Pirâmide de Maslow foi introduzida com objetivo descrever detalhadamente as cinco necessidades da pirâmide: Fisiologia, Segurança, Relacionamento e Afeto, Estima e Auto realização. 
Figura 27- HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW
Fonte: Disponível em: http://novo-mundo.org/wp-content/uploads/maslow.jpg. Acesso em 15nov.2010
Ao analisar a Pirâmide de Maslow foi possível entender a importância das cinco necessidades que se aplicam na vida humana, assim apresentou-se uma ideia de como o homem tem características que precisam ser atendidas. Baseia-se no fato de cada ser humano esforçar-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. 
5. CONCLUSÕES
Mediante a este trabalho, foi apresentado a psicologia organizacional e do trabalho como fatores fundamentais na vida social do ser humano. Entretanto, buscou-se demonstrar as atividades necessárias que o homem precisa para viver em sociedade e desenvolver suas habilidades relacionadas ao trabalho e sua vida pessoal.
De acordo com a psicologia organizacional, foi possível construir as potencialidades humanas para a manutenção da produtividade nas empresas. Dessa forma, torna-se visível o crescimento do capital humano e intelectual que facilita o desenvolvimento das relações interpessoais entre colaborador e empresa, mostrando uma melhoria considerada real.
Com base nos estudos de Maslow, apresentou-se as características considerada importante na organização e no cotidiano em forma de pirâmide. Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias que são as sociais, estima e auto realização. 
Portanto, os conceitos apresentados mostram como o ser humano necessita de aprendizado e conhecimento para satisfação pessoal e profissional. Assim, entendemos que a psicologia está envolvida com diversos fatores, entre eles destacou-se segurança, saúde, bem-estar, conquistas entre outros, com isso percebemos a importância da psicologia organizacional dentro das empresas e na vida.
REFERÊNCIAS
BERTOLDI. Indaial:Uniasselvi,2013
CHIAVENATO, I. Introdução à teoriageral da administração.6. ed. Rio de Janeiro: Campus,2000.
DIÁLOGOS-REVISTA PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO. Quando o trabalho adoece.v.4, n.5, dez.2007.
MARCHIORI, Marlene (org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional.2. ed. São Caetano, do Sul, SP: Difusão Editora,2008.
ROBBINS, S.P(1999). Comportamento organizacional (8ªed.). Rio de Janeiro Livros técnicos e científicos.
1 Elisia Lamarão Cardoso, João Roselvet Rodrigues de Oliveira, Klemerson Neves dos Santos, Maria Augusta Freire Carvalho.
2 Mary Jane da Silva Soares
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso de Administração (0222) – Prática do Módulo V – 18/11/2019

Continue navegando