Buscar

Fundamentos e Teoria Organizacional 2

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637347) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17990708
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O modelo desenvolvido por Hawthorne buscou humanizar o trabalho das pessoas. Em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou-se verificar a produtividade no local de trabalho dentro dos princípios da Teoria Clássica (RICHTER, 2016). Sobre as fases do modelo de Hawthorne, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira fase.
II- Segunda fase.
III- Terceira fase.
IV- Quarta fase.
(    ) Trouxe para a organização um novo modelo de coordenação e a criação de entrevistas para identificar os problemas que eram gerados dentro da empresa.
(    ) Identificou-se que a parte psicológica do operário estava sendo afetada pelo fator iluminação.
(    ) Foi verificado que os funcionários, utilizando métodos poucos convencionais, após chegarem ao seu objetivo de produção, passavam a diminuir o ritmo de trabalho.
(    ) Percebeu-se que um trabalho em equipe com intervalos e um ambiente com iluminação adequada proporcionavam o melhoramento da produtividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	I - III - II - IV.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	IV - III - I - II.
	2.
	Para Herzberg, o comportamento humano tem dois fatores distintos que fazem explicar essa situação em todos os ambientes em que está interagindo. Os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. O oposto de insatisfação não é a satisfação, mas nenhuma insatisfação. Com relação aos fatores propostos por  Herzberg, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades fisiológicas, pois remetem ao ambiente de trabalho, qual serviço está executando, envolvendo os sentimentos em seu crescimento profissional e individual, reconhecimento, autorrealização e, consequentemente, depende do papel dentro da organização.
	 b)
	Fatores higiênicos ou extrínsecos: localizados ao redor do ambiente de trabalho. Essa situação se dá nas pessoas que desempenham o seu serviço, é um fator que não dá para controlar, considerando o salário, o relacionamento entre os superiores, clima de relacionamento entre empresa e funcionário, condições físicas, normas e políticas da empresa e suas diretrizes.
	 c)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades de estima e autorrealização. Fatores motivacionais estão relacionados às necessidades fisiológicas, de segurança e sociais.
	 d)
	Fatores motivacionais ou intrínsecos são localizados ao redor do ambiente de trabalho. Essa situação se dá nas pessoas que desempenham o seu serviço, é um fator que não dá para controlar, considerando o salário, o relacionamento entre os superiores, o clima de relacionamento entre empresa e funcionário, as condições físicas, as normas e as políticas da empresa e suas diretrizes.
	3.
	A administração de uma empresa é guiada pelos estilos que o comportamento humano apresenta na organização. Esse estilo pode ser projetado e modificado conforme o passar do tempo e de situações adversas que a organização enfrenta (CHIAVENATO, 2011).  A teoria Y possui uma visão otimista e moderna sobre a eficiência do comportamento humano e da administração de pessoas. Com relação à concepção da Teoria Y, analise as afirmativas a seguir:
I- As pessoas gostam de trabalhar no que estão desenvolvendo. Em alguns casos, o trabalho é uma forma de satisfação e de recompensa quando voluntariamente desempenhado. Esse estilo de trabalho é tão natural que para o funcionário é como se fosse descansar ou realizar alguma atividade física, como jogar.
II- As pessoas têm grande potencial de autocontrole e autodisciplina, buscando assumir responsabilidades e desenvolver os objetivos que lhe foram confiados.
III- O homem tem a tendência de aceitar certas condições, e buscar responsabilidades, mas, às vezes, fugir dessas responsabilidades se deve à falta de ambição, preocupação na segurança e experiências anteriores insatisfatórias. Claro que depende de cada pessoa, esse comportamento não é uma causa, mas experiências
anteriores negativas em outras organizações.
IV- Para não assumir riscos e garantir sua segurança, tem-se uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando sugeridas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	4.
	Após muitas críticas à Teoria Científica de Taylor e à Clássica de Fayol, pelo fato da ênfase ser apenas nas máquinas e preferencialmente com eficiência máxima, houve necessidade de mudanças no ambiente de trabalho com relação ao funcionário, pois a modernidade chegou e trouxe com ela a implantação de sindicados (RICHTER; VICENZI, 2016). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a forma como o indivíduo era visto frente às Teorias Científica e Clássica: 
FONTE: RICHTER, Rosana; VICENZI, Tulio. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
	 a)
	Empreendedor.
	 b)
	Parceiro da empresa.
	 c)
	Fonte de inovação.
	 d)
	Mão de obra.
	5.
	Para entender cada tipo de organização, pode-se dizer que a formal é conduzida pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógico. A informal, por outro lado, é conduzida por costumes, tradições e nas normas sociais. Algumas das características estudadas na Teoria das Relações Humanas apresentam uma forma muito bem planejada, apesar de se considerar informal e que muitos ainda pensam ser um modelo desorganizado, no entanto há muitas empresas que buscam esse modelo de trabalho (CHIAVENATO, 2011). Sobre estas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Relação de ideias e oposição.
