Buscar

Aves

Prévia do material em texto

Aves
Filo Chordata 
Grupo Craniata
 Subfilo Vertebrata 
Classe Aves 
Subclasse Diapsida
Grupos:
- RATITAS: Não tem capacidade de voo; não voam; esterno achatado - sem quilha, asas curtas; corpulentas.
- CARINATAS: Têm capacidade de voo, têm capacidade de voo e/ou nadar; esterno com presença de quilha; asas bem desenvolvidas; geralmente leves, para alçar voo.
Classe Aves 
Características gerais: - penas, membros anteriores modificados em asas, homeotermia (endotermia).
Asas: Permitiram explorar habitats mais diversificados. Dentre outras características, elas conferiram grande irradiação adaptativa ao grupo, que constitui a classe mais biodiversa dos vertebrados.
Algumas aves não podem voar em função da estrutura anatômica pouco aerodinâmica (avestruzes e emas).
Asas: Outras aves tem as asas modificadas em remos: pinguins.
Homeotermia (endotermia): a temperatura mais elevada resulta do relativo aumento da taxa metabólica. A temperatura corporal é mantida pela cobertura das penas e por uma camada de gordura subcutânea, novidade evolutiva em vertebrados.
Fisiologia Geral: Sistema Tegumentar: a superfície corporal é impermeável e quase sem glândulas. Exceção importante: glândula uropigiana - secreta um óleo que lubrifica e impermeabiliza as penas e o bico.
A pele possui grande quantidade de queratina, da qual resultam penas, garras, escamas e o bico.
Sistema Digestório: possui basicamente as mesmas estruturas comuns a todos os vertebrados. Contudo, há a presença de órgãos característicos como o papo (armazenador), a moela (triturador) e o proventrículo (estômago químico).
Sistema Respiratório: pulmonar. Pulmões com expansões membranosas chamadas sacos aéreos, que penetram nas vísceras e em certos ossos ocos (pneumáticos) – favorece o voo devido à redução da massa corporal. Além disso, os sacos aéreos aumentam a superfície de trocas gasosas, otimizando a eficiência da respiração.
Além disso, os sacos aéreos aumentam a superfície de trocas gasosas., otimizando a eficiência da respiração.
Possuem um "órgão do canto" chamado siringe, que se situa no final da traqueia antes da ramificação em brônquios. A siringe é mais desenvolvida nos machos, pois o canto deles serve para atrair as suas fêmeas e para delimitar os territórios.
Sistema Circulatório: coração com 4 cavidades (2A e 2V) no qual NÃO ocorre mistura de sangue arterial e venoso (circulação dupla e completa). Com isso, o metabolismo se tornou mais eficiente e permitiu a ocorrência da endotermia (homeotermia). O sistema circulatório das aves é muito semelhante ao dos mamíferos. Uma das principais diferenças é o fato de a artéria aorta ser curvada para a direita nas aves e para a esquerda nos mamíferos.
Sistema Nervoso: possui as estruturas comuns a todos os vertebrados. Trata-se de um tubo neural com cavidade interna e situado dorsalmente. O encéfalo é protegido pelo crânio e a medula espinhal pela coluna vertebral.
Quanto aos sentidos, as aves têm bem desenvolvidos o equilíbrio, a visão Os olhos possuem membrana nictiante (proteção)
Sistema Excretor: o ácido úrico é liberado com pouca água, sob a forma de uma pasta semissólida. Aves não possuem bexiga – facilita o voo. Sistema Reprodutor: dioicos com acentuado dimorfismo sexual; desenvolvimento direto. Todos ovíparos. Ovo com casca calcária (como em répteis). As fêmeas chocam os ovos (homeotermia) e praticam o comportamento do cuidado parental.
As características dos sistemas respiratório e circulatório, bem como os mecanismos de isolamento térmico, garantem a manutenção da temperatura corporal independente da temperatura ambiental. Para dissipar o calor corporal, as aves ofegam e abrem as asas.
Adaptações para o voo: 
Corpo aerodinâmico 
Penas e asas 
Ossos pneumáticos 
Ossos pneumáticos 
Esterno em quilha para ancorar a musculatura peitoral desenvolvida 
Ausência de dentes 
Seres ovíparos
Ordem Tinamiformes
Ordem Galliformes 
Ordem Cathartiformes 
Ordem Falconiformes 
Ordem Columbiformes Psittaciformes 
Ordem Strigiformes 
Ordem Caprimulgiformes 
Ordem Apodiformes 
Ordem Trogoniformes 
Ordem Coraciiformes 
Ordem Piciformes 
Ordem Passeriformes

Continue navegando