Buscar

Manual de Rotinas e Procedimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Manual de Rotinas e Procedimentos.
● Como elaborar um manual de rotina e procedimentos.
↪ Elemento obrigatório de todo estabelecimento de estética..
↪ Esse documento é uma descrição geral das atividades realizadas naquele local, de forma a guiar o profissional a uma prática mais segura.
↪ O manual deve conter as práticas, condutas e rotinas que realmente são realizadas naquele estabelecimento.
↪ Deve ser único e deve ser elaborado individualmente para cada local, deve ser avaliado pela vigilância sanitária no momento da inspeção.
↪ Deve apresentar a identificação do estabelecimento, incluindo razão social, endereço, telefone e email, o nome e registro profissional do responsável técnico vêm como um histórico do local e o organograma da equipe de funcionários.
↪ Estrutura: o documento deve descrever a estrutura física do local e deve citar os equipamentos existentes, descrevendo a marca, modelo e número do registro. Deve também descrever a abrangência do estabelecimento (se é um consultório ou uma clínica e de qual tipo).
↪ Registro dos pacientes: deve-se apresentar a anamnese feita de cada paciente, exames complementares, o plano que o cliente escolheu e a evolução do tratamento e o orçamento.
→ Deve haver ainda uma seção de tipos de procedimentos realizados, descrevendo as atividades envolvidas e o passo a passo de cada uma para orientação do profissional.
↪ Processos de limpeza e desinfecção: Deve conter uma descrição dos processos de limpeza e desinfecção utilizados para superfícies e equipamentos, indicando os produtos utilizados, a periodicidade em que são realizados e o seu passo a passo.
↪ Processos de esterilização: deve-se descrever os processos de esterilização utilizados com a descrição de cada etapa, o modo em que é feita a desinfecção prévia, agentes químicos utilizados, tipos de lavagens, EPIs utilizados, tipo de secagem e o preparo da embalagem.
↪ Tipos de materiais: deve-se informar os tipos de materiais utilizados no estabelecimento, em uma seção de condições e quantidades instrumentais, bem como uma seção para os EPIs utilizado, informando os equipamentos que devem ser usados em cada atividade.
↪ Processos de apoio: deve-se informar rotinas de limpeza e manutenção auxiliares (limpeza da caixa d’água, manutenção de equipamentos do local e de ar condicionado, a atualização da carteira de trabalho dos funcionários, etc.). É preciso listar os possíveis riscos que o trabalhador e o paciente podem estar expostos (riscos químicos, biológicos, ergonômicos, entre outros), o manual deve conter as medidas de biossegurança que devem ser tomadas frente a tais riscos. 
↪ Gerenciamento de resíduos: é fundamental que o manual contenha também uma seção sobre os gerenciamentos de resíduos do local, como o plano de gerenciamento de resíduos de serviços da saúde e medidas como a separação do lixo comum, reciclável, hospitalar e perfuro cortante.
↪ Glossário: deve-se apresentar os conceitos e siglas contidos no manual, além da bibliografia utilizada, com as regulamentações que devem ser seguidas e a licença do estabelecimento.

Continue navegando