Buscar

(FORMAS DO ESTADO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01. Diferencie Estados Simples e Compostos?
R:
 Estados simples Chamam-se Estado Simples, aqueles em que existe uma só soberania em uma determinada Nação. Pode ser de dois tipos: Estado Unitário e Estado Federal ou Federação.
 Estado unitário Quando suceder que a uma nação corresponda uma só soberania na ordem interna e na ordem internacional chamamos a essa organização política de Estado Unitário, pois só existe um Estado e uma autoridade máxima na nação. É o caso da Itália, nação em que existem várias províncias e regiões, mas um só Estado: o Estado italiano. A França também é um Estado Unitário dividido em departamentos.
Estados compostos
 Chama-se estado composto aquela organização política em que uma só nação coexistem varias soberanias, formando personalidades jurídicas de direito publico sui generis. É o caso, atualmente, da confederação e da comunidade de nações, e no passado da união pessoal e da união real
02. O que é Federação? Quais são suas características principais? 
R:
Federação
 A Federação consiste em uma união perpétua e indissolúvel de Estados autônomos, mas não soberanos, sob a égide de uma Constituição e que, revestidos dessa forma, passam a constituir uma pessoa de direi- to público internacional. E o caso do Brasil e tantos outros países, como os Estados Unidos da América, a Argentina e a Venezuela. Ressalte-se que entre os Estados que compõem a Federação já há uma repartição interna de atribuições governamentais e como a união desses Estados se dá em caráter perpétuo, e vedada a secessão, deferindo, portanto, da confederação. 
 A Constituição brasileira define o Brasil como Federação, com todas as características acima apontadas, logo no art. 1.°: "A República Federativa do Brasil, formada pela unido indissolúvel dos Estados e. Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos" (grifo nosso). 
 A indissolubilidade dos Estados, Municípios e Distrito Federal consubstancia o caráter perpetuo da Federação.

Continue navegando