Buscar

Educação Não Formal e Movimentos Sociais

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo o Protocolo de San Salvador (1988), “[...] a educação deverá orientar se para o pleno desenvolvimento da personalidade humana e do sentido de sua dignidade e deverá fortalecer o respeito pelos direitos humanos, pelo pluralismo ideológico, pelas liberdades fundamentais, pela justiça e pela paz” (Comissão Interamericana de Direi¬tos Humanos, 2011). Isso significa que, conforme Gohn (2006), que os objetivos da educação NÃO FORMAL estão voltados para a:
I. Educação para a cidadania;
II. Educação para a justiça social;
III. Educação para os direitos (humanos, sociais, políticos, cultu¬rais, etc.);
IV. Educação para a liberdade;
V.Educação para a igualdade;
VI.Educação para a democracia.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas III, IV e V.
b. Apenas V, II e I.
c. Apenas II e I.
d. Todas as Alternativas estão corretas.
Os objetivos da educação NÃO FORMAL estão voltados para a Educação para a cidadania; Educação para a justiça social; Educação para os direitos (humanos, sociais, políticos, cultu¬rais, etc.); Educação para a liberdade; Educação para a igualdade e Educação para a democracia. Pode-se destacar que a educação não formal encontra respaldo legal em Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Cultu¬rais (Pidesc), II Conferência Mundial de Direitos Humanos e II Conferência Mundial de Direitos Humanos.
e. Apenas III, IV, V e VI.
Feedback
A resposta correta é: Todas as Alternativas estão corretas..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Pode-se definir a educação escolar (formal) como o espaço constituído por certa burocracia, pela escolaridade institucionalizada e reconhecida do ponto de vista legal, bem como pelos níveis de ensino (regulamentada pelas políticas municipais, estatais ou federais. Segundo Gohn (2010, p. 16)... a educação não escolar (não formal) é aquela que se aprende “no mundo da vida” por intermédio dos processos de compartilhamento de experiências. Com base na apostila da disciplina, assinale as alternativas correspondentes às principais características da Educação NÃO FORMAL:
I. A educação não formal resulta de organizações, associações ou movimentos de grupos, cujos membros tenham uma intencionalidade enfim, tenham um projeto social, de mundo, pedagógico, cultural e político comum, que permita a organização em torno de objetivos, referencias e propósitos que fundamentem suas lutas históricas.
II. A educação não formal, expressa-se nos movimentos sociais, culturais, étnicos, de gênero, de classe e de grupos, que lutam para ter reconhecido seu referencial identitário.
III. O ato educativo na educação não formal carrega consigo a mediação do educador social. Este é um mediador que seleciona, sistematiza e transmite conhecimentos.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas III.
b. As afirmativas I e II.
c. Apenas I.
d. Todas as Alternativas estão corretas.
A educação não formal resulta de organizações, associações ou movimentos de grupos, cujos membros tenham uma intencionalidade enfim, tenham um projeto social, de mundo, pedagógico, cultural e político comum, que permita a organização em torno de objetivos, referencias e propósitos que fundamentem suas lutas históricas. A educação não formal, expressa-se nos movimentos sociais, culturais, étnicos, de gênero, de classe e de grupos, que lutam para ter reconhecido seu referencial identitário. O ato educativo na educação não formal carrega consigo a mediação do educador social. Este é um mediador que seleciona, sistematiza e transmite conhecimentos. Gohn diferencia a educação não formal da informal, exatamente pelo caráter de informalidade que ocorre nos processos de convivência, conversa e não sistematização dos espaços educativos informais. Pode-se mencionar que espaços de educação não formal são clubes, igreja, casa, rua e bairro que reside.
e. Apenas II.
Feedback
A resposta correta é: Todas as Alternativas estão corretas..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O olhar da educação não formal sobre o papel dos movimentos sociais ou mesmo o olhar dos movimentos sociais, que se organizam pela educação não formal, deve pressupor, portanto, essa relação indis-sociável entre as relações sociais marcadas historicamente pelo trabalho e o impacto sobre os processos excludentes que geram o preconceito. Isso significa um outro olhar sobre a história, sobre a sociedade, sobre as relações humanas e sobre o outro. Não se trata de um olhar conservador, tradicional, hegemônico e classista, mas sim:
Escolha uma:
a. Os dois tipos de formação (formal e não formal) são classificatórios, e só tem sucesso quem tiver uma boa formação e melhor formação de caráter.
b. A educação não formal não segue nenhuma instância legal para seu funcionamento.
c. Um olhar que possa contribuir para que o histórico preconceito social e cultural seja enfrentado ao longo da existência humana.
