Buscar

4 1 - Decorrências da Abordagem Neoclássica - Departamentalização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Decorrências da Abordagem Neoclássica - Departamentalização:
Perguntas para revisão e discussão:
1. Defina especialização vertical e horizontal nas organizações:
R: A especialização vertical é uma divisão do trabalho em termos de autoridade e responsabilidade. A especialização horizontal é uma divisão do trabalho em termos de diferenciação, entre os diversos tipos de tarefas executadas pelos órgãos.
2. Defina departamentalização:
R: Pode ser definida como o agrupamento de atividades distintas em unidades especializadas dentro de uma organização. Seus objetivos são organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados.
3. Quais os tipos de departamentalização?
R: Por produtos, por localização, por funções, por clientes, por processo e por projetos.
4. Departamentalização por funções: características, vantagens, desvantagens e aplicações:
R: Característica: Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho. Vantagens: Melhora a coordenação interdepartamental; Incentiva à especialização técnica; Orienta as pessoas para uma específica atividade; Ocorre uma redução de custos. Desvantagens: A cooperação e comunicação interdepartamental é reduzida em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos; Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas; Devido à focalização interna de cada departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas de coordenação para os níveis mais elevados da organização; A estrutura funcional tende a ser muito burocratizada.
5. Departamentalização por produtos ou serviços: características, vantagens, desvantagens e aplicações:
R: Característica: Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços realizados, ou seja, os resultados esperados da empresa. Vantagens: A responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço; Facilita a coordenação interdepartamental; Melhorias na qualidade e facilidade de inovações; Permite flexibilidade; As tomadas de decisões são mais independentes. Desvantagens: Trazem elevados custos operacionais; Ocorre redução nas oportunidades de carreira; Existe uma dificuldade na busca e/ou pedido de um determinado produto ou serviço; Demora no reconhecimento de melhorias.
6. Departamentalização por localização geográfica: características, vantagens, desvantagens e aplicações:
R: Característica: Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com a localização geográfica onde o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela organização. Vantagens: Útil quando as situações externas favorecem a organização; Cada departamento opera em um território como se fosse uma organização independente; A organização é mais voltada para o seu ambiente territorial e para o seu mercado. Desvantagens: O enfoque territorial tende a deixar para segundo plano a coordenação entre os departamentos; Os sistemas internos precisam ser organizados de diferentes maneiras para servir os diferentes segmentos territoriais de mercado; Cada departamento possui seus próprios recursos, com isso ocorre uma duplicidade de esforços e recursos.
7. Departamentalização por clientela: características, vantagens, desvantagens e aplicações:
R: Característica: É a organização que faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de cliente ou mercado para quem o produto ou serviço é realizado. Vantagens: A focalização é exclusivamente no cliente; A focalização externa na clientela torna a organização mais atenta para as mudanças das necessidades e preferências dos clientes; As decisões internas são rapidamente tomadas através do retorno proporcionado pelos clientes. Desvantagens: Ocorre duplicidade de esforços e recursos; Os sistemas internos precisam ser organizados de diferentes maneiras para servir os diferentes segmentos de cliente; As demais atividades e objetivos da organização, por exemplo, produtividade e eficiência, podem tornar-se secundários.
8. Departamentalização por processo: características, vantagens, desvantagens e aplicações:
R: Característica: É a organização que faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as etapas de execução de um processo. Vantagens: Extrai vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia; Cada unidade organizacional é uma etapa no desenvolvimento do produto. Desvantagens: Quando a tecnologia utilizada sofre mudanças a ponto de alterar o processo; Por existir isolamento dos outros departamentos; Com o mesmo problema encontrado na estrutura funcional; Cada administrador no departamento de processos é especialista em apenas uma parte do processo.
9. Departamentalização por projetos: características, vantagens, desvantagens e aplicações:
R: Característica: É a organização que faz uma abordagem divisional, envolvendo a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com os resultados de um ou mais projetos executados pela organização. Vantagens: Melhor cumprimento de prazos e melhor atendimento ao cliente do projeto; Grande concentração de diferentes recursos. Desvantagens: Quando termina um projeto, a empresa pode ser obrigada a dispensar pessoal ou paralisar máquinas e equipamentos se não tiver outro projeto em vista; Devido à descontinuidade e limitações, a departamentalização por projeto pode provocar em muitas pessoas desanimo pela imprevisibilidade de futuro no emprego.
10. Explique os princípios utilizados para a departamentalização:
R: A departamentalização tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados. Para se realizar a Departamentalização, é preciso fazer uma análise cuidadosa das tarefas. Recomenda-se a utilização dos princípios de diferenciação e de integração das tarefas. Tarefas diferentes devem ser realizadas por departamentos diferentes, ao passo que tarefas semelhantes devem ser agrupadas em um mesmo departamento. Além desse, podem ser citados: Princípio do maior uso: o departamento que mais realiza uma determinada tarefa deve ser responsável por ela; Princípio de maior interesse: a supervisão de uma tarefa deve ficar a cargo do departamento e do gerente que tem mais interesse em ter essa tarefa realizada com sucesso; Princípio de separação do controle: tarefas de supervisão devem ser separadas das tarefas de execução; Princípio da supressão da concorrência: as atividades de um departamento não podem ser realizadas também por outro. Caso essa repetição seja detectada, é preciso que a função seja restringida a apenas um departamento para se evitar o desperdício de recursos e tempo.
Decorrências da Abordagem 
Neoclássica 
-
 
Departamentalização
:
 
Perguntas para revisão
 
e discussão:
 
1.
 
