Buscar

Redes Sociais e Aprendizagem na Pedagogia

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 8º SEMESTRE
JAQUELINE QUEIROZ FERREIRA
MARLENE EMÍDIO LÁZARO RODRIGUES SANDRA PASCOAL DE OLIVEIRA CARDOSO SONIELMA FERREIRA MARTINS
 
As redes sociais e a aprendizagem.
5º SEMESTRE Jaqueline queiroz ferreir
Itapuranga-Goiás
2 014
JAQUELINE QUEIROZ FERREIRA
MARLENE EMÍDIO LÁZARO RODRIGUES SANDRA PASCOOAL DE OLIVEIRA CARDOSO SONIELMA FERREIRA MARTINS
As redes sociais e a aprendizagem.
Trabalho apresentado ao Curso pedagogia UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,8°Semestre.
Prof. Vilze vidotte
Prof. Okçana Battine
Prof.ª Sandra Cristina
Prof. Edilaine Vagula
TUTORA ELETRÔNICA: Alessandra de oliveira
Garcia.
TUTOR DE SALA: Andréia Cristina de Oliveira
Cassimir
Itapuranga-Goiás
2 014
 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................04
DESENVOLVIMENTO...........................................................................05
CONCLUSÃO...........................................................................07
BIBLIOFRAFIA................................................................................08
 
Introdução
 O mundo esta cada dia mais evoluído e cabe a nós professores embarcarmos em um mundo desconhecido e fascinaste onde nossos alunos já nascem inseridos em uma geração digital.
 A tecnologia esta inserida em nosso dia a dia e não podemos deixa La de lado temos que buscar idéias criativas para inseri La em nossas aulas para que os alunos sintam curiosidades em participar e aprender.
 As redes sócias têm uma grande variação de idéias e inovações para ser trabalhada com os alunos fazendo com que seu desenvolvimento intelectual flua mais rápido. 
 E muito importante que o material utilizado faça parte da vida do aluno, pois assim ele se sente mais seguro para expressar suas idéias, hoje às tecnologias podem nos ajudar, mas também temos que mostrar aos nossos alunos os seus pontos positivos e negativos. Mostrando sempre o melhor jeito a ser utilizados.
 Estamos inseridos em um mundo digital onde as pessoas trabalham mais e se comunicam muito através de redes, uns por morarem longe outros por falta de tempo. Cabe a escola usar este espaço para ajudar e esclarecer duvida de nossos alunos, favorecendo a corrente do bem.
 Sabe como norteando nossos alunos a não falar com pessoas que não conheça, no lugar de jogar buscar jogos educativos, bate papo com professor e colegas de sala. Buscar sempre informações que ajude a desenvolver seu intelectual. 
 Temos que trabalhar com vídeos propagandas e mostra a eles o que realmente aquele vídeo quer mostrar e influenciar. Temos um papel fundamental, mostrar e apresentar a nossos alunos um mundo sem fronteiras, onde muitas informações são disponibilizadas.
 Nossos alunos estão na era da informática cabe a nos buscar sempre nos aprimorar e aprender com nossos alunos, sendo uma via de mãos dupla onde ensinamos ,aprendemos e compartilhamos juntos idéias. 
DESENVOLVIMENTO
As redes sociais e a aprendizagem.
 O uso das mídias torna se imprescindível ao ensino da aprendizagem.
 As redes sociais têm adentrado no processo ensino e aprendizagem, assim como em todos os outros setores. Tem trazidos inúmeros recursos, recursos estes capazes de revolucionar a metodologia em sala de aula e fora dela. As informações circulam rapidamente fazendo com que o alunado se torne conhecedores de saberes, saberes estes capazes de acelerar as mentes para ir cada vez mais rápido e estar a par de tudo o que nos rodeia. 
 Mas, nem tudo que parece ser é, toda esta evolução traz inúmeros problemas como falta de concentração, dificuldades na ortografia, devido a forma como são escritas as mensagens que é de forma reduzida, pois o que importa é a comunicação, e não a grafia, ansiedade, aceleração no pensamento, inquietude, etc.
 Usar as mídias como recurso pedagógico, é preciso ser bem planejado. Os alunos devem ser bem orientados. Precisamos conduzir nossos alunos a utilizar as redes sociais de forma correta, a se envolver de forma sadia e inteligente a usar a mídia a nosso favor, pois não podemos fugir das inovações, dos recursos inerentes, precisamos acompanhar e nos inserirmos neste universo de imagens e informações sem perder o foco que é o aprendizado.
 
