Buscar

Historia da imprensa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A informação vem sendo cada dia o oxigênio do mundo que por conta da globalização e conexão midiática sofre por falta de conhecimento de qualidade. Mediante aos desafios de se tornar um jornalista com ética e de passar a informação de forma ética, com verdade e bem apurada. Qual seria o papel da mídia num regime democrático, qual seria o papel do jornalista? A mídia deve informar para que os cidadãos possam tomar decisões consistentes e racionais.
O jornalismo hoje como uma profissão que ajuda a formar opinião, se utiliza de valores muitas vezes contestados pela sociedade que atualmente se encontra vigilante e impaciente com sede de justiça. Quanto ao ponto de vista da ética, existe uma incessante batalha em disputa para provar a integridade da profissão. E o ideal para um jornalismo de qualidade é agir de forma ética na hora de apurar os fatos e publicar a notícia sem beneficiar lado nenhum.
Um ponto a se destacar na pesquisa da Secom é a preferência de mídia segundo a escolaridade da população. De acordo com o levantamento, quanto menor o nível de escolaridade, maior a preferência pela TV e, se até com maior escolaridade, a TV predomina, mesmo tendo como concorrente direta a internet, que cresceu bastante nas classes A e B. Isso intensifica a violência nas ruas de acordo com que a doutora em comunicação Malu Fontes relata em entrevista feita a TVE em 2010. O povo prefere acreditar na violência policial, na repressão no extermínio de pessoas e na repressão do que ter esperança na política pública, na educação e em novos ideais.
O Brasil é um país defasado em oportunidade de educação para a população, será que a TV alcançará a maior parte do eleitorado nacional nas eleições. Espera-se ter um país com bom Governantes, mas para isso temos primeiro que ter bons jornalistas para termos acesso a verdadeira face dos políticos e evitar que se propagem fake news. Enquanto a ética não for seguida à risca pelo jornalismo ainda seremos enganados e agiremos pelo impulso ao saber pelas redes de comunicação. E a TV será mais uma vez, provavelmente a responsável por determinar quem representará a Nação.
Segue o link de um filme onde relata o sensacionalismo na política.
https://www.youtube.com/watch?v=GulBm3v-wZY&t=220s

Continue navegando