Buscar

Propostas Pedagógicas em Artes (ART101)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Morganna Crispim Savio Santiago (1930625)
	
	Disciplina:
	Propostas Pedagógicas em Artes (ART101)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:514612) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18388701
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Na linguagem comum do cotidiano utilizamos o vocábulo visual e visualidade como sendo aquilo que vemos e tudo aquilo que é visível. No âmbito da optometria, a vista - o olho, o órgão da visão - é a habilidade para ver algo e a visão a capacidade para compreender o que vemos. A visão implica captar a informação visual, processá-la e dar um significado a essa informação. Por isso, a visão é um processo dinâmico, de organização, interpretação e compreensão do que vemos e que está em constante transformação (GIMÉNEZ, 2008). Isso quer dizer que nascemos com a vista, porém a visão é aprendida. Nesse entendimento o significado não está no objeto que se vê, mas sim na relação com o que vemos é que construímos o significado do que foi visto. Berger (1999) observa que aquilo que sabemos ou acreditamos afeta nosso modo de ver as coisas. Disserte sobre a cultura visual.
FONTE: BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
GIMÉNEZ, María Pilar Vergara. Tanta inteligencia, tan poco rendimiento: ¿podría ser la visión la clave para desbloquear su aprendizaje? Madrid: Edit. Pilar Vergara, 2008.
	Resposta Esperada:
A cultura visual já faz parte da história da arte desde muito tempo e, por isso, podemos encontrá-la em diferentes períodos. Na Idade Média, é possível encontrar por meio dos temas religiosos, que eram retratados pelas imagens sacras. Atualmente, a cultura visual é representada por diversas imagens de diferentes culturas e/ou épocas e vista de diferentes maneiras. Podemos encontrar a cultura visual expressa por meio das imagens publicitária, por meio da moda e também da arquitetura. Em sala de aula, podemos instigar os alunos a observarem as imagens ao nosso redor e perceber a influência dessas imagens na vida dos alunos. Como professor de artes, devemos instigar os alunos a observação das imagens de obras de arte e possibilitar que eles realizem uma reflexão acerca do que está sendo observado.
	2.
	Livro: coleção de folhas em branco e/ou que portam imagens, usualmente fixadas juntas por uma das bordas e refiladas nas outras para formar uma única sucessão de folhas uniformes. 
Livro de arte: livro em que a arte ou o artista é assunto. 
Livro de artista: livro em que um artista é o autor.
Arte do livro: arte que emprega a forma do livro.
Livro-obra (bookwork): obra de arte dependente da estrutura de um livro. livro-objeto. Objeto de arte que alude à forma de um livro. 
Disserte sobre o Diário de Bordo como atividade para ser utilizada nas aulas de artes visuais na escola.
FONTE: http://www.anpap.org.br/anais/2009/pdf/ceav/ruth_rejane_perleberg_lerm.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.
	Resposta Esperada:
O diário de bordo é uma atividade de artes visuais que pode ser utilizada com os alunos, consta de um caderno onde alunos e professores registram a cada semana as atividades e os conceitos apreendidos. Também pode ter colagens de obras ou de exposições, registros e fotografias da turma que apresenta momentos de estudos e de vivências artísticas. Podem realizar esboços, desenhos e outras criações ou ideias do desenvolvimento do processo de criação.
Parte inferior do formulário

Continue navegando