Buscar

Portifólio - Auditoria, Normatização e Certificação (1) (1)

Prévia do material em texto

...............................................................................................................................
AUDITORIA, NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÕES – 9º modulo
richard anderson alves dos santos – RA 511052019
..............................................................................................................................
Sorocaba
2019
richard anderson alves dos santos
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de Auditoria, Normatização e Certificações.
Prof. Danielly Arcini de Souza 
Sorocaba
2019
DESAFIO 01
Todos os itens descritos abaixo, deverão ser remetidos com tempo hábil a administração da empresa constando o calendário bem como definido os horários de início em cada setor. 
Após toda a checagem, a coleta de dados, provas, será emitido o relatório constando todos os itens apurados, com data fixa para a entrega do mesmo ao contratante, data esta que deverá ser acordada durante o processo de contratação da auditoria.
Administrativo
Almoxarifado
· Levantamento de possíveis divergências entre o Resumo Mensal do Almoxarifado — RMA, emitido pelo setor de Almoxarifado e a escrituração contábil.
· Auditagem nos registros do Almoxarifado sob a ótica dos aspectos do controle interno, da legalidade, eficácia e economicidade.
· Auditagem, na via de amostragem, dos livros existentes no estoque da Divisão de Publicações - DPU.
Patrimônio
· Acompanhamento dos controles de movimentação, termos de responsabilidade e armazenamento dos bens patrimoniais, bem como a devida conferência dos mesmos.
Liicitações
· Levantamento das modalidades de licitações realizadas.
Contratos
· Exame de contratos sob os aspectos da legalidade, legitimidade e eficiência dos contratos internos.
Transporte
· Avaliação dos controles internos.
Bens Móveis
· Levantamento de possíveis divergências entre o Relatório Mensal de Bens Móveis - RMBM emitido e escrituração contábil.
· Avaliação da eficiência dos controles internos.
Recursos Humanos
Pessoal
· Avaliação dos aspectos de legalidade e legitimidade no gerenciamento dos recursos humanos e da promoção de capacitação aos servidores.
Divisão de Orçamento
· Avaliação de documentos contábeis, balancetes e da execução orçamentária, fisica e via sistema. Suprimento de Fundos
· Acompanhamentos das despesas com cartão de crédito corporativo
· Acompanhamento dos processos inscritos em restos a pagar.
Gestão
· Acompanhamento das recomendações apontadas em relatórios de Auditorias Internas e Externas e as medidas para adota-las.
· Acompanhamento das diligências de auditoria na gestão administrativa.
· Acompanhamento, via sistema, da execução orçamentária e financeira.
Desafio 2
Aspectos ambientais são entendidos como elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização. Eles podem interagir com o meio ambiente, causando ou podendo causar impactos ambientais, positivos ou negativos. Impactos ambientais são quaisquer modificações do meio ambiente, positiva ou negativa, resultante ou não dos aspectos ambientais da organização. Resumindo, aspecto ambiental é a causa e impacto ambiental é o efeito.
	Aspecto Ambiental
	Impacto Ambiental
	Consumo de Água
	Esgotamento de Recursos Hídricos
	Descarte de Resíduos
	Contaminação do Solo
	Produção de Emissões Atmosféricas
	Alteração de Qualidade do Ar 
Desafio 3
	Auditoria Interna
	Auditoria externa
	A auditoria é realizada por um funcionário da empresa
	A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente
	O objetivo principal é atender as necessidades da administração
	O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras
	A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros
	A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras
	O trabalho é subdividido em relação as áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa
	O trabalho é subdividido em relação as contas do balanço patrimonial e de demonstração do resultado
	O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraudes
	O auditor incidentalmente se preocupa com a detecção e prevenção fraudes, a não ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as demonstrações financeiras
	O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta administração
	O auditor deve ser independente em relação a administração de fato e de atitude mental
	A revisão das atividades da empresa é continua
	O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual
Uma organização, seja de pequeno ou grande porte, precisa saber como estão sendo realizados seus processos internos. Contudo, muitas empresas não conseguem afirmar se todo o processo do modelo de negócio é realizado conforme os parâmetros definidos pela gerência e pela diretoria. 
Tendo em vista que o volume de trabalho na maioria dos casos é alto, a administração não consegue monitorar os detalhes e, muitas vezes, um determinado prejuízo (consequência de detalhes) não é percebido. Entretanto, é importante que seja avaliado. 
A auditoria é um procedimento que deve ser levado em conta em qualquer organização, pois permite verificar a eficácia e a eficiência no desempenho das atividades da empresa. Assim, como a contabilidade trabalha com o registro de acontecimentos que interferem no patrimônio de uma empresa, logo, a auditoria, inserida no contexto contábil, serve para examinar e certificar a veracidade dos registros feitos pela contabilidade. Além disso, a auditoria serve também para conferir todos os fatos e operações que acontecem na empresa e que convergem na contabilidade. 
Em termos práticos, cabe a ela avaliar se os procedimentos estão de acordo com as práticas aceitas e, dessa forma, identificar caminhos para que os responsáveis tenham como intervir.

Continue navegando