Buscar

anti inlamatorios

Prévia do material em texto

Os anti-inflamatórios são medicamentos que impedem ou minimizam sintomas comuns da inflamação, como calor, rubor e dor. 
Esses medicamentos também apresentam ação antipirética (redução da febre), e como a inflamação pode causar dor, eles acabam apresentando ação analgésica (diminuição da dor). São divididos em dois grupos:
Anti-inflamatórios esteroides (AIEs), também chamados de corticosteroides, que inibem a ação da enzima fosfolipase A2, o que resulta em redução da expressão de prostaglandinas e proteínas ligadas ao processo inflamatório;
Exemplos: cortisona e a prednisona. Indicação: Os anti-inflamatórios esteroides costumam ser indicados para doenças como asma e doenças inflamatórias autoimunes como o lúpus. Como também têm ação imunossupressora, também são usados em alguns casos de rinite e conjuntivite alérgica, mas devem ser usados por períodos curtos e a retirada da medicação deve ser gradual, segundo orientação médica.
Ação: São usados a fim de inibir as prostaglandinas e proteínas ligadas ao processo inflamatório.
Não-esteroides (AINES), que inibem a enzima ciclo-oxigenase relacionadas à formação de prostaglandina e tromboxanos, substiancias com papel essencial no processo inflamatório e da dor.
Exemplos: Ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e dipirona sódica. Indicação: São utilizados com o fim de amenizar as dores menos intensas e mais corriqueiras, mas durante um período de tempo curto. Ação: Agem, primordialmente, na inibição da enzima ciclo-oxigenasse, diminuindo a formação de precursores das prostaglandinas e dos tromboxanos a partir do ácido araquidônico. Igualmente, podem diminuir a ação destes mediadores no termostato hipotalâmico e nos receptores de dor (nociceptores)
Quando esses medicamentos são indicados?
“Os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de prostaglandina. A prostaglandina é gerada por meio da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX). Nesse sentido, os anti-inflamatórios agem inibindo a ação da COX. Afinal, sem COX, há menor produção de prostaglandinas e menos estímulo para ocorrer inflamações”, comenta a farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti. Em geral, esse tipo de medicamento não é indicado para idosos; grávidas; pacientes com insuficiência renal; cirrose; hipertensão descontrolada; insuficiência cardíaca; pessoas usuárias de álcool; pacientes que tomam varfarina, com risco de hemorragia; e, igualmente, entre aqueles com história de úlcera péptica/gastrite.
Ref.: https://guiadafarmacia.com.br/materia/anti-inflamatorios-esteroides-e-nao-esteroides/
https://drauziovarella.uol.com.br/medicamentos/principais-tipos-de-anti-inflamatorios/

Continue navegando