Buscar

ginastica localizada 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ginástica localizada
1. GINÁSTICA LOCALIZADA ANA BEATRIZ ANDRADE ARNON FRANCISCO LUCAS
2. CONCEITO ¢ Forma de trabalho que visa o desenvolvimento e a manutenção da força e resistência muscular através de exercícios livres ou com sobrecarga.
3. OBJETIVOS ¢ Geral: - Promovem a melhoria do condicionamento físico, orgânico, neuromuscular e facilita o ajustamento social e/ou psicológico. ¢ Específico: - Grupamentos musculares que serão solicitados - Qualidades físicas - Materiais utilizados com recursos - Ritmo dos exercícios (determinado pelo batimento musical)
4. CLASSIFICAÇÃO ¢ SIMPLES/ALTERNADO ¢ ARTICULAÇÃO ¢ AGONISTA/ANTAGONISTA ¢ ORIGEM/INSERÇÃO ¢ MISTO
5. PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO ¢ FORÇA: - Força Física: F = m.a - Força Biológica: modifica o estado de inércia. ¢ TIPOS DE FORÇA: - Geral: Força de todos os grupos musculares. - Específica: Força de grupos musculares específicos a uma atividade. - Estática: O grupo muscular exerce arbitrariamente. - Dinâmica: Força isotônica. - Máxima estática: Maior força de contração voluntária. - Máxima dinâmica: Maior força em uma sequência de movimento. - Força rápida: Supera resistência com maior velocidade de contração. - Força de resistência: Resistente a fadiga durante um período de tempo.
6. EXECUÇÃO DO MOVIMENTO ¢ TIPOS: - Simples - Roubado - Parcial - Pré-estirado ¢ CONTRAÇÃO MUSCULAR - Concêntrica - Isométrica - Excêntrica
7. QUALIDADES FÍSICAS - Resistência Muscular Localizada - Resistência Aeróbica - Força Isométrica - Força Isotônica - Força Explosiva - Coordenação - Equilíbrio - Flexibilidade - Ritmo - Descontração
8. GRUPOS MUSCULARES
9. ESTRUTURA DAAULA ¢ AQUECIMENTO (10 a 15 minutos) - Os movimentos devem ser feitos de maneira suave e pouca amplitude, visando uma adaptação músculo- articular e orgânica, preparando-se para elevação gradual da frequência cardíaca e do esforço muscular ¢ PARTE PRINCIPAL (30 a 40 minutos) - Serão trabalhados os grandes grupos musculares. Utilizam-se implementos como halteres, caneleiras e barras para exercitar os grandes grupos musculares , tais como membros inferiores, superiores e tórax.
10. ¢ RELAXAMENTO E VOLTA À CALMA (5 a 10 minutos) - Exercícios de leve intensidade e baixa amplitude articular. Deve obedecer a uma desaceleração gradual dos parâmetros fisiológicos, tais como a frequência cardíaca.
11. OBRIGADO A TODOS!
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Ginástica localizada
Origem
• Esta atividade tão largamente difundida no Brasil teve sua origem na Ginástica de Academia, a partir de 1930, no estado do Rio de Janeiro. Segundo NOVAES (1996), a primeira academia de ginástica surgiu em meados de 1930 na Rua Duvivier (Copacabana), sob a responsabilidade da Profª. Gretch Hillefeld, que se fundamentava no método de Ginástica Analítica, com adaptações às necessidades e características do povo brasileiro.
• Como os primeiros professores de Ginástica de Academia no Brasil eram estrangeiros, por muito tempo a tendência foi que os primeiros trabalhos sofressem influências européias da Ginástica Rítmica de Dalcroze, do ballet e da dança moderna. Com o passar dos anos, foram fundamentados trabalhos de acordo com as necessidades do povo brasileiro, desenvolvendo-se métodos próprios voltados aos valores estéticos
História
• A ginástica localizada surgiu em meados de 1930 no Brasil, e vem evoluindo cada vez mais. A ginástica localizada é a ginástica que tem o maior número de praticantes. Esta ginástica esta associada a ginástica de academia, que atrai assim cada vez mais praticante .
• Alguns métodos de origem estrangeira influenciaram diretamente a Ginástica de Academia até ela tomar o formato atual. Nos anos 60 e 70 foi a Calistenia. Nos anos 80 a Ginástica Aeróbica (Alto e Baixo Impacto), seguidos nos anos 90 pelo Step Training. Atualmente a Ginástica Localizada tem sua base na musculação. Vários fatores, tais como cinesiológicos, anatômicos e de melhoria de performance são comuns nestas duas atividades, o que aumenta a correlação entre elas.
Técnicas
• ORGANIZAÇÃO DAS SÉRIES
• existem inúmeras técnicas de trabalho muscular, tais como Agonista/Antagonista, Localizadas por Articulação, Simples ou Alternada, Mista, etc... O número de séries e de subséries deverá estar de acordo com o que se pretende trabalhar. Se você quer uma série de força, ela deverá ter poucos repetições com maior carga.
• NÚMERO DE GRUPOS MUSCULARES
• Deve-se estabelecer o número de grupamentos musculares que serão trabalhados para uma melhor distribuição da carga por grupo solicitado.
• NÚMERO DE SUBSÉRIES
• É também fundamental a elaboração coerente do número de séries e repetições que você utilizará em sua aula .
• AQUECIMENTO
• Têm duração de Aproximadamente 10 minutos. É composto por exercícios de pré-aquecimento musculares de baixa intensidade e alongamentos.Os movimentos devem ser feitos de maneira suave e pouca amplitude, visando uma adaptação músculo - articular e orgânica.
Praticantes
• Essa ginástica é praticada mais por pessoas que buscam o bem estar,beleza e saúde. A ginástica localizada é uma ginástica que tem o maior número de praticantes de todas as ginásticas.Ela é a mais procurada por praticantes de ginásticas de academia.
• O professor comanda os exercícios, as séries a serem feitas e as correções para a execução perfeita do movimento.
• Durante uma aula de ginástica encontramos alunos com diferentes tipos de desenvolvimento, por isso é necessário a presença constante de um professor para orientar a intensidade do exercício para cada aluno. Assim todos vão estar fazendo a mesma aula, mas cada um com o seu ritmo sem o risco de dores ou contusões.
• A aula de ginástica localizada dura em media 50 minutos e deve ser feita pelo menos 3 vezes na semana, para que os efeitos benéficos sejam alcançados com sucesso.

Continue navegando