Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia atentamente o excerto a seguir. "A entidade deve elaborar a DVA e apresentá-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis divulgadas ao final de cada exercício social. A elaboração da DVA consolidada deve basear-se nas demonstrações consolidadas e evidenciar a participação dos sócios não controladores [...] A DVA deve proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e a forma como tais riquezas foram distribuídas." COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS – CPC. CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado. Brasília. 2009. Disponível em: 175_CPC_09.pdf>. Acesso em: 02/02/2019.
Conforme o conteúdo do livro-texto da disciplina, vimos que na descrição do valor adicionado há vários elementos que devem constar no relatório. Com base nessas informações, relacione os itens abaixo ao que cada um corresponde na descrição da distribuição do valor adicionado.
1) Remuneração do trabalho.
2) Remuneração do governo.
3) Remuneração do capital de terceiros.
4) Remuneração aos acionistas.
5) Remuneração retida.
( ) Juros sobre capital próprio (JCP) e dividendos.
( ) Impostos, taxas e contribuições.
( ) Juros e aluguéis.
( ) Pessoal e encargos.
( ) Lucros retidos/prejuízos do exercício.
a) 5, 3, 4, 1, 2.
b) 4, 2, 3, 1, 5.
c) 4, 3, 5, 2, 1.
d) 5, 1, 2, 4, 3.
e) 2, 1, 3, 5, 4.

Leia atentamente o excerto a seguir: "Para atingir o próprio objetivo das demonstrações contábeis, de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa no exercício, há necessidade da divulgação dos principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, podendo-se denominá-la Sumário das Práticas Contábeis. O objetivo de divulgar uma Nota Explicativa com esse sumário é permitir aos usuários o conhecimento das práticas contábeis, necessário para melhor compreensão da situação patrimonial e financeira da empresa e de suas operações." IUDÍCIBUS, S. et al. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2010, p. 681.
Levando em consideração os aspectos mais relevantes a serem divulgados nas Notas Explicativas que cobrem a lei de sociedade por ações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A maneira que se definiram as aplicações em títulos e valores mobiliários.
II. ( ) Como se constituíram as perdas com créditos de liquidação duvidosas.
III. ( ) Decisões sobre alguma paralisação nas linhas de produção.
IV. ( ) Critérios de avaliação de estoques, de depreciação e de investimentos.
V. ( ) As perdas inesperadas durante processos da entidade.
a) V, V, F, F, V.
b) V, F, F, F, V.
c) F, F, V, V, F.
d) F, V, F, V, V.
e) V, V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir. "Os sistemas integrados de gestão, também chamados ERP (Enterprise Resource Planning), são usados por empresas de vários segmentos e tamanhos, e sua utilização racional impõe mudanças em processos administrativos, forçando os profissionais a se aprimorarem. Os profissionais da Contabilidade integram esse cenário, e podem se beneficiar do uso dos ERPs, por meio da obtenção e fornecimento de informações para uso operacional e gerencial. Uma vez implantado e bem usado, é possível reduzir os tempos de processamento e obtenção de informações, situação que permite que esses profissionais assumam novas posições e funções, para melhor compreender os modelos decisórios, e fornecer informações sob medida aos gestores".
O fragmento anterior remete aos tipos de atividades que podem ser desempenhados pelos profissionais nas empresas. Sobre este assunto, considerando seus estudos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Algumas funções da contabilidade são restritas a profissionais com nível superior.
II. ( ) O campo de trabalho pericial é aquele motivado por demandas judiciais.
III. ( ) A função de Auditoria Contábil desenvolve pesquisas e estudos científicos.
IV. ( ) Uma das possibilidades de atuações profissional é a carreira em magistério.
V. ( ) Por ser opcional em alguns tipos de negócios, existem empresas onde não há campo de atuação para profissionais de contabilidade.
a) F, V, F, F, V.
b) F, F, V, V, F.
c) V, V, F, V, F.
d) F, V, V, F, F.
e) V, V, F, V, V.

Leia o trecho a seguir. "O que teria surgido primeiro? A Contabilidade para o usuário externo, aquela que apresenta informações para os agentes que estão fora da entidade? Ou seria a Contabilidade para o gestor interno da entidade, aquela que proporciona apoio ao processo decisório interno? Existem argumentos para se aceitar ou não uma e outra forma de perceber o tema, sendo possível encontrar aqueles que pensam que a Contabilidade ainda possa ser uma única. Na verdade, a separação nos dois grupos decorre do entendimento de que os usuários são diferentes, que apresentam distinções significativas em suas necessidades, perspectivas e expectativas de utilização das informações contábeis."
O fragmento anterior estabelece uma diferenciação entre dois dimensionamentos da contabilidade. A partir do trecho anterior, e considerando os seus estudos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os dois dimensionamentos que estão sendo comparados.
a) De custos e tributária.
b) Financeira e gerencial.
c) Administrativa e de custos.
d) De custos e judicial.
e) Judicial e tributária.

