Buscar

PLANO E EIXOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planos e eixos anatômicos
Agora tente imaginar um indivíduo em posição anatômica dentro de um caixão de vidro. Para tanto, basta traçar linhas imaginárias interligadas que passam tangentes à superfície do corpo humano como se fossem lâminas verticais e horizontais, de maneira  que tenhamos um paralelepípedo tridimensional. Cada uma dessas lâminas é um plano de delimitação do corpo humano ou, simplesmente, plano anatômico, os quais formam ângulos retos entre si. O conhecimento dos planos anatômicos é importante para separar o corpo em partes e facilitar seu estudo e pode ser devidamente observado em outros livros-texto (DANGELO; FATTINI, 2007; MOORE; DALLEY, 2007). 
Os planos anatômicos podem ser tangenciais (aqueles que não necessariamente seccio- nam o corpo) ou seccionais (os quais seccionam o corpo). Os principais planos tangenciais são: 
a) Plano anterior (ventral): o plano anterior corresponde aos cortes verticais que passam bem próximo à região anterior (ventral) de nosso corpo. 
b) Plano posterior (dorsal): este plano corresponde aos cortes verticais que passam tangentes à região posterior (dorsal) de nosso corpo. Note que os planos anterior e posterior são paralelos entre si. 
c) Planos laterais direito ou esquerdo: são planos que correspondem aos cortes verticais que passam tangentes às superfícies do lado direito e esquerdo de nosso corpo. 
d) Plano superior (cranial): é um típico exemplo de um corte horizontal (transversal) que passa próximo à região superiora da cabeça. 
e) Plano inferior (caudal): esse é outro exemplo de um corte horizontal (trans- versal), mas que passa próximo aos pés. Os planos cranial e caudal são também paralelos entre si e ocorrem transversalmente (ou horizontalmente), sendo também denominados planos transversais ou horizontais. O termo caudal é usado quando se deseja descrever uma estrutura que esteja no tronco, pois esse termo se refere à cauda vestigial do homem (como o cóccix, por exemplo). 
Poderíamos também citar como planos seccionais: 
a) Plano Sagital: plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, separando-o em lados direito ou esquerdo. No plano Sagital mediano, o corpo é dividido exatamente em duas metades iguais, uma direita e outra esquerda. 
b) Plano Frontal (coronal): plano que passa através do corpo dividindo-o em parte anterior ou posterior. 
c) Plano horizontal (transversal): plano que passa paralelamente ao solo, dividindo o corpo numa parte superior e outra inferior. 
Por outro lado, temos ainda as linhas imaginárias que visam unir e interligar os planos no espaço, de forma que ocorram movimentos nos planos anatômicos. Essas linhas são chamadas de eixos anatômicos. Temos três eixos principais: 
a) Eixo longitudinal (súpero-inferior): como o próprio nome diz, interliga os planos cranial e caudal, os quais são exemplos de planos transversais. Esse eixo refere-se, portanto, a uma linha vertical que vai de superior a inferior, da cabeça aos pés. 
b) Eixo Sagital (anteroposterior): corresponde a uma linha imaginária que une o plano anterior ao plano posterior, exemplos de planos frontais. É, portanto, uma linha horizontal que se estende, por exemplo, do umbigo à coluna vertebral. 
c) Eixo transversal (laterolateral): trata-se de uma linha imaginária horizontal que vai de um lado ao outro, por exemplo, do ombro direito ao ombro esquerdo. Desse modo, esse eixo interliga planos sagitais. 
Os diversos movimentos do corpo ocorrem nos planos anatômicos e são normalmente descritos na posição anatômica. Além de movimentos simples que ocorrem nas articula- ções, nosso corpo é capaz de realizar movimentos mais complexos como: flexão/extensão, abdução/adução, elevação/abaixamento, rotação medial/lateral, pronação/supinação, inversão/eversão, dorsiflexão/flexão plantar, entre outros.

Outros materiais