Buscar

Resenha Filme O Fisico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA DO FILME “O FÍSICO”
O Físico (The Physician) de Noah Gordon
O Filme “O Físico”, começa seu drama na Inglaterra no século XI, em plena Idade das Trevas, onde o pequeno Rob Cole vê sua mãe morrer vítima da então desconhecida “doença do lado”. Tão pequeno, vê sua vida e de seus irmãos, tomarem rumos totalmente diferentes, passando a ser cuidado, mesmo contra gosto, pelo barbeiro local (Bader), que cura pessoas doentes, ativando sua curiosidade e a vontade de apender mais, e descobrir como ajudar as pessoas doentes. 
O tempo vai passando e Rob percebe que ele tem um dom ainda maior, o de sentir quando as pessoas vão morrer não tenho chances alguma de cura. Com isso, ele descobre que no Oriente Médio, exatamente na Pérsia, existe um médico famoso, Ibn Sina, que estuda e ensina os ofícios de um curandeiro. Só que para poder aprender com ele, Rob precisa se tornar um deles, um mulçumano, porque na Ásia não são aceitos cristãs, apenas judeus e árabes.
Quando Rob enfim chega ao seu destino, fica ainda mais fascinado com tudo o que vê, e realmente tem certeza de que ali é o seu lugar. Mesmo depois de tantas dificuldades para atravessar o deserto (onde ele conhece Rebecca, e se apaixona), foi é expulso por não possuir recomendação e nem dinheiro para estudar lá. Ao conhecer o grande mestre médico Ibn Sina, a afinidade acontece de imediato, criando uma grande amizade e cumplicidade entre os dois. E vendo sua dedicação em ter atravessado o mundo, o insere no programa de ensino. 
A disputa pelo poder local, trás constantes doenças para a população, e com a epidemia da peste negra, o jovem aprendiz através de muita pesquisa, e seu interesse em ajudar e resolver os problema dos cidadãos, consegue disseminar o número de mortes que vinha aumentando diariamente na cidade. Sua curiosidade, e sede de conhecimento, com a ajuda da sua fé não mulçumana, faz com que ele desrespeite a religião e se arrisque a pesquisar cadáveres, o que era expressamente proibido. Carregava consigo a vontade de descobrir a “doença do lado”, quais suas causas e qual o melhor tratamento, desejava isso mais que tudo em sua vida, como se precisasse desta descoberta para que sua mãe pudesse enfim, descansar em paz.
Infelizmente, acaba descoberto e sentenciado a morte junto com seu mestre Ibn Sina. Antes da sentença, são convocados pelo Rei da Pérsia, para salvá-lo da mesma enfermidade, “a doença do lado”, agora conhecida como Apendicite. O Rei, então conseguindo viver, ajuda-os a fugirem da punição. O mestre já desanimado, não aceita a fuga e toma veneno, morrendo ali mesmo, entre os livros e suas pesquisas, e diz para Rob, antes de morrer, que a partir de agora ele havia se tornado um Físico, podendo atuar em qualquer lugar do mundo.
Em posse do livro do mestre e amigo Ibn Sina, Rob volta a sua cidade natal, onde abre um hospital e cuida dos enfermos com sua nova família.
A sugestão para o filme, é referente a disciplina de Introdução à EAD, que mostra a realidade das primeiras Universidades no Mundo. Como surgiram, como eram realizadas as aulas e quem eram aceitos para cursar. Mostra-se também, o poder e o que acontecia na época com quem era menos privilegiado. No caso de “o físico”, ele só foi aceito, por demonstrar muito interesse e um dom que alguns filhos de nobres nem sempre apresentavam. Um filme muito interessante, colocando você para pensar na diferença com os dias atuais, e em como, com a novas propostas da educação, a população de um modo geral, só tem a ganhar com as Universidades, inclusive a distância, que insere mais pessoas ao mercado de trabalho.

Outros materiais