Buscar

Platão filosofia

Prévia do material em texto

Atividade de campo : Platão
Platão descreve em sua obra principal, ''A República'', como deve ser o agir filosófico. Para isso ele se utiliza de uma alegoria onde o homem inicialmente vive preso dentro de uma caverna, sendo estimulado por sombras feitas com fogo, que representam as sensações.. Porém é possível que esse homem saia da caverna após um processo longo e doloroso, que visa a emancipação humana. O homem então sai da caverna e vê o Sol, que representa a razão da Filosofia. Então esse homem deve voltar para libertar demais prisioneiros, ou seja, iluminar outras pessoas.
Os cavernícolas (homens das cavernas) para Platão são as pessoas que não despertaram para o uso filosófico da razão humana. São pessoas que vivem baseadas somente nas aparências e sensações, estando presas dentro da ''caverna''.
Enquanto preso na caverna, o homem é frágil, vivendo de ilusões. Dentro da filosofia platônica o ser humano deve rejeitar as sensações e utilizar a razão, isso porque existe um mundo perfeito onde reside a essência de todas as coisas. O homem deve aspirar esse mundo, que somente é alcançado de forma racional. A partir do momento que a pessoa vai se fundando cada vez mais e mais no seu uso da razão, mais longe da caverna ela está. Platão admite que esse processo é lento e doloroso, porém que é libertador no final.

Continue navegando