Escola em tempo integral
 Com base nos argumentos do Estatuto e das Gestoras percebe - se em sua fala que a Educação integral trará inúmeros benefícios para os alunos, pois estes serão bem cuidados o tempo todo,terão mais tempo para o aprendizado , estudarão disciplinas necessárias, com professores exclusivos, além dos pais terem mais tempo para trabalharem.
 A Educação de tempo integral é de suma importância para os alunos, pois os conteúdos das disciplinas que não forem possível aprenderem em tempo normal serão acrescentados no tempo integral, onde haverá um cronograma específico para tal.
 A Educação em tempo integral pode trazer muitas contribuições para a formação do cidadão, pois o mesmo poderá se capacitar melhor, a aprender mais, pois, os profissionais terão mais tempo e dedicação para este processo. 
 As disciplinas terão maior número de aulas implementando mais conteúdos e alem dos conteúdos exigidos na grade curricular ou matriz curricular, poderá ser vistos mais conteúdos que se fizerem necessários.
CONCLUSÃO
 Estamos tão acostumados com as tecnologias que hoje seria difícil viver sem elas, como meio de comunicações onde nos ajuda a ver e falar com pessoas que estão em outras cidades.
 O mundo esta mudando a tecnologia esta em constante inovação, alunos que já nasce teclando,temos um mundo onde todos andam em uma correria. Todos trabalham muitas horas por dias, não temos tempo para nossos filhos e o governo, esse quer uma escola com tempo integral. 
 Cabe a escola ter um bom currículo onde os alunos tenham prazer em aprender, buscando atividades que facão parte do seu dia a dia.
 Essa escola vai facilitar a vida de pais que trabalham o dia inteiro, onde terão um lugar para deixar seu filho lugar este onde ele ira ser bem cuidado, fará atividades diversificadas, ao chegar só poderá sair com autorização de seus responsáveis, terá suas refeições, e estará com colegas com a mesma idade.
 Mas para que a aprendizagem ocorra e necessário que a escola esteja estruturalmente preparada para cuidar e ensinar seus alunos.
BIBLIOGRAFIA
GALLO, Patrícia. Orkut como ferramenta de aprendizagem. IN: MERCADO, Luis 
Paulo Leopoldo (org.). Experiências com tecnologias de informação e 
comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2006. 
GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes 
Médicas, 2000. (Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese) 
HARASIM, Linda (Et al). Redes de aprendizagem: um guia para ensino e 
aprendizagem on-line. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2005. 
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2ª Ed. 
Campinas,SP: Papirus, 2004. 
TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital. Rio de Janeiro: Editora Agir,2010. 
SILVA, Jomar. 10 cuidados que devemos tomar em redes sociais. IN: Revista 
Espírito Livre. Dezembro de 2009. Pp 28-32. <Disponível em: 
HTTP://revista.espiritolivre.org>
BOHN, Vanessa. As redes sociais no ensino: ampliando as interações sociais na 
web. Disponível em: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-
26h.asp. Acesso em: 08 de agosto de 2010. 
BRENNAND, Edna G. G. Hipermídia e novas engenharias cognitivas nos espaços de 
formação. IN: SILVA ET AL(Org.) XIII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e 
Prática de Ensino. Políticas educacionais, tecnologias e formação do educador: 
repercussões sobre a didática e as práticas de ensino. Recife: ENDIPE,2006.

Continue navegando