Buscar

Características e Classificação dos Protozoários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os protozoários são seres eucariontes, unicelulares e heterótrofos. Em sua maioria são aquáticos, mas alguns são parasitas e vivem dentro do corpo de outros seres. A origem vem do latim proto “primitivo” e zoon “animal” sendo considerado animais por serem heterótrofos por isso “animal primitivo”. Suas características gerais sãos que por serem seres eucariontes apresentam núcleo individualizado, e sua célula única exerce todas as funções ( respiração, excreção e reprodução), que normalmente são exercidas por várias em seres multicelulares. Sua alimentação é a fagocitose, que é uma captura do alimento e ocorre a absorção celular de moléculas, que dá origem aos fagossomos que se fundem aos lisossomos. Sua reprodução pode ser de forma sexuada e assexuada, sendo a segunda mais comum dentro desse grupo, ocorrendo por divisão binária e divisão múltipla. Sua classificação se baseia no seu modo de locomoção, podendo ser sarcodíneos, ciliados, flagelados e esporozoários.
	Os pseudópodes são uma extensão dos citoplasma, que usa o tipo de locomoção e de alimentação dos protozoários classificados como sarcodíneos que fazem parte do filo Rhizopoda que ao descobri a etimologia da palavra nos remete o grego onde “pseudo” significa “falso” e “podas” podemos traduzir como “pé. Estes pseudópodes acabaram tomando monopólio de certas substâncias exteriores que permitem a alimentação, defesa e deslocamento de diferentes organismos. As amebas são um exemplo desses indivíduos, do tipo unicelular. Quando essa prolongamento do citoplasma são usadas pelos organismos para se alimentar, utilizando a fagocitose. 
	Os microtúbulos exercem predominantemente função esquelética que auxilia na manutenção da forma da célula. Em outras situações os microtúbulos podem estar associadas a certos movimentos celulares, atingindo seu mais alto grau nos movimentos cromossômicos , durante a divisão celular, e nos movimentos ciliar e flagelar. Eles são cilindros ocos com paredes formadas pela agregação de proteínas globulares,com cerca de 5 nm de diâmetro, as tubulinas são dispostas em 13 colunas longitudinais ( os protofilamentos). O movimento dos flagelos é conseguido graças a um mecanismo que desencadeia o deslizamento dos microtúbulos. Um par de microtúbulos passa pelo outro, movendo-se sem contração. Este deslizamento é conseguido graças às ligações proteicas que unem os pares de microtúbulos.
Os pseudópodes foram importantes durante a evolução poque os macrófagos por meio dos pseudópodes atacavam os invasores no organismo para mante-lo vivo, sem isso seria difícil manter os organismos vivos sem nenhuma doença.
	A fagocitose é o processo pelo qual as células ingerem partículas grandes, como microorganismos. Durante a fagocitose, observa-se a formação de pseudópodes e bolsas chamadas fagossomos. Esse processo é conhecido como "comer células" e também pode ser observado em protozoários e células de defesa de animais. Os macrófagos são capazes de fagocitar e digerir bactérias, substancias estranhas e restos celulares.

Continue navegando