Buscar

Filologia prova 3 discursiva UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A filologia amplia nosso olhar, fundamentando nossas discussões a partir da história. O português, para ser o que é hoje, surgiu a partir de um percurso - desde o itálico, sendo alterado por história, lutas de poder e contato com outras línguas. Assim, nossa língua possui uma história. Disserte sobre o percurso da nossa língua: do itálico ao português.
	Resposta Esperada:
O Itálico era uma língua indo-europeia falada na Península Itálica. O Latim era um dialeto que, adiante, com a ascensão de Roma, foi considerado mais que um dialeto: passou a ser visto como uma língua. Essa língua foi levada aos povos colonizados da Europa - uma dessas regiões foi a Ibéria. Lá, o latim (que já não era o falado pela elite romana) foi se misturando a outras lá existentes e, adiante, às línguas de outros colonizadores (principalmente após a queda do império romano). A partir disso, essas línguas foram se alterando e formando os chamados romances. Uma delas é o romance ibérico, a partir do qual, adiante, surgiu o português.
	2.
	É parte do processo pedagógico trazer estágios anterior do português para que os alunos possam visualizar as mudanças e as permanências. Nessa prática, o professor está fazendo uso das marcas dos seus estágios anteriores de uma língua. Assim sendo, faz-se necessário explorar comentários quando eles ocorrerem em sala. Um dos comentários pode ser a partir da forma "vou na sala". Quando tal forma ocorrer em sala e houver algum tipo de piada, os professores podem apresentar uma explicação aos seus estudantes. Esse e outros casos podem ser explicados a partir dos estudos da Filologia. A partir de tais estudos, disserte sobre a intervenção possível no caso "vou na sala".
	Resposta Esperada:
Essa forma de expressão é bem comum e, quando ela acontecer, pode ser explorada pelo professor. Com relação ao "vou na sala", se houver piada sobre a ocorrência, os professores podem demonstrar que se trata de uma forma de preconceito, devido ao desconhecimento de alguns itens. O professor pode explorar a fala, explicando que esse uso se deve ao seguinte fato: no português arcaico, tanto o "em" quanto o "a" eram usados com verbos de movimento. É possível sensibilizar os estudantes para o fato de previsto no português as duas formas há mais de dois milênios.

Outros materiais