Buscar

ATIVO IMOBILIZADO

Prévia do material em texto

ATIVO IMOBILIZADO (ATIVO PERMANENTE)
CONTROLE PERMANENTE: O CASO DA EMPRESA ROTA LTDA
Otacílio Idalino de Oliveira Filho
Matrícula: 01277065
Curso: CST Logística
A aquisição de maquinários é regida por lei, a empresa Rota Ltda por não realizar o devido registro contábil da compra já incorre em penalidades. Esse registro compõem o balanço patrimonial, ferramenta de análise de decisão, que refletindo distorções impossibilita avaliar lucratividade e rentabilidade. Os dados entram no balanço financeiro e na demonstração do resultado, duas análises indispensáveis numa empresa, ou seja, estarão distorcidas.
Com o uso maquinários sofrem desgastes, ação da natureza e obsolescência normal, desvalorização (NBC T 19.1 - Ativo Imobilizado), surge a depreciação, esse registro deve ser efetuado com base na vida útil econômica do bem  Lei nº 11.638/2007, assim o investidor sabe qual é o real patrimônio da empresa.
Em caso de imóveis adquiridos e não registrados no ato da aquisição, assim que for registrado, não pode ser evidenciado pelo valor do contrato de compra. Após o ajuste da Lei. 11.638/07, há a conta Ajustes de Avaliação Patrimonial, que expressa o valor da avaliação dos bens em relação ao valor justo, valor pelo qual um ativo pode ser negociado ou um passivo liquidado.
O objetivo da Lei 11.638/07 é trazer transparência as informações contábeis e evitar qualquer tipo de problema com o Fisco, demonstrando tanto a valorização quanto a desvalorização dos bens em um determinado período.
Buscando soluções para melhor controle patrimonial os gestores podem:
Primeiramente, por meio do controle patrimonial, ter uma contabilização mais precisa e referente a depreciação dos seus ativos imobilizados, observar se existem desvios de patrimônio e até desperdícios que possam ser reduzidos.
Segundamente, ter uma classificação correta das contas, devendo constar em seu balanço patrimonial.
Terceiramente, a utilização de um bom software auxilia fortemente, todo esse processo, pois a automatização traz inúmeros benefícios para a gestão empresarial.
E por fim, criar um manual de normas e procedimentos para manutenção das atividades dentro da empresa, onde devem constar todos os processos necessários para a organização do controle patrimonial.
REFERÊNCIAS
<https://www.senhorcontabil.com.br/blog/balanco-financeiro>. Acesso em: 30 de Abr. de 2020.
<https://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/depreciacao_lei11638.htm>. Acesso em: 30 de Abr. de 2020.
<https://www.sunoresearch.com.br/artigos/ativo-nao-circulante/"Ativo não circulante: os bens e direitos permanentes de uma empresa>. Acesso em: 30 de Abr. de 2020.
<https://www.afixcode.com.br/blog/ajuste-de-avaliacao-patrimonial-conceito-aplicacao>. Acesso em: 30 de Abr. de 2020.
<https://www.investorcp.com/gestao-ativo-imobilizado/ajuste-da-avaliacao-patrimonial>. Acesso em: 30 de Abr. de 2020.
<https://www.g2tecnologia.com.br/2017/06/19/controle-patrimonial-como-fazer-de-forma-eficiente-e-rapida>. Acesso em: 30 de Abr. de 2020.
BRAGA, Hugo Rocha; ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Mudança contábeis na lei societária. Lei nº 11638, de 28-12-2007. São Paulo: Atlas, 2008.
Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume 1 – nº 1 - 2010

Continue navegando