Leia atentamente o excerto a seguir. "Na contabilidade, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo da organização, ou seja, entre os bens e direitos que ela possui e suas obrigações. Em linhas gerais, o significado de patrimônio líquido corresponde à riqueza de uma organização, o que ela possui descontadas as contas que precisa pagar. Ele representa a fonte interna de recursos da empresa e o quanto seus proprietários têm investido na companhia."
O excerto traz a definição de patrimônio líquido. Considerando o conteúdo do livro-texto sobre Balanço Patrimonial, analise as afirmativas a seguir sobre o patrimônio líquido e sua composição de reservas:
I. Pertencem ao grupo do capital social: capital social, integralizado à empresa, e capital a realizar, ainda não integralizado.
II. No subgrupo das reservas, existem valores retidos, seja por vontade dos acionistas, seja por exigências legais.
III. Provisões são aquelas cuja certeza inexiste, ou seja, são realizadas contando com a probabilidade de algum evento não esperado pela entidade.
IV. Na distribuição dos dividendos da empresa, a reserva legal pode ser distribuída aos sócios.
a) I, II e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I e IV, apenas.
e) I e III, apenas.

Leia atentamente o excerto a seguir. "Através da DVA é possível estabelecer um paralelo entre o valor adicionado utilizado pelo segmento econômico e a distribuição econômica da entidade para cada segmento com o qual ela se relaciona, constituindo-se o PIB, gerado pela organização. Dessa forma, o valor adicionado está diretamente relacionado à formação do PIB de um país, sendo utilizado na macroeconomia para mensuração desse valor. [...] A DVA possibilita o conhecimento de informação social e econômica da empresa, e uma melhor avaliação das atividades exercida por ela dentro da sociedade. Diferentemente da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), onde a intenção é a expressão do lucro obtido pela empresa, sendo este dado voltado aos sócios e acionistas."
Levando em consideração os aspectos mais relevantes a serem divulgados na Demonstração do Valor Adicionado que cobrem a Lei de sociedade por ações, assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A DVA tem como foco demonstrar a distribuição da riqueza.
II. ( ) Riqueza são todos os benefícios econômicos gerados pelas empresas a diversas pessoas.
III. ( ) A DVA decide sobre alguma paralisação nas linhas de produção.
IV. ( ) O valor adicionado bruto é representado pela diferença entre as receitas operacionais e os insumos adquiridos de terceiros.
V. ( ) A DVA deve contar com as perdas inesperadas durante processos da entidade.
a) V, F, F, F, V.
b) V, V, F, V, F.
c) F, F, V, V, F.
d) V, V, F, F, V.
e) F, V, F, V, V.

Leia atentamente o excerto a seguir. "A apuração do custo das mercadorias e dos produtos vendidos está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período". Tanto as empresas comerciais, quanto as industriais tratam esta questão com muito cuidado e seriedade, pois o perfeito funcionamento e análises corretas destas movimentações por parte dos analistas financeiros asseguram o sucesso da empresa, trazendo lucros e minimizando os custos e despesas.
Considerando as informações apresentadas no conteúdo do livro-texto sobre o conceito de Custo da Mercadoria Vendida, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O cálculo do custo das mercadorias vendidas utilizado pelo comércio é um cálculo considerado muito simples.
II. Os estoques nessas empresas se destinam à revenda, sendo registrados saldos, compras e vendas.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
d) A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Com base no conteúdo do livro-texto da disciplina, é correto afirmar que as notas explicativas são apresentadas sistematicamente em uma determinada ordem, conforme as regras dos órgãos responsáveis. Analise cada conjunto de informações dispostos nessas regras e as correlacione com sua descrição correta.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1) Conjunto I
2) Conjunto II
3) Conjunto III
4) Conjunto IV
( ) Resume as políticas contábeis aplicadas que são importantes para as análises, auxiliando os usuários.
( ) Declara que as demonstrações foram realizadas conforme indicações e orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
( ) Informar sobre outros assuntos abordados que não estejam em nenhum bloco anterior e que sejam relevantes para a análise.
( ) Informa sobre as declarações apresentadas e sobre suas rubricas nas devidas ordens que se apresentam.
a) 3, 4, 1, 2.
b) 2, 1, 3, 4.
c) 2, 1, 4, 3.
d) 4, 2, 3, 1.
e) 1, 2, 4, 3.

