Buscar

EXERCCIOSSOBREDIABETESMELLITUS_20200321170356

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GD SOBRE DIABETES MELLITUS
UNA-CAMPUS – GUAJAJÁRAS
BIOQUÍMICA CLÍNICA
1) Como se determina se uma gestante apresenta diabetes?
É necessário que ela faça os testes entre as 24 e 28ª semanas, primeiro é feito o teste de sobrecarga, onde ela ingere 50g de dextrosol e analisa após 1h de administrado, se der ≥140mg/dl é considerado rastreamento positivo, então se faz necessário realizar o TOTG onde os VR são: 
>85mg/dl= significa rastreamento positivo 
<85mg/dl= provável que não desenvolva DG 
2) Quais são os métodos utilizados para determinar se um paciente diabético realiza o controle da glicemia de forma adequada?
Hemoglobian Glicada e Frutosamina, sendo que HbA1C faz rastreamento de 3 meses, e a frutosamina de 20 dias 
3) Quais são os interferentes na determinação da HBA1c?
· As doenças hemolíticas ou outras condições que reduzem a meia vida das hemácias causam resultados falsamente diminuídos;
· Anemias por carência de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico que aumentam a meia vida das hemácias, causam resultados falsamente aumentados;
· Hemoglobinopatias, dependendo do tipo e do método utilizado na dosagem, podem causar resultados falsamente elevados ou diminuídos. 
4) Em um festival de um vilarejo, um grupo de caridade estava angariando fundos com certas análises realizadas no local. Encontrou-se um menino de 11 anos de idade que possuía um nível de glicose sanguínea de 259mg/dL. Sua família ficou preocupada, e uma hora mais tarde seu primo, que tinha sido recentemente diagnosticado como diabético, confirmou a hiperglicemia com seu equipamento caseiro de monitoração e encontrou glicosúria +++. Qual o significado desses resultados?
5) Um jovem de 24 anos tem uma concentração de glicose de 256 mg/dl, HbA1c 9,5%, cetonúria (++). A excreção de proteína na urina é de 3 g/24h. 
Qual o significado desses resultados?
6) Analisar os resultados dos exames dos pacientes A e B descritos abaixo e concluir qual deles está melhor controlado.
Paciente A: Glicemia de jejum 90 mg /dl , Corpos cetonicos na urina negativo, Hb glicada 13,2 % e macroalbuminúria 240 mg/24 horas).
Paciente B: Glicemia em jejum 200 mg/dl, Corpos cetonicos na urina (++) Hb glicada 7,5% e microalbuminúria 50 mg / 24 horas
Valores de referência: glicose em jejum: 70 a 99 mg/dl, Corpos cetonicos na urina – negativo, Hb glicada 4,1 a 6,5 % e microalbuminúria menor do que 150 mg/ 24 horas.
7) Um paciente diabético tipo 1 na sua primeira visita a clínica (início de fevereiro) apresentava uma glicemia de jejum elevada e 8% de HbA1C. Tendo em vista esses resultados o médico decidiu prescrever um aumento na dose de insulina. Na próxima visita, (início de março), o nível plasmático de glicose estava normal, mas o paciente ainda apresentava HbA1C elevada. Explicar por que o aumento da dose de insulina diminuiu a glicemia em jejum, mas não afetou a HbA1C.
Porque a HbA1C avalia os últimos 3 meses do indivíduo, já a insulina atua instantaneamente quando a glicose está alta 
8) Uma menina de 15 anos de idade, que não sabia ter diabetes, foi admitida no departamento de emergência do hospital. Ela estava confusa e seu hálito tinha um odor de maçã podre. Ela apresentava sinais de desidratação com redução do turgor tecidual e boca seca. Ela também apresentou respiração rápida e sem pausas. Sua glicemia era 324mg/dL e foi detectada a presença de corpos cetonicos na urina. O pH do sangue era 7,2 ( VR 7,37 a 7,44)
A) Explicar por que ela estava confusa e o hálito de maçã podre
É devido a presença de corpos cetônicos 
B) Explicar por que ela apresentava os sinais de desidratação.
A presença de corpos cetônicos leva o indivíduo a desenvolver o quadro de vômito, ocasionando a perda de água e de nutrientes. 
C) Explicar por que ela tinha uma respiração rápida e sem pausas.
O indivíduo entra numa hiperventilação, porque o CO2 pode combinar com água e pode dar H2CO3, portanto ao respirar mais rápido ele está jogando o CO2 para fora, do contrário ela produzirá mais gás carbônico e tornará o pH ainda mais ácido.
D) Esta menina apresentava glicosúria? Explicar.
Sim, pois ela apresenta um quadro de desidratação o que é consequência da perda de água, que pode levar a uma perda de consciência e leva a uma perda também de nutrientes. 
E) Explicar a diminuição do pH sanguíneo e explicar porque esta menina apresentava Hiperosmolaridade Diabética. 
O pH foi diminuído devido a presença de corpos cetônicos no sangue, que são componentes ácidos e uma vez que eles caem na corrente sanguínea diminuem o pH.

Mais conteúdos dessa disciplina