Buscar

avaliação1 fundamentos filosóficos de direito

Prévia do material em texto

O processo de codificação iniciou no século XIX na Europa Ocidental e produziu uma grande ruptura com a antiga ordem estamental, instituindo uma nova ordem política e jurídica. Acerca do movimento de codificação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o diploma jurídico que teve grande influência no direito civil moderno, inclusive para a elaboração do Código Civil brasileiro em 1916:
	 a)
	Código Civil francês de 1804, conhecido como "Código de Napoleão".
	 b)
	Código Alemão, elaborado por Friedrich Carl von Savigny em 1861, considerado uma enorme influência para o Direito Moderno.
	 c)
	Código Civil inglês de 1702, que estruturou os fundamentos do contratualismo moderno com base nas ideias de John Locke.
	 d)
	Código Civil francês de 1750, elaborado por René Descartes, cujas ideias partem da Escola Exegética.
	2.
	A Filosofia medieval (entre os séculos V ao XIV/XV) é a etapa histórica em que a Filosofia se torna "serva da Teologia", uma vez que ocorre uma indissociável relação entre Filosofia e Teologia, com o advento do cristianismo que buscou aproximar conceitos de "criação, redenção, fé e pecado" dos conceitos da filosofia grega. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os filósofos cristãos deste momento histórico, que buscaram harmonizar a relação entre a fé e a razão:
	 a)
	Agostinho e Sócrates.
	 b)
	Plotino e Agostinho.
	 c)
	Agostinho e Tomás de Aquino.
	 d)
	Aristóteles e Platão.
	3.
	René Descartes (1596-1650), filósofo, físico e matemático francês, tornou-se um dos grandes idealizadores da ciência e da filosofia moderna. Seu pensamento influenciou pensadores das diferentes áreas com sua concepção de "método" inspirado no rigor matemático e nas "cadeias da razão" e defende determinados postulados. Acerca das concepções de Descartes, analise as sentenças a seguir:
I- Não se pode admitir "nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal", devendo ser admitido como verdade o que é verdadeiro e demonstrado pela razão - assumir como atitude a "dúvida metódica".
II- Todo saber deve ser resultado de análise, ou seja, deve-se "agrupar todas as dificuldades para se buscar um único referencial teórico".
III- A síntese é capacidade científica de síntese: "concluir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer para, aos poucos, ascender, como que por meio de degraus, aos mais complexos".
IV- A compreensão dá-se pelos "desmembramentos tão complexos... a ponto de estar certo de nada ter omitido".
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	Marilena Chauí (2000, p. 8) afirma que os dogmas se traduzem como a aceitação de verdades absolutas, sem questionamentos, e ainda, como "[...] crenças silenciosas, da aceitação tácita de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais, óbvias". Por este prisma, a filosofia e o pensamento crítico, podem ser entendidos como:
FONTE: CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
	 a)
	Ciências que partem de juízos de valores do ser humano que se alicerçam no autoconhecimento e na autotutela com o objetivo de formar um pensamento crítico sobre a dogmática clássica.
	 b)
	Uma atitude reflexiva, que permite discutir o óbvio e o natural sobre as realidades e verdades impostas como possibilidade de questionar certezas, redefinindo e repensando a si e à vida que nos cerca.
	 c)
	Teorias que nos fazem mais felizes, pois o que não é refletivo, não é questionado.
	 d)
	Ferramentas de métodos que disciplinam a ordem do pensamento intrínseco, a partir de questionamentos internos do indivíduo como forma de aceitar a realidade tal como se apresenta.
	5.
	"Segurança Jurídica" é um dos princípios basilares do Direito Moderno e justificador da predominância da legalidade formal, o que veio a sustentar o discurso do Positivismo Jurídico. Miguel Reale (2002), jusfilósofo brasileiro, entende que segurança jurídica pode ser definida como um sentimento interior, um sentimento, que serve como certeza objetiva de segurança em relação à grande complexidade das normas jurídicas. Neste sentido, partindo do conceito de segurança jurídica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REALE, M. Filosofia do Direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
	 a)
	Por este prisma, o paradigma da legalidade é irrelevante para a segurança jurídica, uma vez que o que legitima a ordem política e jurídica posta é o 'consenso' no agir coletivo e individual.
	 b)
	Para muitos pensadores, é justamente a unidade entre os conceitos de certeza e segurança que explica o fato da prevalência dos costumes sobre o direito escrito ao longo da história.
	 c)
	O legalismo moderno pode ser compreendido como um conjunto de normas específicas produzidas não só pelo Estado, mas pelos indivíduos, visto que possui finalidade também de controle social.