A partir disso, e considerando os conteúdos abordados no livro-texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Agora, assinale a alternativa correta.
I. Em estruturas mais modestas, o profissional de Contabilidade responde pelo atendimento das necessidades de diversos públicos, o que gera um enfoque quantitativo na realização do trabalho. Em empresas maiores, isso muda.
II. Quanto maior a estrutura da empresa, existe uma tendência de que a necessidade de informações seja mais sofisticada e os resultados qualitativos do trabalho da área sejam mais observados em detrimento da quantidade.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia atentamente o excerto a seguir. "A entidade deve elaborar a DVA e apresentá-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis divulgadas ao final de cada exercício social. A elaboração da DVA consolidada deve basear-se nas demonstrações consolidadas e evidenciar a participação dos sócios não controladores [...] A DVA deve proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e a forma como tais riquezas foram distribuídas." COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS – CPC. CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado. Brasília. 2009. Disponível em: 175_CPC_09.pdf>. Acesso em: 02/02/2019.
Conforme o conteúdo do livro-texto da disciplina, vimos que na descrição do valor adicionado há vários elementos que devem constar no relatório. Com base nessas informações, relacione os itens abaixo ao que cada um corresponde na descrição da distribuição do valor adicionado.
1) Remuneração do trabalho.
2) Remuneração do governo.
3) Remuneração do capital de terceiros.
4) Remuneração aos acionistas.
5) Remuneração retida.
( ) Juros sobre capital próprio (JCP) e dividendos.
( ) Impostos, taxas e contribuições.
( ) Juros e aluguéis.
( ) Pessoal e encargos.
( ) Lucros retidos/prejuízos do exercício.
a) 5, 3, 4, 1, 2.
b) 4, 2, 3, 1, 5.
c) 4, 3, 5, 2, 1.
d) 5, 1, 2, 4, 3.
e) 2, 1, 3, 5, 4.

Leia atentamente o excerto a seguir: "Para atingir o próprio objetivo das demonstrações contábeis, de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa no exercício, há necessidade da divulgação dos principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, podendo-se denominá-la Sumário das Práticas Contábeis. O objetivo de divulgar uma Nota Explicativa com esse sumário é permitir aos usuários o conhecimento das práticas contábeis, necessário para melhor compreensão da situação patrimonial e financeira da empresa e de suas operações." IUDÍCIBUS, S. et al. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2010, p. 681.
Levando em consideração os aspectos mais relevantes a serem divulgados nas Notas Explicativas que cobrem a lei de sociedade por ações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A maneira que se definiram as aplicações em títulos e valores mobiliários.
II. ( ) Como se constituíram as perdas com créditos de liquidação duvidosas.
III. ( ) Decisões sobre alguma paralisação nas linhas de produção.
IV. ( ) Critérios de avaliação de estoques, de depreciação e de investimentos.
V. ( ) As perdas inesperadas durante processos da entidade.
a) V, V, F, F, V.
b) V, F, F, F, V.
c) F, F, V, V, F.
d) F, V, F, V, V.
e) V, V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir. "Os sistemas integrados de gestão, também chamados ERP (Enterprise Resource Planning), são usados por empresas de vários segmentos e tamanhos, e sua utilização racional impõe mudanças em processos administrativos, forçando os profissionais a se aprimorarem. Os profissionais da Contabilidade integram esse cenário, e podem se beneficiar do uso dos ERPs, por meio da obtenção e fornecimento de informações para uso operacional e gerencial. Uma vez implantado e bem usado, é possível reduzir os tempos de processamento e obtenção de informações, situação que permite que esses profissionais assumam novas posições e funções, para melhor compreender os modelos decisórios, e fornecer informações sob medida aos gestores".
O fragmento anterior remete aos tipos de atividades que podem ser desempenhados pelos profissionais nas empresas. Sobre este assunto, considerando seus estudos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Algumas funções da contabilidade são restritas a profissionais com nível superior.
II. ( ) O campo de trabalho pericial é aquele motivado por demandas judiciais.
III. ( ) A função de Auditoria Contábil desenvolve pesquisas e estudos científicos.
IV. ( ) Uma das possibilidades de atuações profissional é a carreira em magistério.
V. ( ) Por ser opcional em alguns tipos de negócios, existem empresas onde não há campo de atuação para profissionais de contabilidade.
a) F, V, F, F, V.
b) F, F, V, V, F.
c) V, V, F, V, F.
d) F, V, V, F, F.
e) V, V, F, V, V.

