Buscar

luciana resenha

Prévia do material em texto

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE TERESINA FACULDADE TECNOLÓGICA DE TERESINA - CET CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
 DISCIPLINA: Biologia, Genética e Evolução.
 PROFESSORA: Francisca Mariana. 
Luciana de Araújo Braga
Evolução humana e origem da vida
Teresina
Abril/2020
A curiosidade do homem é incessante e ele sempre busca cada dia mais aprofundar seus conhecimentos. Como surgiu a vida é um dos temas que o homem busca cada vez mais ser conhecedor. Ao longo dos tempos para se compreender o processo de surgimento da vida, o homem desenvolveu diversas teorias. O criacionismo, que acredita que uma força divina criou tudo; o fixismo, que é semelhante ao criacionismo por não acreditar na evolução das espécies; a abiogênese, que afirma que um organismo vivo surge de matéria bruta (inanimada), a biogênese, que é contrária a abiogênese, essa afirma que um ser vivo surge de outro ser vivo, essas são algumas das muitas que tentam explicar o surgimento da vida.
O evolucionismo também é uma corrente teórica, é inclusive a mais aceita e usada. Essa teoria é disposta em etapas de milhões de anos: mar primitivo, chuvas, erupções, descargas elétricas e outros inúmeros fatores deram origem a essa teoria. O primeiro ser microscopicamente vivo foi ao longo do tempo evoluindo e se tornou o que hoje conhecemos como forma de vida complexa.
Como dito anteriormente o homem é bastante curioso e ousado. Buscou recriar as condições ambientais necessárias para observar se surgiria vida em laboratório. Um dos mais complexo experimentos talvez foi o realizado na Dinamarca com a colaboração de diversos cientistas de todo o mundo, esse experimento buscou “fazer” uma proto-célula, ou seja, a unidade básica da vida em ambiente manipulado pelo ser humano.
Algo é considerado vivo se possuir material genético, metabolismo capaz de reprodução e uma membrana para comportar esses matérias. Esses componentes foram recriados em laboratório, porém separadamente e assim não é considerado algo vivo. Os experimentados que tentaram juntar esses sistemas falharam e ainda não se tem algo que possa ser considerado vivo criado geneticamente pelo homem.
Olhando bem para todo o dito anteriormente, pode-se afirmar que há muito a descobrir, no entanto estamos mais perto do que imaginamos. A evolução tecnológica em massa em um mundo globalizado, favorece todas essas descobertas e temos muito a explorar e conhecer. Em suma posso dizer que a evolução é nosso maior sucesso.

Continue navegando