II- Status.
III- Colaboração espontânea.
IV- Possibilidade da oposição à organização informal.
(    ) Mesmo que a interação seja em grupo, cada indivíduo busca seu lugar dentro da organização na forma de promoção ou apenas da posição social em que está inserido.
(    ) Esse modelo de organização informal é praticado por pessoas que, independentemente do que fazem, têm a espontaneidade em auxiliar no que é preciso dentro da empresa.
(    ) Os indivíduos criam grupos sociais, independentemente da hierarquia nos diferentes departamentos ou setores, criando uma relação pessoal de simpatia e ideias, ou de oposição.
(    ) Muitas vezes, o modelo informal pode estar em contradição com as ideias formais da organização, mas a boa relação dos indivíduos pode gerar novas ideias e proporcionar satisfação, tanto para os grupos como para a organização. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	II - III - I - IV.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	II - I - III - IV.
	6.
	A Teoria das Relações Humanas abriu espaço para a discussão, dentre outros temas, a respeito da liderança e da motivação relacionadas ao trabalho. Nesse contexto, é possível, por exemplo, destacarmos os estilos de lideranças: autocrática, democrática e liberal. Sobre cada um desses objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No estilo de liderança autocrática, as tarefas são escolhidas pelos grupos.
(    ) No estilo de liderança democrática,há uma discussão grupal a respeito das metas e providências a serem assumidas.
(    ) No estilo de liderança liberal, o líder determina a tarefa a ser executada por cada membro.
(    ) No estilo de liderança autocrática, o líder é quem determina a tarefa que cada um deverá executar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Dentro da Teoria das Relações Humanas, vários tipos de organizações são apresentadas. Um tipo de organização é aquele conduzido pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógico. Já o outro tipo de organização é conduzido por costumes, tradições e normas sociais (RICHTER; VICENZI, 2016). Sobre os tipos de organizações mencionados, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana; VICENZI, Tulio. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
	 a)
	Informal - Democrática.
	 b)
	Democrática - Hierárquica.
	 c)
	Formal - Informal.
	 d)
	Formal - Hierárquica.
	8.
	O modelo de Hawthorne é marcante dentro da Teoria das Relações Humanas. Esse modelo buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa, buscou-se verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica (RICHTER; VICENZI, 2016). Em quantas fases foi desenvolvido esse modelo? 
FONTE: RICHTER, Rosana; VICENZI, Tulio. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
	 a)
	Três fases.
	 b)
	Duas fases.
	 c)
	Quatro fases.
	 d)
	Uma fase.
	9.
	O Desenvolvimento Organizacional é uma continuação da Teoria Comportamental, não é propriamente uma teoria administrativa, mas um desdobramento prático e operacional em sentido da Teoria Sistêmica. A origem do DO tem motivado os administradores e consultores a trabalharem de modo em que as pessoas se sintam parte da organização. Assim, foram atribuídos vários fatores para seu surgimento (CHIAVENATO, 2011). Com relação aos fatores para o surgimento do Desenvolvimento Organizacional, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	Diversidades de mudanças no mundo: necessidade de a organização estar pronta para as transformações de forma rápida e inesperada, complexidade maior nas organizações, a tecnologia envolve pessoas com competências diferentes para a integração na DO - mudanças no comportamento.
	 b)
	Modelos de desenvolvimento individual: pessoal, individualização, indivíduo dentro da empresa, com objetivo de dar ênfase e alcançar os objetivos do próprio indivíduo.
	 c)
	Conflitos interpessoais: foram criados grupos de pessoas que se alteraram entre organizações públicas e privadas, o DO é o meio termo entre a Teoria Comportamental e a Teoria Sistêmica, que buscou na psicologia uma forma para um novo modelo de administração.
	 d)
	Motivação humana: observa-se que nem sempre os objetivos da empresa estão de acordo com os objetivos do indivíduo. Com isso, muitas vezes, o sistema se torna ineficiente, retardando ou até impedindo que a organização alcance seus objetivos.
	10.
	De acordo com Chiavenato (2011), a liderança tem uma função importante no desenvolvimento das pessoas, pois os colaboradores veem no líder um responsável a ser seguido. Os humanistas defendem que este tipo de liderança pode se dividir em quatro dimensões. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	Liderança como um fenômeno de influência pessoal; liderança como um processo de redução da incerteza dos indivíduos; liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado; liderança como um processo em função dos colaboradores.
	 b)
	Liderança como um fenômeno de influência pessoal; liderança como um processo de redução da incerteza dos indivíduos; liderança como uma relação burocrática entre líder e gestores; liderança como um processo em função do líder.
	 c)
	Liderança como um fenômeno de influência interpessoal; liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo; liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado; liderança como um processo em função do líder.
	 d)
	Liderança como um fenômeno de influência pessoal; liderança como um processo de redução da incerteza dos indivíduos; liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado; liderança como um processo em função do líder.
Parte inferior do formulário

Continue navegando