Leia o trecho a seguir. "O que teria surgido primeiro? A Contabilidade para o usuário externo, aquela que apresenta informações para os agentes que estão fora da entidade? Ou seria a Contabilidade para o gestor interno da entidade, aquela que proporciona apoio ao processo decisório interno? Existem argumentos para se aceitar ou não uma e outra forma de perceber o tema, sendo possível encontrar aqueles que pensam que a Contabilidade ainda possa ser uma única. Na verdade, a separação nos dois grupos decorre do entendimento de que os usuários são diferentes, que apresentam distinções significativas em suas necessidades, perspectivas e expectativas de utilização das informações contábeis."
O fragmento anterior estabelece uma diferenciação entre dois dimensionamentos da contabilidade. A partir do trecho anterior, e considerando os seus estudos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os dois dimensionamentos que estão sendo comparados.
a) De custos e tributária.
b) Financeira e gerencial.
c) Administrativa e de custos.
d) De custos e judicial.
e) Judicial e tributária.

Leia atentamente o excerto a seguir. "Na contabilidade, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo da organização, ou seja, entre os bens e direitos que ela possui e suas obrigações. Em linhas gerais, o significado de patrimônio líquido corresponde à riqueza de uma organização, o que ela possui descontadas as contas que precisa pagar. Ele representa a fonte interna de recursos da empresa e o quanto seus proprietários têm investido na companhia."
O excerto traz a definição de patrimônio líquido. Considerando o conteúdo do livro-texto sobre Balanço Patrimonial, analise as afirmativas a seguir sobre o patrimônio líquido e sua composição de reservas:
I. Pertencem ao grupo do capital social: capital social, integralizado à empresa, e capital a realizar, ainda não integralizado.
II. No subgrupo das reservas, existem valores retidos, seja por vontade dos acionistas, seja por exigências legais.
III. Provisões são aquelas cuja certeza inexiste, ou seja, são realizadas contando com a probabilidade de algum evento não esperado pela entidade.
IV. Na distribuição dos dividendos da empresa, a reserva legal pode ser distribuída aos sócios.
a) I, II e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I e IV, apenas.
e) I e III, apenas.

Leia atentamente o excerto a seguir. "Através da DVA é possível estabelecer um paralelo entre o valor adicionado utilizado pelo segmento econômico e a distribuição econômica da entidade para cada segmento com o qual ela se relaciona, constituindo-se o PIB, gerado pela organização. Dessa forma, o valor adicionado está diretamente relacionado à formação do PIB de um país, sendo utilizado na macroeconomia para mensuração desse valor. [...] A DVA possibilita o conhecimento de informação social e econômica da empresa, e uma melhor avaliação das atividades exercida por ela dentro da sociedade. Diferentemente da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), onde a intenção é a expressão do lucro obtido pela empresa, sendo este dado voltado aos sócios e acionistas."
Levando em consideração os aspectos mais relevantes a serem divulgados na Demonstração do Valor Adicionado que cobrem a Lei de sociedade por ações, assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A DVA tem como foco demonstrar a distribuição da riqueza.
II. ( ) Riqueza são todos os benefícios econômicos gerados pelas empresas a diversas pessoas.
III. ( ) A DVA decide sobre alguma paralisação nas linhas de produção.
IV. ( ) O valor adicionado bruto é representado pela diferença entre as receitas operacionais e os insumos adquiridos de terceiros.
V. ( ) A DVA deve contar com as perdas inesperadas durante processos da entidade.
a) V, F, F, F, V.
b) V, V, F, V, F.
c) F, F, V, V, F.
d) V, V, F, F, V.
e) F, V, F, V, V.

Leia atentamente o excerto a seguir. "A apuração do custo das mercadorias e dos produtos vendidos está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período". Tanto as empresas comerciais, quanto as industriais tratam esta questão com muito cuidado e seriedade, pois o perfeito funcionamento e análises corretas destas movimentações por parte dos analistas financeiros asseguram o sucesso da empresa, trazendo lucros e minimizando os custos e despesas.
Considerando as informações apresentadas no conteúdo do livro-texto sobre o conceito de Custo da Mercadoria Vendida, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O cálculo do custo das mercadorias vendidas utilizado pelo comércio é um cálculo considerado muito simples.
II. Os estoques nessas empresas se destinam à revenda, sendo registrados saldos, compras e vendas.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
d) A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Com base no conteúdo do livro-texto da disciplina, é correto afirmar que as notas explicativas são apresentadas sistematicamente em uma determinada ordem, conforme as regras dos órgãos responsáveis. Analise cada conjunto de informações dispostos nessas regras e as correlacione com sua descrição correta.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1) Conjunto I
2) Conjunto II
3) Conjunto III
4) Conjunto IV
( ) Resume as políticas contábeis aplicadas que são importantes para as análises, auxiliando os usuários.
( ) Declara que as demonstrações foram realizadas conforme indicações e orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
( ) Informar sobre outros assuntos abordados que não estejam em nenhum bloco anterior e que sejam relevantes para a análise.
( ) Informa sobre as declarações apresentadas e sobre suas rubricas nas devidas ordens que se apresentam.
a) 3, 4, 1, 2.
b) 2, 1, 3, 4.
c) 2, 1, 4, 3.
d) 4, 2, 3, 1.
e) 1, 2, 4, 3.

