Buscar

relatorio fundamental hibrido

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MARIA CAROLINE DE LIMA, 1368833, 05/2016
ESTÁGIO SUPERVISIONADO HÍBRIDO ENSINO FUNDAMENTAL 
INACIO MARTINS
2021
SUMÁRIO 
1 INTRODUÇÃO................................................................................................03
2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................04
2.1 Estado da arte.............................................................................................04
2.2 Campo externo remoto-análise imagética..................................................05
2.3 Material didático: criação e reflexão...........................................................08
2.4 Prática do campo e as teorias - práxis .......................................................11
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .........................................................................13
REFERÊNCIAS ...................................................................................................
1 INTRODUÇÃO 
O estagio supervisionado tem por finalidade propiciar o contato do futuro professor com a realidade educacional, promovendo a oportunidade de compartilhar o conhecimento e construir a aprendizagem, ao mesmo tempo em que este pode aplicar na pratica profissional a teoria estudada.
O estagio é indispensável na formação dos docentes é um processo de aprendizagem necessário a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar desafios de carreira, o tradicional estagio traz consigo uma relação teoria e pratica, onde estará conhecendo a realidade da profissão que escolheu, onde vê com mais clareza, aquilo que tem estudado ate ali.
O aprendizado se adquire com base na experiência, onde o aluno por meio da observação, da pesquisa, planejamento e da execução de diferentes atividades pedagógicas, tem uma aproximação da teoria acadêmica com a sala de aula.
Para Pimenta e Lima (2004, p.36) “O estágio é o eixo central na formação dos professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia”. 
Durante o estagio o estudante tem a possibilidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de todo o período acadêmico e conhecer melhor a realidade escolar, desenvolvendo assim as competências e habilidades importantes para atuação no contexto escolar. 
O estagio promove a descoberta a construção e aperfeiçoação de novos conhecimentos, as experiências vivenciadas no decorrer do estagio contribuem para a construção da identidade do futuro profissional da educação e para a compreensão do processo educativo.
2. DESENVOLVIMENTO 
O presente relatório visa apresentar e detalhar como se deu todo processo de estagio desde sua formação, fundamentação teórica, planejamento do plano de aula bem como as atividades a serem desenvolvidas com os participantes do projeto de extensão.
O relatório foi desenvolvido com base em pesquisas de cunho pedagógico buscando em pensadores e autores que se adequassem ao projeto bem como ao referido estagio.
Após as leituras necessárias e ao encontrar um referencial teórico foi iniciado o planejamento. O mesmo foi adequado as necessidades e condições da escola “Mundo do Saber”, trata-se de um plano elaborado para crianças do 2° ano do ensino Fundamental.
Desta forma foi buscado um maior envolvimento destes no processo do curso de extensão, pois neste cenário de pandemia que estamos vivendo os esforços estão sendo redobrados, de ambos os lados, e mesmo assim ainda não estão sendo suficientes.
2.1 Estado da arte
Como espaço educacional, a escola tem o compromisso com a formação de novos cidadãos, com a preparação de novas gerações para que possam contribuir bem como usufruir dos bens materiais, sociais e assim contribuir para sua produção e preservação.
A escola busca no seu cotidiano desenvolver na educação a produção de ideias, de conceitos, valores, hábitos, atitudes e habilidades, na produção critica do saber, a inserção do aluno no processo de produção de ideias, na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de competência. 
Se entendermos que alfabetizar-se é conhecer o mundo, comunicando-se, expressando-se, concebemos que a criança pode conhecer seu mundo quando pega, cheira, dramatiza, escreve, desenha, cola, monta, conversa. Assim a escola e o alfabetizador passam a favorecer o processo de alfabetização propiciando que as crianças realizem atividades organizadas de tal forma que as muitas maneiras de representação infantil (colar, falar, montar, cheirar) sejam contempladas e, gradativamente, ampliadas ate chegas a linguagem convencional. Então para ser alfabetizador, é fundamental reconhecer que a aprendizagem da leitura e da escrita tem uma função social e cultural.
Quando se pensa e estuda a educação em suas diversas formas, a teoria sempre é muito clara e bonita. Mas dentro de uma sala de aula, não se tem controle sobre todos os fatores. Assim a paciência a flexibilidade o pensar rápido e o agir são fatores a serem apreendidos na pratica.
No entanto em um tempo atípico de pandemia todos esses fatores precisaram ser mudados. As atividades passaram, a ser remotas. Os professores foram pegos de surpresa e as famílias precisaram se organizar para ajudar seus filhos. Todos precisaram se aperfeiçoar e aprender de uma nova forma de educação.
Trabalhar remotamente vem sendo um desafio para todos os envolvidos, mas não algo impossível. Mas é algo possível quando bem planejado e com objetivos bem traçados. E quando há interesse também de pais e alunos. E isto que foi trabalhado durante o projeto de extensão como trabalhar e conviver bem em tempos de pandemia.
2.2. Campo externo remoto – Análise Imagética 
O documentário mostra uma parceria entre a UNESP de Presidente Prudente e a prefeitura de Araçatuba um município do interior de São Paulo. Um trabalho de formação docente para educação inclusiva.
Nesta escola do interior de São Paulo a tecnologia é aliada na educação inclusiva é aplicado um curso de capacitação onde o desafio é utilizar de softwares e programas de computador como objeto educacional. Neste trabalho de formação com os docentes são trabalhadas seis horas semanais, para que desta forma professores possam trabalhar com um atendimento educacional especializado. 
Cada professora pode perceber as suas dificuldades e de seus alunos, as deficiências que se tem dentro da escola, e ao observar isso constrói um objeto para cada uma de suas necessidades. Dentro desses projetos, através dos objetivos a serem alcançados, ele trabalha além de um tema que o aluno precisa assimilar dentro da escola, também trabalha outras coisas como valores, regras, algo que vai desenvolver uma maior autonomia nesses alunos.
Só o conteúdo em sala de aula não consegue atingir diretamente a criança, por isso o objeto educacional tem como principio buscar aquilo que a criança vivencia no seu dia a dia, ou seja, uma turma, alunos que já nascem, que já vem para a escola com a tecnologia, assim motivados eles vem para complementar aquilo que aprendem em sala de aula. Sendo assim quando vai se atender um aluno já começar por aquilo que eles já têm de conhecimento prévio, aquilo que ele já trás, habilidades que ele já tem, a maior facilidade de lidar com a tecnologia.
Temos grandes recursos, é preciso saber e definir que tipo de metodologia eu vou usar esses recursos. Entender que cada aluno tem o seu jeito singular de aprender. Não adianta eu pegar um recurso só para dar informação ao aluno, mas sim para que ele construa o seu conhecimento. 
Neste tempo de pandemia onde todos fomos pegos de surpresa vivenciamos a grande dificuldade que professores e alunos tem de lidar justamente com estes meios tecnológicos, a dificuldade no aprendizado, para um futuro próximo podemos pensar num maior investimento em formação de docentes para podermos adotar dessas praticas.
1. FICHA TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO/FILME 
	Documentário: 
 A tecnologia na educaçãoinclusiva
	Título Original: 
A tecnologia na educação inclusiva 
 
