Buscar

O Simbolismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
 Nesta pesquisa serão apresentadas as informações sobre o tema simbolismo que é um movimento literário da poesia e das outras Artes que se iniciou na França no final do século XIX, que discorda ao realismo, ao naturalismo e ao positivismo da época, abaladas pelas ideais românticos e estendendo o início da literatura, aos palcos teatrais as artes plásticas. Como escola literária, teve suas origens na obra As Flores Do Mal, do poeta Charles Baudelaire apoiou principalmente na subjetividade, no irracional e na análise profunda da mensagem, a partir da sinestesia. 
 Nascido em Paris no dia nove de abril de 1821, Charles-Pierre Baudelaire foi um poeta e teórico das artes em geral. Na opinião de especialistas e críticos de arte, foi o criador da tradição moderna na poesia junto a Walt Whitman. A influência de sua obra teórica ultrapassou sua existência, Baudelaire chegou a ser citado por artistas do século XIX e XX. A obra As Flores do Mal, considerada o marco da poesia moderna, foi criada por Charles Baudelaire com versos rigorosamente metrificado e rimados, que prefiguraram o Parnasianismo. Já no BRASIL Considerado o precursor do simbolismo no Brasil, João da Cruz e Sousa foi um poeta brasileiro nascido em Florianópolis Sua obra é marcada pela musicalidade e espiritualidade com temáticas individualistas, satânicas, sensuais. Suas principais obras: Missal (1893), Broquéis (1893), Tropos e fantasias (1885), Faróis (1900) e Últimos Sonetos (1905). 
Uma das principais características do movimento simbolista é o antagonismo ao parnasianismo. Assim, as obras desse estilo não tinham a preocupação estética e com a perfeição dos parágrafos como as obras parnasianas.Outra característica comum e facilmente percebida no simbolismo é o fato dos simbolistas demonstrarem uma preferência pela cor branca, sendo muitas vezes subentendida pelos termos “névoa”, “neblina” e similares. Não-racionalidade
Em 1893, o poeta brasileiro catarinense João da Cruz e Sousa (1861 – 1898), conhecido como Cruz e Sousa, Dante Negro ou Cisne Negro, publicou duas obras que foram consideradas o marco do Simbolismo no Brasil. Foram elas: Broquéis (1893, poesia) e Missal (1893, poemas em prosa). Escreveu, ainda, Tropos e Fantasias (1885, poemas em prosa, junto a Virgílio Várzea).
Principais simbolistas brasileiros - Cruz e Souza; principal obra : ( Dante Negro ou Cisne Negro ;) Eugênio de Castro; principal obra : (Lúbrica - Em Outubro de 1885;) Alphonsus de Guimaraens; principal obra : (Septenário das Dores de Nossa Senhora e Câmara Ardente -1899 ) Camilo de Almeida Pessanha; principal obra: ( Branco e Vermelho) 
Concluímos que o simbolismo foi a última escola poética do século XIX e antecedeu a Primeira Guerra Mundial (1913-1918). Esta escola literária surgiu como reação às correntes materialistas e cientificistas da sociedade industrial do início do século XX. De certa forma ,o Simbolismo representou uma espécie de volta ao Romantismo, especificamente ao "mal do século", que marcou a segunda fase romântica. Mas o mergulho simbolista no universo metafísico foi mais profundo que a imersão no movimento anterior. Os simbolistas buscavam integrar a poesia na vida cósmica, usando uma linguagem indireta e figurada. Por fim ,a pesquisa feita nos leva à conclusão de que essa corrente literária deu atenção exclusiva à matéria submersa do"eu", explorando-a por meio de uma linguagem pessimista e musical, na qual a carga emotiva das palavras é ressaltada e a poesia aproxima-se da música usando aliterações.
Referencias
https://www.infoescola.com/biografias/charles-baudelaire/
https://www.passeiweb.com/estudos/livros/as_flores_do_mal
https://www.travessa.com.br/iluminuras-3-ed-2014/artigo/df136e16-89e7-40a5-abe8-933ae434214b
 COMPONENTES : Cauan , Débora, Guilherme , Gleyzer , Vitor .
PROFESSORA : Sabrine SÉRIE : 2ºAV

Outros materiais