A partir disso, e considerando os conteúdos abordados no livro-texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Agora, assinale a alternativa correta.
I. Em estruturas mais modestas, o profissional de Contabilidade responde pelo atendimento das necessidades de diversos públicos, o que gera um enfoque quantitativo na realização do trabalho. Em empresas maiores, isso muda.
II. Quanto maior a estrutura da empresa, existe uma tendência de que a necessidade de informações seja mais sofisticada e os resultados qualitativos do trabalho da área sejam mais observados em detrimento da quantidade.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Prévia do material em texto

Envios de Questionário - Avaliação Final da Disciplina (presencial) 
Clislei Canto (nome de usuário: 1835551) 
Tentativa 1 
Por Escrito: mai 5, 2020 19:00 - mai 5, 2020 19:58 
Exibição do Envio 
liberado: mai 5, 2020 21:00 
 
 
Pergunta 1 
 
1 / 1 ponto 
Leia atentamente o excerto a seguir. 
"A entidade deve elaborar a DVA e apresentá-la como parte integrante das suas 
demonstrações contábeis divulgadas ao final de cada exercício social. A elaboração da DVA 
consolidada deve basear-se nas demonstrações consolidadas e evidenciar a participação dos 
sócios não controladores [...] A DVA deve proporcionar aos usuários das demonstrações 
contábeis informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e a 
forma como tais riquezas foram distribuídas." 
 
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS – CPC. CPC 09 – Demonstração do Valor 
Adicionado. Brasília. 2009. Disponível em: 175_CPC_09.pdf>. Acesso em: 02/02/2019. 
 
Conforme o conteúdo do livro-texto da disciplina, vimos que na descrição do valor adicionado 
há vários elementos que devem constar no relatório. Com base nessas informações, relacione 
os itens abaixo ao que cada um corresponde na descrição da distribuição do valor adicionado. 
 
1) Remuneração do trabalho. 
2) Remuneração do governo. 
3) Remuneração do capital de terceiros. 
4) Remuneração aos acionistas. 
5) Remuneração retida. 
 
( ) Juros sobre capital próprio (JCP) e dividendos. 
( ) Impostos, taxas e contribuições. 
( ) Juros e aluguéis. 
( ) Pessoal e encargos. 
( ) Lucros retidos/prejuízos do exercício. 
 
 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 
 
a) 
5, 3, 4, 1, 2. 
 
 
b) 
4, 2, 3, 1, 5. 
 
c) 
4, 3, 5, 2, 1. 
 
d) 
5, 1, 2, 4, 3. 
 
e) 
2, 1, 3, 5, 4. 
Exibir Comentários 
Pergunta 2 
 
1 / 1 ponto 
Leia atentamente o excerto a seguir: 
 
"Para atingir o próprio objetivo das demonstrações contábeis, de proporcionar informação 
acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa no exercício, 
há necessidade da divulgação dos principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, 
podendo-se denominá-la Sumário das Práticas Contábeis. O objetivo de divulgar uma Nota 
Explicativa com esse sumário é permitir aos usuários o conhecimento das práticas contábeis, 
necessário para melhor compreensão da situação patrimonial e financeira da empresa e de 
suas operações." 
 
IUDÍCIBUS, S. et al. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2010, p. 681. 
 
Levando em consideração os aspectos mais relevantes a serem divulgados nas Notas 
Explicativas que cobrem a lei de sociedade por ações, analise as afirmativas a seguir e assinale 
V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
 
I. ( ) A maneira que se definiram as aplicações em títulos e valores mobiliários. 
II. ( ) Como se constituíram as perdas com créditos de liquidação duvidosas. 
III. ( ) Decisões sobre alguma paralisação nas linhas de produção. 
IV. ( ) Critérios de avaliação de estoques, de depreciação e de investimentos. 
V. ( ) As perdas inesperadas durante processos da entidade. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
 
a) 
V, V, F, F, V. 
 
b) 
V, F, F, F, V. 
 
c) 
F, F, V, V, F. 
 
d) 
F, V, F, V, V. 
 
 
e) 
V, V, F, V, F. 
Exibir Comentários 
Pergunta 3 
 
1 / 1 ponto 
Leia o trecho a seguir. 
 
