Buscar

A Cultura Indígena e Sua Influência na Cultura Brasileira Atual

Prévia do material em texto

A Cultura Indígena e Sua Influência na Cultura Brasileira Atual
Diferente do sempre nos foi dito, os portugueses não foram os primeiros a pisarem aqui em nossas terras, pois já haviam aqui habitantes nativos, antes da chegada dos mesmos. Os europeus os chamaram de indígenas, pois achavam que haviam chegado à Índia.
Os índios possuíam 1.400 povos, aproximadamente 3 a 5 milhões de indígenas, isso até o primeiro contato com os portugueses, no ano de 1500.
As comunidades indígenas eram bem diversificadas, começando pela língua, alguns exemplos são: o Tupi ou Macro-Tupi, Macro-Jê e Aruak. Além disso, eles também tinham diversas culturas, crenças e ritos religiosos. Eis aqui alguns exemplos de povos que habitam ou já habitaram em solo brasileiro: Araweté, Avá-Canoeiro, Bororo, Cinta larga, Guarani, Javaé, Kaingang, Karajá, Kayapó, Krahó, Munduruku, Pataxó, Tapirapé, Terena, Ticuna, Tupinambá, Xakriabá, Xavante, Xerente, Xingu, Yanomami, entre outros. 
Como dito acima, os índios tinham costumes distintos e os mesmos eram divididos em nômades e seminômades estavam constantemente mudando de lugar para outro, a fim de explorar os recursos naturais disponíveis, ou seja, procuravam sempre a caça, pesca e plantio.
E em grande parte, esses povos moravam em aldeias, pequenas comunidades, e de acordo com muitos pesquisadores da cultura indígena, existia uma estrutura política, não tão elaborada ou complexa como a nossa, porém existiam, e seus valores culturais e sociais se originavam das suas lideranças, que eram os guerreiros e líderes espirituais da tribo.
No contexto histórico brasileiro os indígenas sofreram um processo de conquista, genocídio e etnocídio, inicialmente por parte dos portugueses e posteriormente por parte da população brasileira.
Hoje, segundo pesquisas do IBGE, 734.131 pessoas declaram-se indígenas, entretanto, segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), se levarmos em conta como índios apenas pessoas que ocupam as reservas indígenas, o número do IBGE seria reduzido a menos da metade, seriam 358 mil indígenas, com a grande maioria situada nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Amazonas.
Muitos de nossos hábitos atuais vêm da cultura indígena, como o costume de andar descalço, dormir em redes, atos da caça, da pesca, da alimentação a base de mandioca, farinha, polvilho, tapioca, o guaraná e o tão popular açaí, além da crença na eficiência das plantas na cura de hematomas, feridas e doenças.
Referências: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/indios-brasil1.htm
http://www.cimi.org.br/pub/viol/viol2012.pdf
https://pib.socioambiental.org/pt/Modos_de_vida

Continue navegando