Buscar

trabalho coagulação sanguinea

Prévia do material em texto

Disciplina: aspectos celulares e teciduais
Curso: odontologia
Professor(a): Luana Dourado
Alunos: Bianca pereira de Aguiar(119212097)
Caroline Cristina dos Reis(119211399)
Leticia Terezinha Teodoro(119213578)
Mariana Machado de Rezende(11927663)
Prisila Silva (119214283)
Turma:ODO1BNESA
A1: Agrupamento sanguíneo
Questão 1: para que haja possibilidade de ocorrência de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém nascido), especifique o grupamento Rh da mãe, do pai e do filho.
R: A eritroblastose fetal é uma condição que ocorre quando há uma incompatibilidade sanguínea referente ao fator Rh entre mãe e feto.
Um casal onde a mãe possui Rh- e o pai Rh+ tem a possibilidade de gerar uma criança com Rh+
O primeiro filho, portanto, apresenta menos riscos de desenvolvimento a doença do que os seguintes, porque a mãe Rh- ainda não foi sensibilizada pelos anticorpos anti-Rh. No entanto, o contato do sangue da mãe e do bebe no momento do parto faz com que o organismo materno receba as hemácias do filho e comece a produzir anticorpos anti-Rh.
Assim, em uma segunda gestação, se o feto for Rh+, o organismo materno possuindo anticorpos anti-Rh atravessam a placenta e destroem as hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) do feto. Isso ocorre porque o Rh+ do bebe é visto como um ‘’agente estranho’’ no organismo materno.
Questão2: Mariana possui sangue Rh +. Liste os tipos sanguíneos pertencentes aos indivíduos que podem doar sangue para Mariana e justifique sua listagem.
R: Mariana so pode receber sangue tipo A+ ou A- e O+ ou C-, pois o sangue A+ possui o fator Rh+ positivo que pode receber de sangues do mesmo tipo possuindo ou não a fator Rh e também do tipo O, que é doador universal. O sangue A não pode receber de pessoas do tipo B por possuírem anticorpos contra o tipo B, chamado de anti-B.
Questão3: Ao se apresentar como doador sanguíneo em um hemocentro, Daniel descobre que pode receber transfusão de doadores de qualquer tipo sanguíneo. Especifique o tipo sanguineo de Daniel (ABO/Rh) e explique o motivo pelo qual é considerado um receptor universal.
R: Daniel possui o tipo sanguíneo AB+. Esse tipo sanguíneo é reconhecido como receptor universal, pois ele não possui anticorpos contra o grupo A e B ou anti-A e anti-B, além de possuir o antígeno Rh+que permitea compatibilidade de tipos sanguíneos que também possuem esse antígeno e dos que não possuem(RH-).

Continue navegando