"Os sistemas integrados de gestão, também chamados ERP (Enterprise Resource Planning), são 
usados por empresas de vários segmentos e tamanhos, e sua utilização racional impõe 
mudanças em processos administrativos, forçando os profissionais a se aprimorarem. Os 
profissionais da Contabilidade integram esse cenário, e podem se beneficiar do uso dos ERPs, 
por meio da obtenção e fornecimento de informações para uso operacional e gerencial. Uma 
vez implantado e bem usado, é possível reduzir os tempos de processamento e obtenção de 
informações, situação que permite que esses profissionais assumam novas posições e funções, 
para melhor compreender os modelos decisórios, e fornecer informações sob medida aos 
gestores". 
PELEIAS, I. R. et al. Pesquisa sobre a percepção dos usuários dos módulos contábil e fiscal de 
um sistema ERP para o setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros. Revista de 
Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Online), São Paulo, v.6, n.2, p. 247-270, 2009. 
Disponível em: <www.scielo.br/pdf/jistm/v6n2/07.pdf>. Acesso em: 21/04/2017. 
 
O fragmento anterior remete aos tipos de atividades que podem ser desempenhados pelos 
profissionais nas empresas. Sobre este assunto, considerando seus estudos, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
 
I. ( ) Algumas funções da contabilidade são restritas a profissionais com nível superior. 
II. ( ) O campo de trabalho pericial é aquele motivado por demandas judiciais. 
III. ( ) A função de Auditoria Contábil desenvolve pesquisas e estudos científicos. 
IV. ( ) Uma das possibilidades de atuações profissional é a carreira em magistério. 
V. ( ) Por ser opcional em alguns tipos de negócios, existem empresas onde não há campo de 
atuação para profissionais de contabilidade. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 
 
a) 
F, V, F, F, V. 
 
b) 
F, F, V, V, F. 
 
 
c) 
V, V, F, V, F. 
 
d) 
F, V, V, F, F. 
 
e) 
V, V, F, V, V. 
Exibir Comentários 
Pergunta 4 
 
0 / 1 ponto 
Leia atentamente o excerto a seguir. 
Quanto aos critérios básicos de avaliação dos custos dos produtos em estoque "[...] conforme 
determina o Pronunciamento Técnico CPC 16 – Estoques, para fins de mensuração dos 
estoques, a regra é: valor de custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor. Por valor 
realizável líquido entende-se o preço de venda estimado no curso normal dos negócios 
deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se 
concretizar a venda". 
MARTINS, E. et al. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2013. p. 83. 
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto sobre as Contas dos 
Custos, analise as afirmativas a seguir. 
 
I. Os custos de aquisição das mercadorias devem ser alocados no Plano de Contas dos custos 
de mercadorias vendidas. 
 
II. Transportes e Seguros de mercadorias são custos, pois os valores correspondem às 
mercadorias que serão revendidas. 
 
III. Tributos devidos na aquisição são os impostos e taxas referentes às mercadorias de 
revenda da entidade. 
 
IV. Custos de Pessoal da administração estão elencados nas contas de custos de revenda. 
 
Estão corretas apenas o que se afirma em: 
 
 
 
a) 
I e IV. 
 
b) 
I, III e IV. 
 
c) 
I, II e III. 
 
d) 
II, III e IV. 
 
e) 
II e III. 
Exibir Comentários 
Pergunta 5 
 
1 / 1 ponto 
Leia o trecho a seguir. 
 
"O que teria surgido primeiro? A Contabilidade para o usuário externo, aquela que apresenta 
informações para os agentes que estão fora da entidade? Ou seria a Contabilidade para o 
gestor interno da entidade, aquela que proporciona apoio ao processo decisório interno? 
Existem argumentos para se aceitar ou não uma e outra forma de perceber o tema, sendo 
possível encontrar aqueles que pensam que a Contabilidade ainda possa ser uma única. Na 
verdade, a separação nos dois grupos decorre do entendimento de que os usuários são 
diferentes, que apresentam distinções significativas em suas necessidades, perspectivas e 
expectativas de utilização das informações contábeis." 
FREZATTI, F.; AGUIAR, A. B.; GUERREIRO, R. Diferenciações entre a Contabilidade [...]: uma 
pesquisa empírica a partir de pesquisadores de vários países. Revista de Contabilidade e 
Finanças, USP, São Paulo, n.44, p. 9 - 22, maio/agosto, 2007. Disponívelem: 
<www.scielo.br/pdf/rcf/v18n44/a02v1844.pdf>. Acesso em: 22/04/2017. 
 
O fragmento anterior estabelece uma diferenciação entre dois dimensionamentos da 
contabilidade. A partir do trecho anterior, e considerando os seus estudos, assinale a 
alternativa que apresenta corretamente os dois dimensionamentos que estão sendo 
comparados. 
 
 
a) 
De custos e tributária. 
 
 
b) 
Financeira e gerencial. 
 
c) 
Administrativa e de custos. 
 
d) 
De custos e judicial. 
 
e) 
Judicial e tributária. 
Exibir Comentários 
Pergunta 6 
 
0 / 1 ponto 
Leia atentamente o excerto a seguir. 
 
