Buscar

Patologia Ceramicas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
CAMPUS CHAPECÓ
Patologia nas Cerâmicas.
Destacamento das placas:
Trata-se de uma patologia crítica, sobretudo, quando se trata de revestimento em fachadas, que preocupa, tanto pelo risco de acidentes, quanto pela desvalorização do empreendimento e pelo comprometimento das funções de proteção do edifício. 
Destacamento das placas:
	
	
Como recuperar o revestimento solto:
	
EFLORESCÊNCIA
São depósitos cristalinos de cor branca surgem na superfície do revestimento, como piso (cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas com salitre. Os depósitos acontecem quando os sais solúveis nos componentes das alvenarias, nas argamassas de emboço, de fixação, de rejuntamento ou nas placas cerâmicas são transportados pela água utilizada na construção, na limpeza ou vinda de infiltrações, através dos poros dos componentes de revestimento.
	
EFLORESCÊNCIA
	
Ambientes externo, causas:
→Quantidade de água excessiva
→ Elevação de temperatura
→Porosidade dos componentes
	
Ambientes Internos, causas:
→Alto teor de sais solúveis (cozinhas)
→ Pressão hidrostática favorável a migração das moléculas de sal
→ Presença de água.
 
Como evitar: 
Para evitar que ocorram eflorescências em áreas úmidas, o ideal é usar o cimento certo para essas áreas, este cimento, ideal para áreas úmidas, é o CP IV. Mas em algumas regiões do Brasil ele é de difícil acesso, neste caso recomenda-se o cp-III que contem teor de hidróxido de cálcio
	
	
Trincas, Fissuras e Gretamento 
Trincas- Rupturas por esforço mecânicos, que causam a separação das placas em partes, com aberturas superiores a 1mm
Fissuras- Rompimento nas placas, com aberturas inferiores a 1mm, e que não causam ruptura total da placa. 	Fissura- 59%-piso 41%-parede
Gretamento- Uma serie de aberturas inferiores a 1mm e que ocorre na superfície esmaltada, dando um aparência de teia de aranha 
Fissura
Gretamento
Trinca
Para evitar, deve-se usar argamassas bem dosadas ou colantes
Deterioração de juntas
	O problema de deterioração de juntas compromete o desempenho de todo o revestimento cerâmico, já que as juntas são as responsáveis pela estanqueidade do revestimento e pela capacidade deste de absorver deformações. 
Sinais de que está ocorrendo uma deterioração das juntas são: perda de estanqueidade da junta e envelhecimento do material de preenchimento. 
	Pode ocorrer devido a procedimentos incorretos de limpeza que podem deteriorar parte de seu material constituinte. Além disso, os ataques agressivos do meio ambiente e as solicitações devido a movimentos diferenciais 
	As maneiras de se evitar é controle da execução do rejuntamento / preenchimento das juntas de movimentação, bem como à escolha de materiais de preenchimento que atendam aos requisitos de projeto. 
Fungo e alga no rejuntamento
	Presença de fungos e algas que se proliferaram na argamassa de rejunte, são causados pelo uso de argamassa de rejunte com porosidade elevada e sem adição de agentes resistentes a esses microorganismos.
	Em pouco tempo, a fachada, mesmo se bem-executada, pode ficar com a estética comprometida, necessitando de manutenção periódica
	Para evitar esses fungos deve ser usado agentes resistentes e deve-se ter um cuidado na limpeza da cerâmica, pois se o revestimento estiver muito molhado cria esta espécie de mofo.
Falha no selante da junta de movimentação
	Falhas durante o preenchimento das juntas das propriedades iniciais, causadas pelas intensidades de movimentação e pelas condições de exposição, as quais podem ser evitadas pela adoção de procedimentos simples de preparo da superfície e escolha e aplicação do produto. 
	Falha no tratamento da junta de movimentação com selante pode implicar ocorrência de futura infiltração, sinal de seção transversal não retangular, ausência de limitador de profundidade (tarugo de espuma de polietileno) e falta de cuidado na limpeza da abertura.

Continue navegando