	 d)
	O problema da 'segurança' não é somente uma questão de 'sentimento' ou 'sensação', mas também a certeza de existência de um conjunto de instrumentos eficazes e complexos de garantias, a fim de proteger os indivíduos envolvidos nas 'tramas' da convivência humana.
	6.
	O conceito de Direito dominante na sociedade contemporânea foi elaborado em um certo momento histórico em que forças sociais, políticas e culturais somam-se, definindo uma nova etapa civilizatória. Tal etapa histórica é definida como:
	 a)
	Helenismo.
	 b)
	Iluminismo.
	 c)
	Modernidade.
	 d)
	Pós-modernidade.
	7.
	Para Reale (2002, p. 285), "filosofia do direito é o estudo crítico-sistemático das propostas lógicas, axiológicas e históricas da experiência jurídica". Acerca da Filosofia do Direito e suas finalidades, analise as sentenças a seguir:
I- Caracteriza-se pelo estudo sistemático de preceitos estabelecidos pela Ciência do Direito visando definir conceitos e proposições operacionais a práxis jurídica.
II- Concepção que observa a experiência jurídica como um dado ou um objeto externo, pela qual visa buscar soluções jurídicas ao caso concreto. 
III- Visa auxiliar o juiz no processo decisório através da crítica conceitual institucional, valorativa, política e procedimental. 
IV- É um saber crítico acerca das construções jurídicas erigidas pela Ciência do Direito e pela própria práxis do Direito, no entendimento que o Direito não se limita à experiência jurídica. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REALE, Miguel. Filosofia do direito. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	O Direito moderno tornou-se um paradigma dominante desde a convergência de fatores socioculturais e políticos ocorrida entre os séculos XIV e XV, dentre os quais o processo de secularização e a formação do Estado Moderno. Acerca do processo de secularização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Com o processo de secularização, há o rompimento definitivo com o paradigma medieval, construindo-se um novo tipo de racionalidade técnica e científica.
	 b)
	A secularização explica a devoção religiosa dos positivistas à ciência.
	 c)
	Positivismo é o nome científico dado por Auguste Comte para o direito moderno.
	 d)
	A secularização foi o processo de transferência do poder eclesiástico medieval aos cientistas modernos, particularmente aos canonistas que se tornaram os principais idealizadores do direito moderno.
	9.
	O pensamento moderno é caracterizado como a etapa em que o ser humano passa a ocupar "lugar" privilegiado no mundo político e social. O homem é compreendido, desde então, como arquiteto de seu próprio destino. Assim, um dos grandes esforços da Filosofia é o rompimento com o passado medieval sobre o qual é necessário, no entender dos pensadores desta etapa, que se lance "luzes" sobre a ignorância e as "trevas"medievais. Tal etapa histórica é chamada de Iluminismo (Aufklãrung, em alemão, que pode ser traduzido como Esclarecimento, ou "Lumières", Luzes, no dizer francês) que acabou por tornar-se uma das faces mais marcantes do pensamento moderno. Sobre os pensadores iluministas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Aristóteles, Platão e Sócrates.
	 b)
	Platão, Pífio, São Tomás de Aquino e Voltaire.
	 c)
	Locke, Voltaire, Montesquieu e Adam Smith.
	 d)
	Santo Agostinho, Kant, Marx e Engels.
	10.
	A concepção de paradigma é um modelo referencial, um conjunto de conhecimentos que já está estabelecido na comunidade científica, tem-se com o surgimento de novos fenômenos, alguns paradigmas que não conseguem explicar ou responder aos questionamentos que tais fenômenos produzem, o que leva ao surgimento de uma anomalia e, consequentemente, à emergência de uma "crise" científica. Diante da aparição de uma crise, existem três possibilidades de soluções. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A ciência normal conseguiria solucionar a anomalia; o problema seria rotulado e encaminhado às gerações futuras, para que estas, com uma melhor aparelhagem, pudessem resolvê-lo; ou tal anomalia levaria ao surgimento de um novo paradigma, o qual não anularia necessariamente o anterior.
	 b)
	A ciência normal busca nos modelos referenciais refutar o novo, busca com a comunidade científica uma forma de manter o modelo atual ou busca reforçar o paradigma vigente.
	 c)
	Os novos paradigmas são absorvidos pela sociedade, são repelidos ou se amoldam ao paradigma anterior formando um conceito híbrido.
	 d)
	Os novos paradigmas possuem força coercitiva de aceitação, visto que já se apresentam como uma novidade ou uma solução ao velho paradigma e, dessa forma, não há que se falar em 'crises' científicas.

Continue navegando