"Na contabilidade, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo da organização, 
ou seja, entre os bens e direitos que ela possui e suas obrigações. Em linhas gerais, o 
significado de patrimônio líquido corresponde à riqueza de uma organização, o que ela possui 
descontadas as contas que precisa pagar. Ele representa a fonte interna de recursos da 
empresa e o quanto seus proprietários têm investido na companhia." 
DICIONÁRIO FINANCEIRO. Patrimônio Líquido. 2017, [s.p.]. Disponível em: 
<www.dicionariofinanceiro.com/patrimonio-liquido>. Acesso em: 30/06/17. 
 
O excerto traz a definição de patrimônio líquido. Considerando o conteúdo do livro-texto sobre 
Balanço Patrimonial, analise as afirmativas a seguir sobre o patrimônio líquido e sua 
composição de reservas: 
 
I. Pertencem ao grupo do capital social: capital social, integralizado à empresa, e capital a 
realizar, ainda não integralizado. 
II. No subgrupo das reservas, existem valores retidos, seja por vontade dos acionistas, seja por 
exigências legais. 
III. Provisões são aquelas cuja certeza inexiste, ou seja, são realizadas contando com a 
probabilidade de algum evento não esperado pela entidade. 
IV. Na distribuição dos dividendos da empresa, a reserva legal pode ser distribuída aos sócios. 
 
Estão corretas: 
 
 
a) 
I, II e III, apenas. 
 
b) 
II e III, apenas. 
 
c) 
II, III e IV, apenas. 
 
d) 
I e IV, apenas. 
 
e) 
I e III, apenas. 
Exibir Comentários 
Pergunta 7 
 
1 / 1 ponto 
Leia atentamente o excerto a seguir. 
"Através da DVA é possível estabelecer um paralelo entre o valor adicionado utilizado pelo 
segmento econômico e a distribuição econômica da entidade para cada segmento com o qual 
ela se relaciona, constituindo-se o PIB, gerado pela organização. Dessa forma, o valor 
adicionado está diretamente relacionado à formação do PIB de um país, sendo utilizado na 
macroeconomia para mensuração desse valor. [...] A DVA possibilita o conhecimento de 
informação social e econômica da empresa, e uma melhor avaliação das atividades exercida 
por ela dentro da sociedade. Diferentemente da DRE (Demonstração do Resultado do 
Exercício), onde a intenção é a expressão do lucro obtido pela empresa, sendo este dado 
voltado aos sócios e acionistas." 
GRECCO, M. C. P.; et al. DVA – Demonstração do Valor Adicionado – Uma análise do setor que 
mais contribui para a distribuição de riqueza. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 
2010, Belo Horizonte. Belo Horizonte: 2010. Anais eletrônicos... Disponível em: 
<anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/634/634>. Acesso em: 03/02/2019. 
 
Levando em consideração os aspectos mais relevantes a serem divulgados na Demonstração 
do Valor Adicionado que cobrem a Lei de sociedade por ações, assinale V para a(s) 
verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
 
I. ( ) A DVA tem como foco demonstrar a distribuição da riqueza. 
II. ( ) Riqueza são todos os benefícios econômicos gerados pelas empresas a diversas pessoas. 
III. ( ) A DVA decide sobre alguma paralisação nas linhas de produção. 
IV. ( ) O valor adicionado bruto é representado pela diferença entre as receitas operacionais e 
os insumos adquiridos de terceiros. 
V. ( ) A DVA deve contar com as perdas inesperadas durante processos da entidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 
 
a) 
V, F, F, F, V. 
 
 
b) 
V, V, F, V, F. 
 
c) 
F, F, V, V, F. 
 
d) 
V, V, F, F, V. 
 
e) 
F, V, F, V, V. 
Exibir Comentários 
Pergunta 8 
 
1 / 1 ponto 
Leia atentamente o excerto a seguir. 
"A apuração do custo das mercadorias e dos produtos vendidos está diretamente relacionada 
aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por 
vendas realizadas no período". Tanto as empresas comerciais, quanto as industriais tratam 
esta questão com muito cuidado e seriedade, pois o perfeito funcionamento e análises 
corretas destas movimentações por parte dos analistas financeiros asseguram o sucesso da 
empresa, trazendo lucros e minimizando os custos e despesas. 
MARTINS, E. et al. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2013. p. 588. 
 
Considerando as informações apresentadas no conteúdo do livro-texto sobre o conceito de 
Custo da Mercadoria Vendida, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. O cálculo do custo das mercadorias vendidas utilizado pelo comércio é um cálculo 
considerado muito simples. 
 
