Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA PARASITOLOGIA - DOENÇA DE CHAGAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Além da fome, da miséria e da falta de acesso a educação, a população mais pobre do país ainda tem que enfrentar mais uma calamidade: a falta de saneamento básico e desassistência das autoridades. A conseqüência tem nome e sobrenome: Doenças Negligenciadas, uma realidade crítica e fatal que leva milhares de brasileiros a péssima qualidade de vida até a morte.
Em países subdesenvolvidos como o Brasil o número de pessoas infectadas por doenças parasitárias tem um índice alarmante, são doenças endêmicas em populações mais pobres, de baixa renda, principalmente em áreas rurais. Estamos falando de um dos maiores problemas de saúde pública com consequências socioeconômicas trágicas, são doenças que mostram uma das faces mais cruéis da desigualdade de um mundo globalizado. Entre essas doenças existe uma muito comum, a Doença de Chagas, conhecida também como a doença do coração crescido. 
Essa doença é causada pela contaminação de diversas formas pelo protozoário cientificamente chamado de Trypanosoma cruzi e popularmente conhecido como barbeiro. As principais formas de contaminação ocorrem por meio de picadas desses insetos infectados e contato com as fezes de parasitas, principalmente pelo consumo de água e alimentos não tratados devidamente e consequentemente infectados, ou seja, falta de saneamento e de medidas preventivas. Por se tratar de endemias em população de poucos recursos financeiros, logo, não se desperta o interesse da indústria farmacêutica, nem há muito investimento em pesquisa para a erradicação dessa doença. 
Então cabe ao governo intensificar ações de vigilância sanitária e inspeção, em todas as etapas da produção de alimentos, instalar a fonte de iluminação distante dos equipamentos de processamento do alimento para evitar a contaminação acidental por vetores atraídos pela luz, realizar ações de capacitação para manipuladores de alimentos e de profissionais de informação, educação e comunicação e colocar em prática o cozimento acima de 45°C, a pasteurização e a liofilização de alimentos para prevenir a transmissão oral por T. cruzi, assim como a instalação de barreiras físicas para evitar a entrada desses insetos nas casas, melhor seria moradia com estrutura digna para essas pessoas. Ou seja, tudo que acabe com a colonização desses protozoários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRICOPULO, Adriano D. A LUTA CONTRA AS DOENÇAS TROPICAIS NEGLIGENCIADAS CONTINUA, 2020. Saúde Abril. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/a-luta-contra-as-doencas-tropicais-negligenciadas-continua/>. Acesso em: 14 de abril de 2020. 
DOENÇA DE CHAGAS: O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO. Ministério da saúde. Disponível em: <https://saude.gov.br/saude-de-a-z/doenca-de-chagas>. Acesso em: 14 de abril de 2020. 
O ASSUNTO É DOENÇAS NEGLIGENCIADAS, 2012. Médicos sem fronteiras. Disponível em: <https://www.msf.org.br/noticias/o-assunto-e-doencas-negligenciadas>. Acesso em: 14 de abril de 2020. 
VALVERDE, Ricardo. DOENÇAS NEGLIGENCIADAS. Agência FIOCRUZ de notícias. Disponível em: <https://agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7as-negligenciadas>. Acesso em: 14 de abril de 2020.

Outros materiais