Buscar

Atividade Avaliativa Discursiva Ética política e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa Discursiva Ética, Política e Sociedade
Para a burguesia em ascensão na época, era necessária uma teoria para aferir sua legitimidade fazendo frente à hereditariedade que legitimava a nobreza. Tal teoria é a da propriedade privada – como direito natural – elaborada de forma coerente pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704). 
Segundo ele, o trabalho é o que assegura o direito natural – como direito à vida, à liberdade e aos bens necessários para manter e conservar a vida e a liberdade.
Locke defende que a organização das leis e do Estado deve ser feita com o objetivo de assegurar o respeito aos direitos naturais: a proteção da vida, da liberdade e da propriedade de todos. Essa é a única razão de ser de um governo.
Explique a relação entre as ideias de Locke e o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX e algumas de suas consequências:
 Segundo Locke o ser humano tem direitos naturais, direitos que ninguém pode retirar ou questionar, que independente de cor, raça, etnia, condição social, são direitos naturais da existência humana.
Locke diz que todos têm direito à vida, que a vida não pode ser tirada ou tomada, todos tem direito a liberdade, liberdade religiosa, liberdade de expressão e de pensamento, essa visão vai influenciar diretamente a Revolução Gloriosa na Inglaterra, ele faz um pensamento crítico ao modelo de gente da época que é um modelo absolutista.
Para Locke o ser humano que é livre e tem direitos naturais e com seu trabalho adquirir sua propriedade, ninguém pode retirar ou tomar, porque é um direito natural do indivíduo.
Para ele a função do Estado é garantir os direitos naturais de cada indivíduo proteção interna e externa e resolução de conflitos de maneira imparcial, por isso Locke fica conhecido como o “Pai do Liberalismo”, desta forma; a República liberal, livre mercado e a construções sociais facilitam o favorecimento a expansão.
Locke reconhece a necessidade de criação de tributação aos proprietários, surgindo assim o contrato social garantindo direitos do homem atribuídos ao Estado, como consequência tem, por exemplo, a formação das economias de mercado, a  Revolução Industrial, o desenvolvimento tecnológico descontrolado e o impacto da globalização tal como é hoje.
 Stefânia Lopes Soares Domingues 
 Engenharia de Produção

Outros materiais