	Ano: 2013
 
	País: Brasil
	Idioma: português 
	Duração: 12mi
	Gênero: 
 
	Cor: 
	Idade recomendada: 
todas
	Palavras-chave: aprender, educação inclusiva, software, programas de computador,
 
	Direção: 
 
	Produção: 
	Elenco Principal: 
 Alunos, professores, direção
	Informações de Produção[footnoteRef:1]: [1: Informações de produção: são informações como locações, custos de produção, adaptações de livros, entre outras e que possibilitam ao professor contextualizar o uso da obra. Essas informações também podem estabelecer ações interdisciplinares com outras áreas;] 
 
 
	Restrições: nenhuma
 
	Sinopse: no filme documentário podemos observar o empenho de professores para fazer da educação mais inclusiva, sendo assim um atendimento educacional especializado, através de objetivos educacionais por meio de softwares, programas de computador fazendo com que a aprendizagem seja mais garantida e eficaz, fazendo com que as crianças os alunos sejam motivados a aprenderem cada vez mais e assim complementar o que já sabem.
 
 
 
 
	Conteúdos Explícitos[footnoteRef:2]: [2: Conteúdos explícitos: são aqueles conteúdos que a narrativa apresenta de forma clara e direta, ou seja, que o aluno identifica sem dificuldades. Podem representar um desdobramento do Assunto;] 
Objetos de aprendizagem por meios de softwares
 
 
	Conteúdos Implícitos[footnoteRef:3]: [3: Conteúdos implícitos: são aqueles que de alguma forma podem ser subentendidos na narrativa. Não ocupam uma cena principal, porém fazem parte, implicitamente, da história. Podem surgir em diálogos, ações, figurinos, cenários, músicas ou outras formas.] 
Trabalho enaltecido de professores com apoio da UNESP, de formação de docentes para assim melhorar a qualidade de ensino daquela escola.
	Interdisciplinaridade com outras áreas[footnoteRef:4]: [4: Interdisciplinaridade com outras áreas: relaciona as áreas que podem estabelecer diálogos com a área principal. A interdisciplinaridade ocorre ou, pode ser proposta, a partir da área de formação do professor que propõe a utilização do documentário.] 
Pedagogia assim como as demais áreas.
	Observações:
 