Defina especialização vertical e horizontal nas organizações:
 
R:
 
A especialização vertical é uma divisão do trabalho em termos de autoridade e 
responsabilidade. A especialização horizontal é uma divisão do trabalho em termos de 
diferenciação,
 
entre os diversos tipos de tarefas executadas pelos órgãos.
 
2.
 
Defina departamentalização:
 
R: 
Pode ser definida como o agrupamento de atividades distintas em unidades especializadas 
dentro de uma organização. Seus objetivos são organizar, facilitar a supervi
são e a coordenação, 
e otimizar a busca por resultados.
 
3.
 
Quais os tipos de departamentalização?
 
R: 
Por produtos, por localização, por funções, por clientes, por processo e por projetos.
 
4.
 
Departamentalizaçãopor funções: características, vantagens, desvantage
ns e aplicações:
 
R:
 
Característica: 
Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por 
pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e 
tarefas comuns dentro do processo de 
trabalho.
 
Vantagens:
 
Melhora a coordenação 
interdepartamental; 
Incentiva à especialização técnica; 
Orienta as pessoas para uma específica 
atividade; Ocorre uma redução de custos.
 
Desvantagens:
 
A cooperação e comunicação 
interdepartamental é 
reduzida
 
em decorrência do isolamento em relação aos outros 
departamentos;
 
Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas
; 
Devido à focalização 
interna de cada departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma 
carência de 
estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas 
de coordenação para os níveis mais elevados da organização
;
 
A estrutura funcional tende a ser 
muito burocratizada
.
 
5.
 
Departamentalização por produtos ou serviços: característic
as, vantagens, desvantagens e 
aplicações:
 
R:
 
Característica:
 
Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a 
diferenciação e o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços 
realizados, ou seja, os r
esultados esperados da empresa.
 
Vantagens:
 
A responsabilidade é 
totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço
; 
Facilita a coordenação interdepartamental
; 
Melhorias na qualidade e facilidade de inovações
; 
Permite
 
flexibilidade
; 
As tomadas de decisões são mais independentes
. 
Desvantagens:
 
Trazem 
elevados custos operacionais
; 
Ocorre redução nas oportunidades de carreira
; 
Existe uma 
dificuldade na busca e/ou pedido de um determinado produto ou serviço
; 
Demora no 
reconhecimento de melhorias
.
 
6.
 
Departamentalização por localização geográfica: características, vantagens, desvantagens e 
aplicações:
 
R:
 
Característica:
 
Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a 
diferenciação e o agrupament
o das atividades de acordo com a localização geográfica onde o 
Decorrências da Abordagem 
Neoclássica - Departamentalização: 
Perguntas para revisão e discussão: 
1. Defina especialização vertical e horizontal nas organizações: 
R: A especialização vertical é uma divisão do trabalho em termos de autoridade e 
responsabilidade. A especialização horizontal é uma divisão do trabalho em termos de 
diferenciação, entre os diversos tipos de tarefas executadas pelos órgãos. 
2. Defina departamentalização: 
R: Pode ser definida como o agrupamento de atividades distintas em unidades especializadas 
dentro de uma organização. Seus objetivos são organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, 
e otimizar a busca por resultados. 
3. Quais os tipos de departamentalização? 
R: Por produtos, por localização, por funções, por clientes, por processo e por projetos. 
4. Departamentalização por funções: características, vantagens, desvantagens e aplicações: 
R: Característica: Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por 
pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e 
tarefas comuns dentro do processo de trabalho. Vantagens: Melhora a coordenação 
interdepartamental; Incentiva à especialização técnica; Orienta as pessoas para uma específica 
atividade; Ocorre uma redução de custos. Desvantagens: A cooperação e comunicação 
interdepartamental é reduzida em decorrência do isolamento em relação aos outros 
departamentos; Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas; Devido à focalização 
interna de cada departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma 
carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas 
de coordenação para os níveis mais elevados da organização; A estrutura funcional tende a ser 
muito burocratizada. 
5. Departamentalização por produtos ou serviços: características, vantagens, desvantagens e 
aplicações: 
R: Característica: Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a 
diferenciação e o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços 
realizados, ou seja, os resultados esperados da empresa. Vantagens: A responsabilidade é 
totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço; 
Facilita a coordenação interdepartamental; Melhorias na qualidade e facilidade de inovações; 
Permite flexibilidade; As tomadas de decisões são mais independentes. Desvantagens: Trazem 
elevados custos operacionais; Ocorre redução nas oportunidades de carreira; Existe uma 
dificuldade na busca e/ou pedido de um determinado produto ou serviço; Demora no 
reconhecimento de melhorias. 
6. Departamentalização por localização geográfica: características, vantagens, desvantagens e 
aplicações: 
R: Característica: Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a 
diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com a localização geográfica onde o

Continue navegando

Outros materiais