Porque 
 
II. Os estoques nessas empresas se destinam à revenda, sendo registrados saldos, compras e 
vendas. 
 
A seguir, assinale a alternativa correta em relação às asserções. 
 
 
a) 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 
b) 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
c) 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
 
d) 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
 
 
e) 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Exibir Comentários 
Pergunta 9 
 
0 / 1 ponto 
Leia atentamente o excerto a seguir: 
 
"O Conselho Federal de Contabilidade, na norma NBC T-6, subitem 6.2, aprovada pela 
Resolução nº 737/92, também já dispunha sobre o conteúdo das Notas Explicativas. Entre 
outros pontos já contemplados anteriormente, aborda, além da ordem de apresentação das 
notas, que deve seguir a observada nas demonstrações contábeis, tanto para os agrupamentos 
quanto para as contas que os compõem, a necessidade de os dados permitirem comparações 
com os de períodos anteriores, não se limitando apenas às demonstrações contábeis, mas 
aplicando-se também à composição das contas, como Estoques, Imobilizado, entre outras, 
detalhadas em Notas Explicativas." 
 
IUDÍCIBUS, S.; et al. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2010, p. 678. 
 
Com base no conteúdo do livro-texto da disciplina, é correto afirmar que as notas explicativas 
são apresentadas sistematicamente em uma determinada ordem, conforme as regras dos 
órgãos responsáveis. Analise cada conjunto de informações dispostos nessas regras e as 
correlacione com sua descrição correta. 
 
1) Conjunto I 
2) Conjunto II 
3) Conjunto III 
4) Conjunto IV 
 
( ) Resume as políticas contábeis aplicadas que são importantes para as análises, auxiliando os 
usuários. 
( ) Declara que as demonstrações foram realizadas conforme indicações e orientações do 
Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). 
( ) Informar sobre outros assuntos abordados que não estejam em nenhum bloco anterior e 
que sejam relevantes para a análise. 
( ) Informa sobre as declarações apresentadas e sobre suas rubricas nas devidas ordens que se 
apresentam. 
 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 
 
a) 
3, 4, 1, 2. 
 
b) 
2, 1, 3, 4. 
 
c) 
2, 1, 4, 3. 
 
 
d) 
4, 2, 3, 1. 
 
e) 
1, 2, 4, 3. 
Exibir Comentários 
Pergunta 10 
 
0 / 1 ponto 
Em uma pesquisa sobre os tipos de contabilidade foram coletados os seguintes resultados: 
a) os motivos mais citados pelos respondentes que indicaram a necessidade de existência de 
duas contabilidades foram as diferenças qualitativas,o custo-benefício compensa e as 
diferenças numéricas. 
b) aqueles que responderam que não há necessidade de duas contabilidades justificaram 
dizendo que as diferenças numéricas não são significativas, o custo-benefício não compensa e 
as diferenças qualitativas não são significativas. 
Da observação das justificativas indicadas, percebe-se que não parece existir um motivo 
absoluto para a existência de uma ou de duas contabilidades, mas sim uma conjugação de 
fatores e percepções opostas em relação aos motivos que levariam à existência das duas 
contabilidades. 
 
FREZATTI, F.; AGUIAR, A. B.; GUERREIRO, R. Diferenciações entre a Contabilidade [...]: uma 
pesquisa empírica a partir de pesquisadores de vários países. Revista de Contabilidade e 
Finanças, USP, São Paulo, n.44, p. 9 - 22, maio/agosto, 2007. Disponível em: 
<www.scielo.br/pdf/rcf/v18n44/a02v1844.pdf>. Acesso em: 22/04/2017. 
 
O fragmento anterior refere-se aos dimensionamentos da contabilidade, que está relacionado 
com o formato que as áreas responsáveis pela contabilidade assumem em cada empresa. A 
partir disso, e considerando os conteúdos abordados no livro-texto, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. Em estruturas mais modestas, o profissional de Contabilidade responde pelo atendimento 
das necessidades de diversos públicos, o que gera um enfoque quantitativo na realização do 
trabalho. Em empresas maiores, isso muda. 
 
Porque 
 
II. Quanto maior a estrutura da empresa, existe uma tendência de que a necessidade de 
informações seja mais sofisticada e os resultados qualitativos do trabalho da área sejam mais 
observados em detrimento da quantidade. 
 
Agora, assinale a alternativa correta. 
 
 
a) 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
b) 
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
 
c) 
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
 
d) 
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 
e) 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa. 
Exibir Comentários 
 
 
 
 
 
 
Pontuação da Tentativa: 
 
6 / 10 - 60 % 
Nota Geral (maior tentativa): 
 
6 / 10 - 60 %

Mais conteúdos dessa disciplina