Buscar

EXERCÍCIOS GOVERNANÇA CORPORATIVA NP2

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS GOVERNANÇA CORPORATIVA NP2
1) Analise a natureza jurídica de uma ONG e uma empresa limitada e informe como seria aplicado os princípios de Governança Corporativa em tais organizações.
Apesar da implementação cara, os Princípios da Governança se aplicam a Todas as organizações desde as ONG´s que não possuem fins lucrativos, até as empresas limitadas que possuem sócios que esperam retorno do capital investido. Princípios como transparência que é a forma clara e direta de apresentação das informações geram confiança para investidores e para a sociedade.
2) É possível que um acionista preferencial seja convocado para comparecer e votar em uma reunião da Assembleia Geral? Em quais condições?
Segundo os princípios da governança todos os acionistas inclusive os preferenciais, devem ter direito a voto, no entanto como não se trata de uma obrigação legal, um acionista preferencial pode ser convocado a votar em uma assembleia geral se este preceito estiver estabelecido no Estatuto Social da Organização.
3) Existe a possibilidade de um acionista exigir o cancelamento de uma reunião da Assembleia Geral?
A nulidade de uma reunião não é possível, mas qualquer acionista com motivo válido pode solicitar a suspensão, adiamento ou interrupção de uma reunião, por exemplo por falta de informações disponibilizadas sobre o tema discutido.
4) De que maneira um acionista pode se fazer representar em uma Assembleia Geral?
Através de procuração, a organização deve disponibilizar o modelo, e facilitar o processo como assinatura eletrônica.
5) Porque não é recomendável que um conselheiro interno não faça parte do conselho? Quando um conselheiro interno passará a ser considerado externo e posteriormente independente?
Não é recomendável porque o conselheiro deve ter total independência da organização, para ser considerado externo, um ex-funcionário, fornecedor, parceiro que teve contato em algum momento com a organização, para ser considerado independente deve ter no mínimo 3 anos de término de relações com a empresa.
6) Após a reunião de uma assembleia geral, quais providências deverão ser tomadas pela organização?
Deve ser registrada a ATA e enviada pessoalmente ou disponibilizada no site da empresa para todos os sócios acessarem.
7) Quem promove a avaliação da diretoria executiva? Qual o parâmetro utilizado? Qual a finalidade?
O Diretor Presidente promove a avaliação, o parâmetro são as metas estabelecidas, o objetivo é que a diretoria alcance as metas estabelecidas pelo conselho para organização com objetivo de trazer retorno para os sócios. 
8) Quem pode ou não participar das reuniões do conselho de Administração e das Deliberações?
O conselho, alguns convidados entre eles especialistas em algum assunto que será discutido ou mesmo o diretor presidente também na condição de convidado.
9) Quais os órgãos responsáveis pela eleição ou escolha da (o): Conselho de Administração; Diretoria Executiva; Auditoria Independente; Comitês; conselho Fiscal; Executivos e Funcionários.
10) Em que circunstância é obrigatória a presença o diretor Presidente Executivo na reunião do Conselho de Administração?
O presidente executivo não participa das reuniões do conselho, exceto na condição de convidado pelo próprio conselho.

Continue navegando