Buscar

Gestão da Manutenção Passei direto

Prévia do material em texto

Gestão da Manutenção
Atualmente cada vez mais programas de manutenção preditiva são incorporados aos modelos de gestão principalmente das indústrias de processo contínuo, tais como, gás e petróleo, energia, mineração e siderurgia. Paradas não programadas nessas indústrias levam a perdas financeiras exorbitantes e atrasos na entrega, o que gera prejuízos para a empresa.
O nível de tecnologia empregado na manutenção preditiva é bastante sofisticado e implica em um alto custo inicial de implantação, devido à aquisição dos equipamentos de monitoramento, capacitação de equipe dedicada à coleta e análise dos dados para posterior indicação dos equipamentos a sofrerem intervenção programada. Esse método é visto hoje como uma ferramenta de detecção e diagnóstico essencial para auxílio ao cumprimento de metas de produção, aumento de produtividade e consequente redução do retrabalho e dos custos de manutenção.
Considerando o contexto mencionado, elabore um texto dissertativo, discorrendo sobre a definição de manutenção preditiva.
Resposta
O cenário contemporâneo veio se remodelando ao longo dos anos e o conceito de manutenção se subdivide em dados tipos, deixando de lado a visão conceitual corretiva. Trabalhando na realização de um acompanhamento as variáveis de desempenho das máquinas e equipamentos, buscando definir o instante correto para realização das intervenções com o máximo de aproveitamento dos ativos. As empresas tem optado pelo seu uso mediante a promoção da melhoria da produtividade, qualidade do produto, lucro, eficiência e efetividade. 
Os mecânicos conceituam como a técnica de “ouvir a máquina” buscando aspectos específicos durante as inspeções periódicas, dentre elas a temperatura, vibrações e ruídos excessivos, indicadores observados por meio de instrumentos determinados. Costa (2012) afirma que com a manutenção preditiva é possível que seja apontado o real estágio do maquinário e seu funcionamento, estabelecendo um panorama de suas funcionalidades e assim quando uma peça começa a se desgastar ou ocorrer alguma desregulagem é possível prever suas condições. 
Seu estabelecimento permite um planejamento a curto prazo acerca da evolução das condições do equipamento e a evolução de um dado defeito. No entanto, deve ser observado de acordo com Lemos et al., (2011) que o tipo de manutenção escolhida deve levar em consideração as necessidades da empresa e a busca pelo alcance de seus objetivos. O método torna possível a identificação com antecedência de eventuais defeitos ou falhas nos equipamentos, assim a manutenção preditiva infere que após a análise dos fenômenos, adota dois procedimentos, sendo eles o ataque aos problemas detectados e estabelecimento de um diagnóstico efetuando uma análise de tendências. 
As vantagens obtidas com a manutenção preditiva são múltiplas possibilitando o gerenciamento do processo de manutenção com a implantação da manutenção preditiva apresentando vantagens como o aproveitamento da vida útil da máquina ou do equipamento. Assim como, atua no planejamento e controle da aquisição e do estoque de peças de reposição; diminuição dos custos com reparos; aumento na eficiência das máquinas e produtividade da empresa; melhora nas condições de segurança do trabalho; maior credibilidade dos produtos ou serviços; programa de melhoria profissional. Tendo em vista que, o método não busca consertar o maquinário/equipamentos, mas indicar o melhor momento para que seja executado o conserto.
Portanto, com a manutenção preditiva pode se inferir acerca das reais condições e funcionamento da máquina mediante os dados obtidos e a partir dos fenômenos apresentados por ela. Sendo assim quando alguma peça começa a se desgastar ou alguma regulagem é necessária tem se como prever por meio de m acompanhamento da evolução da máquina. Sua atuação permite indicar o tempo de vida útil dos componentes e dos equipamentos, assim como, as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.
REFERENCIAS
COSTA, M.A. Gestão estratégica da manutenção: uma oportunidade para melhorar o resultado operacional. Juiz de Fora. 2013, p. 1-104. Disponível em: < http://www.ufjf.br/ep/files/2014/07/2012_3_Mariana.pdf > Acesso em: 16 de Nov. 2018.
LEMOS, M.A et al., Qualidade na manutenção. Belo Horizonte, MG. Anais Eletrônicos. In: XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 04 a 07 de 2011. p.1-11. Disponível em: < http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_tn_sto_135_859_18052.pdf > Acesso em: 16 de Nov. 2018.

Continue navegando