Buscar

RESENHA DA CONSTITUIÇAO

Prévia do material em texto

A CONSTITUIÇAO DA PRIMEIRA REUBLICA BRASILEIRA
No Brasil, com a primeira Constituição da Republica Estado Federal, o país passava por um momento de transição do regime monárquico para o republicano. Desta maneira, o governo precisava mudar a Carta Magna que regia o país desde 1824 e criar uma Constituição que ajustasse à nova realidade.
Foi escolhida uma Assembléia legislativa que elaborou a nova Constituição. A nova Constituição se inspirou, dentre outras, na Carta Magna dos Estados Unidos, tendo como eixo a federalização dos Estados e a descentralização do poder. Inclusive o nome do novo país recebeu influência americana, pois foi denominado “Estado Unidos do Brasil”.
 Em 24 de fevereiro de 1891 foi aprovada e promulgada a nova Constituição do Brasil. Com a primeira Constituição da Republica, o Estado Federal, a Republica e o presidencialismo ganham corpo, pois era uma constituição descentralizadora e trouxe também cláusulas que acabavam com a monarquia, o país agora seria configurado de outra maneira. Haveria mais autonomia provincial e foi criado o Estado Laico, a religião católica deixou de ser a oficial do país e todas as confissões religiosas poderiam realizar cultos públicos.
Foi uma constituição que não foi efetiva a sua aplicação na sociedade ela teve sérios períodos de agitação política, passando o país por grandes mudanças, relacionando-se de boa parte destas com a organização do poder.
A constituinte tinha natureza Congressual, pois foi convocada para o trabalho de feitura da Carta Magna, e também para o exercício de posterior do Poder Legislativo. Nos Trabalhos da constituinte, uma comissão de 21 membros de cada Estado, o texto foi aprovado, onde foi aprovado uma nova Carta Política de forma republicana de governo, o sistema presidencialista e a forma federativa de Estado, contando com o princípio da Tripartiçao dos poderes deixando assim a organização quadripartita
Já na reforma os pontos modificados do texto da Constituição foi da intervenção federal nos Estados, que foi no poder legislativo, ao processo legislativo, á competência da justiça Federal aos direitos individuais 
Sabe-se que não tem nem uma Constituição perfeitas, porem a constituição de 1891 foi um grande avanço para os brasileiro, pois mudou muita coisa no âmbito político,comercial, com uma reviravolta pois foi um momento de autonomia, pois era algo não existia nas províncias. A idéia de uma constituição perfeita e boa para todos não vimos, pois infelizmente não aconteceu.
Essa Constituição politicamente descentralizou o País, desde então tentam aperfeiçoadas e atualizadas pelas revisões constitucionais, para que seja alcançado um equilíbrio, com uma visão sistêmica de suas normas, visando um futuro com isonomia para todos. A proposta de revisão atende a esses pressupostos, na medida em que sua matéria se encontra delimitada, respeitando as cláusulas pétreas e está sujeita a aprovação direta do povo , para que seja para uma sociedade justa

Continue navegando