2.3 Material didático: criação e reflexão 
Afirma Tajra (2001) que o professor precisa conhecer os recursos disponíveis dos programas escolhidos para suas atividades de ensino, somente assim ele estará apto a realizar uma aula dinâmica, criativa e segura. Ir para um ambiente de informática sem ter o conhecimento do programa a ser utilizado é o mesmo que ir dar uma aula sem planejamento e sem ideia do que fazer.
Desta forma os softwares educacionais auxiliam no ensino, uma das suas principais funções é a tomada de decisão, solução de problemas e ensino, assim como a recreação dos alunos, favorece a compreensão de conhecimentos específicos de forma lúdica e virtual, desenvolvendo a concentração, o raciocínio, a estimulação sensorial.
Nestes tempos de pandemia todos tivemos que nos adaptar a utilizar de plataformas online de ensino. A diversidade dentro dessas tecnologias desde suportes, métodos e softwares, pode apoiar a criação de uma rotina positiva tanto para alunos, pais e professores, garantindo uma estabilidade diante de tantas mudanças. 
A turma acompanhada é a de um segundo ano do ensino fundamental, utilizamos de softwares para algumas aulas dinâmicas, interativas e lúdicas. Foram trabalhadas contas de soma e subtração por meio desses softwares, com a ajuda dos pais os alunos obtiveram o acesso e assim podendo se divertir e aprender.
Por meio do IXL as crianças irão responder a doze questões, com auxilio de imagens e som fazendo assim a soma ou subtração, ao final de cada questão respondida já se anuncia o acerto ou erro, ao final as crianças irão somar uma pontuação.
Também com base em adição e subtração poderão colorir o elefante, visto que cada cor corresponde a um valor que será o resultado da somatória.
Como seguem nas imagens abaixo:
Desta forma colocamos em pratica os aspectos observados na analise do documentário, com a tecnologia aliada ao ensino, as crianças podem assim aprender de uma forma mais dinâmica e divertida.
2.4 Práticas do campo e as teorias - Práxis 
De acordo com a BNCC 2017, p.60, ’’ Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo. ’’ É nesta fase que começam as transformações, a visão de mundo é a partir dai que o processo de ensino-aprendizagem começa então a ganhar força.
Esta faixa etária da transição entre pré-escola e ensino fundamental demanda um trabalho diferenciado com as crianças, com base em seus interesses, vivencias e costumes.
Nos dois primeiros anos do ensino fundamental, o foco é a alfabetização: Como aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/201029, “os conteúdos dos diversos componentes curriculares [...], ao descortinarem às crianças o conhecimento do mundo por meio de novos olhares, lhes oferecem oportunidades de exercitar a leitura e a escrita de um modo mais significativo” (BRASIL, 2010).
Alfabetizar é conhecer o mundo, comunicando-se e expressando-se , desta maneira compreendemos que a criança aprende, conhece o mundo quando pega, cheira, dramatiza, escreve, desenha, brinca. Podemos considerar que as mudanças pelas quais os campos tecnológicos e científicos passaram nos últimos anos são imensas e proporcionaram, também, uma reestruturação da função da escola, ao retirarem dela a missão de ser a única transmissora da informação.
A partir de toda pratica e estudos usados para realização deste estagio, se ressalta a importância do estar cada dia mais preparado para enfrentar novos desafios, novas praticas e novos método de ensino. Ao se tornarmos alfabetizadores, passamos a conviver com situações, dificuldades e problemas semelhantes o que nos torna mais companheiros nas buscas por respostas.
Pode se dizer que o que vemos hoje são crianças que antes de saberem segurar o lápis já teclam aletoriamente o teclado no computador, já assistem desenhos pelo celular, já fazem parte dos jogos, demonstrando uma grande intimidade com as maquinas. Deste modo a forma como essas crianças serão alfabetizadas será diferente das anteriores.
Entretanto nem sempre os professores estão preparados para isso, tendo como exemplo o momento que vivemos onde a comunidade escolar não estava preparada para tão grande mudança no ensino, vemos ai a necessidade da revisão das praticas pedagógicas, da formação de docentes para utilizarem mais dos meios tecnológicos.
