Buscar

FOLHA DE ATIVIDADE pratica Francisco - Atividade Reflexiva I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Francisco Aparecido de Camargo
	RGM: 18848346
	Curso: Pedagogia
Prática Pedagógica do Professor
O segredo da renovação de nossas escolas, no sentido de se adaptarem às novas exigências da formação e da educação, do ensino e da aprendizagem, em mudanças profundas e aceleradas, passa por uma mudança qualitativa, radical, dos professores. Não se trata apenas de saber mais, mas de um saber qualitativamente diferente que assenta numa atitude e numa maneira de ver diferentes (ALARCÃO e TAVARES, 2003).
Como lembram Alarcão e Tavares, é preciso que os professores construam um saber qualitativamente diferente, assentado em atitudes e maneiras de ver diferentes, para que a escola possa ser renovada. Acreditamos que pela reflexão, individual e coletiva, sobre a prática docente é possível chegarmos a esse saber diferente, pois reconhecemos o professor como a figura central no processo educativo, mas estendemos esta responsabilidade de aprendizado também às instituições, seus demais atores e gestores, recomendando empenharem seu esforço, entusiasmo e criatividade e participarem ativamente do processo educativo. Desse modo, vemos a escola como um local de permanente aprendizagem e em contínua interação produtiva.
Partindo desse ponto, se observa que o corpo docente do Colégio Múltiplo, dentro da sua prática pedagógica procura trazer aos seus alunos uma forma diferenciada no seu aprendizado, isto se dá através da percepção e ajustes necessários na sua aprendizagem.
Então valorizar e respeitar a criança como ser pensante, se faz presente nessa prática, e assim buscar um desenvolvimento seja ele cognitivo, interativo, criativo, optativo, além do motor estão presentes também nessa prática.
As “práxis” (ação- reflexão-ação) oferecem autonomia aos professores para expandirem o currículo, oferecendo mais conteúdo aos alunos a partir do currículo base, a fim de enriquecer ainda mais o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos, de modo que tenham um leque maior de conhecimento.
Na escola em que realizei meu estágio, percebi que as professoras realizavam o processo de ação-reflexão-ação, pois sempre apresentavam materiais extras nas suas atividades pedagógicas, buscando por novas formas de ensino para se chegar aos alunos que, apresentavam alguma dificuldade. Atrelado a isso tinha o cuidar. 
Cuidar significa, criar um ambiente que garanta o conforto da criança em relação ao sono, fome, sede, higiene, e também sua segurança física e mental, necessários à sua educação. (Apostila I, página 12).
“Unir cuidados e conteúdo é oferecer ao mesmo tempo afeto e Educação desde os primeiros anos de vida”, Beatriz Ferraz. (Apostila I, página 14).
Concluímos através dessas considerações que cuidar e educar precisam e devem ser trabalhados juntos em total equilíbrio, as crianças precisam de cuidados especiais, são cidadãs em formação e, portanto, agentes ativos da sociedade onde vivemos. (Apostila I, página 15)
Ser professor pede comprometimento com seus alunos e consigo mesmo, em ações constantes de pesquisa e aprendizagem, na constituição da própria prática e no crescimento de seus alunos. (Apostila I, página 15)
Referência Bibliográfica:
Alarcão, I., & Tavares, J. (2003). Supervisão da prática pedagógica. Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem (2.ª ed.). Coimbra: Almedina,
Universidade Cruzeiro do Sul EAD. Unidade I – Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado.

Mais conteúdos dessa disciplina