Buscar

Projeto piloto

Prévia do material em texto

FIUZA, Sergio. Como fazer um projeto piloto? Quero educação, São José dos Campos, 23 abril. 2019. Disponível em: <https://gestao.quero.com/noticias/como-fazer-um-projeto-piloto/>. Acesso em: 02 abril. 2020.
Um projeto piloto é um esforço temporário empreendido para testar a viabilidade de uma exclusiva solução de sistema apresentada. Temporário significa que o projeto tem uma data de encerramento; exclusivo significa que o resultado final do projeto é diferente dos resultados de outras soluções de sistema sugeridas.
Um projeto piloto é o onde você experimenta suas novas ideias. No contexto de implementação de processo e de ferramentas, significa experimentar novos processos e novas ferramentas.
Subentende-se, com isso, que é possível incluir recursos adicionais, utilizar pessoas-chave e ajustar o orçamento e os planos apropriadamente. Também subentende-se maior cautela no monitoramento do projeto, porque é com base na avaliação e no aprendizado do projeto piloto que o novo processo e as novas ferramentas começarão a ser utilizados em projetos reais.
Selecione como seu piloto:
· Um projeto de desenvolvimento de software completo, que seja considerado de baixo risco de uma perspectiva técnica e financeira.
· A primeira iteração completa de um projeto de desenvolvimento de software real, observando que o foco principal está no aprendizado e aprimoramento do processo, não no desenvolvimento do software.
Para aproveitar ao máximo um projeto piloto, é importante que o piloto utilize o ambiente de desenvolvimento e que exista uma pressão real sobre o projeto. 
O projeto piloto precisa ter uma equipe formada por pessoas-chave que:
· Escutem as opiniões da maioria
· Possam agir como um mentor
· Sejam consideradas especialistas em alguma área 
Entenda como um projeto piloto pode otimizar a efetividade dos investimentos em uma instituição de ensino.
Fazer um projeto piloto é uma excelente maneira de testar a efetividade de um produto ou logística. Assim, evita-se gastos desnecessários e investe-se com mais segurança.
O termo projeto piloto originalmente vem da área de tecnologia, cuja definição segundo o ministério da cultura é: “esforço temporário empreendido para testar a viabilidade de uma exclusiva solução de sistema apresentada”.
Pilotos são extremamente viáveis na hora de trocar um fornecedor, de sistema, na hora de testar uma abordagem comercial diferente, entre outros momentos de mudança.
Precisamos de projetos pilotos abundantemente em nossas práticas gerenciais, da mesma forma que os desenvolvedores e designers de UX hoje se valem de testes AB.
A terminologia teste AB significa submeter uma parte aleatória de usuários de um site à uma experiência diferente e comparar os resultados – em especial de conversão – com o da outra parte. A estatística tem um papel importante no tamanho da amostra, na quantidade de pontos de observação necessárias para se ter certeza de que o teste foi conclusivo.
Aluno: Gabriel Leon de Melo Almeida.
Curso: 1° período de Engenharia da Computação.
Professora: Juliana de Fátima Vizú.

Continue navegando