Saviani (1991, p.87) diz que “ a educação hoje já não pode mais manter-se somente como acadêmica ou profissionalizante, por isso necessitamos de professores que conheçam o sistema produtivo e principalmente as inovações tecnológicas” . Se o compromisso do professor competente é realmente com a formação humana do aluno – com a causa de sua humanização e de sua libertação, o profissional docente não deve prescindir da ciência nem da tecnologia, com as quais deve instrumentalizar-se para melhor lutar por sua causa.
Os PCN (Brasil,1998) dão um destaque aos jogos como ferramenta didática e evidenciam que através da sua vivencia há uma interação do sujeito com o objeto, possibilitando a atribuição de significados aos conteúdos por parte da criança. O jogo propicia muitos benefícios a criança em relação ao seu desenvolvimento integral, sendo uma experiencial fundamental para estimulação e reeducação de suas habilidades concretas. Possibilita também técnicas de comunicação social auxiliando a criança no desenvolvimento de habilidades para comunicar-se, interagir e expressar-se melhor. 
Durante o processo de estagio procuro evidenciar a minha linha de pesquisa, a importância da tecnologia aliada ao ensino, visto estarmos vivendo um período complicado frente a uma pandemia, que vem afetando todas as classes, visto que o trabalho tende a ser remoto, foi aplicado um plano de aula com base em softwares, envolvendo professor,pais e alunos, o professor tem que saber do que se trata o software adequando a sua proposta de ensino com o seu objeto de estudo, em sua disciplina, feito isso passar para os pais como deve se proceder com tal atividade, assim os pais ou responsáveis poderão juntamente com os seus filhos estar realizando as mesmas. Pais relataram que ainda estão se adaptando a esse meio remoto de ensino, mas que conseguiram concluir a atividade e que seus filhos a fizeram ate mesmo com facilidade sendo de certa forma uma espécie de jogo, onde elas puderam se divertir e brincar também .
Alfabetizar, sem duvida, é abrir oportunidades e deve ser então uma ação responsável, que exige comprometimento, estudo e atualização constante, ser alfabetizador nos dias atuais não é tarefa fácil, mas é algo maravilhoso.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Concluindo o referido trabalho, e fazendo uma reflexão acerca da sua importância como aliada a formação, visto que é um trabalho bastante difícil ainda mais em tempos de pandemia onde tudo precisa ser feito virtualmente, mas que com toda certeza vale a pena em todos os aspectos.
Visto que o professor tem que estar cada vez mais preparado e buscando sempre mais, desde o inicio do trajeto pela teoria, em busca de autores e teóricos a pesquisa é bastante trabalhosa, mais necessária. Apesar das dificuldades é notável que o estagio é um componente essencial na construção de conhecimentos pedagógicos.
A relação teoria e pratica como já citado é primordial na sua formação enquanto professor. É na pratica que o pedagogo molda-se, que vai ter um maior contato com a pratica que ira enfrentar com os desafios, dificuldades e com isso vai aprendendo a mudar certas situações e desenvolver certas competências.
Concluímos que o estagio é uma oportunidade única na vida do estudante é um momento que há trocas, tem de haver dialogo, e muito aprendizado. Como bem salienta Paulo Freire (2000) “O educador é o sujeito de sua pratica, cumprindo a ele cria-la e recriá-la”
4.REFERENCIAS
Valle, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da alfabetização. Curitiba: InterSaberes,2013.
JUSTINO, Marinice Natal. Pesquisa e recursos didáticos na formação e praticas docentes. Curitiba: Intersaberes,2013.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. Curitiba: Intersaberes,2012. 
VASCONCELOS, José Antônio. Metodologia do ensino de história. Curitiba: Intersaberes,2012.
 Software educacional . Brasil escola. Disponivel em <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/informatica/software-educacional.htm> acesso em: 14 dez. 2020. 
 Base Nacional comum curricular. Disponivel em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf acesso em 14 dez 2020.
12

Continue navegando