Não se trata de um olhar conservador, tradicional, hegemônico e classista, mas sim um olhar que possa contribuir para que o histórico preconceito social e cultural seja enfrentado ao longo da existência humana. Contudo, não se concebe enfrentamento sem conhecimento. Esse é o papel e a intencionalidade da educação, seja escolar ou em espaço não escolar. Para tal, os movimentos sociais e culturais crescem. Pautam suas ações no emblemático papel de buscar a unidade na diversidade, sem diluir ou pulverizar a compreensão do cidadão de direito, indepen¬dente de gênero, raça, classe, cor. O que se deve destacar é que todos somos cidadãos de direito.
d. A educação formal não segue as instâncias legais para seu funcionamento.
e. Uma atenção especial para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos de educação a distância, fazem parte da educação não formal.
Feedback
A resposta correta é: Um olhar que possa contribuir para que o histórico preconceito social e cultural seja enfrentado ao longo da existência humana..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Considerando que a dimensão educativa do trabalho não desaparece. O que desaparecem são as formas históricas de como o trabalho humano se efetivou nos diferentes modos de produção. Por conta desses modos, o trabalho vem se modificando ao longo da história. Toda essa análise se justifica uma vez que os papéis da educação for-mal (escolar) e da não formal (não escolar) trazem consigo uma similitude histórica, social e política, sobre a qual o ato de educar se fundamenta. Contudo, a dimensão educativa do trabalho não desaparece; o que desaparecem são as formas históricas de como o trabalho humano se efetivou nos diferentes modos de produção. Por conta desses modos, o trabalho vem se modificando ao longo da história. Toda essa análise se justifica uma vez que os papéis da educação for¬mal (escolar) e da não formal (não escolar) trazem consigo uma similitude histórica, social e política, sobre a qual o ato de educar se fundamenta. Desta maneira, pode-se concluir que:
I. A educação se baseia no trabalho como princípio educativo;
II. O trabalho carrega consigo uma dimensão contraditória ele é humanizador (dimensão ontológica) e, ao mesmo tempo, alienador (na lógica do capital);
III. Sob o modo de produção capitalista, o trabalhador encontra se em uma contraditória relação entre emancipar se e alienar se;
IV. O trabalho é intencional, concebido a partir da ação humana de forma pensada, coletiva e socializante;
V. O trabalho carrega consigo uma dimensão ontológica é ine-rente à condição humana, é humanizador, sem realizá lo, o homem não poderia conservar sua existência;
VI. Por meio do trabalho, o homem modifica estruturas bioló-gicas e psíquicas, potencializando ações do corpo e desenvol¬vendo funções mentais superiores.
Escolha uma:
a. I, II, III, IV, V e VI.
Para esta questão pode-se mencionar que, se considerar que o trabalho seja humanizador, no modo de produção capi-talista acaba se configurando enquanto traba¬lho alienador, na medida em que o bem produzido pelo trabalha¬dor não pertence a ele; ou seja, o trabalhador nãousufrui o bem, tampouco esse bem é pensado por ele. Isso se expressa quando, por exemplo, o trabalhador atua em uma montadora de automóveis e não pode adquirir seu próprio carro, trabalha em uma editora e não tem escolaridade, em um frigorífico e não tem alimentos suficientes para sustentar seus filhos.
b. I, IV, V e VI.
c. I, II e IV.
d. III, IV, e VI.
e. II, IV, V e VI.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III, IV, V e VI..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando são analisados os processos formativos da educação em espaço não escolar, metodologicamente, a psicologia social assume um papel fundante, uma vez que descreve o papel do ensino e da aprendizagem. A esse respeito, Gohn (2000) destaca que o ato educativo na educação não formal carrega consigo a mediação do edu-cador social. De acordo com o paradigma da Educação, o papel do educador nesse contexto de ensinar e aprender é o de:
Escolha uma:
a. Mediador.
O acadêmico deve ter bem definido a concepção segundo Gohn sobre o papel do educador. Ele é um MEDIADOR que seleciona, sistematiza e transmite conhecimentos. Vale destacar, nessa visão, que o educador social não faz o papel de um motivador, nem de um facilitador do ato de aprender.
b. Monitor.
c. Pesquisador.
d. Motivador.
e. Inventor.
Feedback
A resposta correta é: Mediador..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No livro da disciplina, Elisane Fank (2011) discute os conceitos de educação escolar (formal),educação em espaço não escolar (não formal) e propõe um modelo para discutir a relação entre educação e trabalho com base em uma concepção epistemológica e progressista de educação. Considerando esses conceitos e levando em conta o que foi exposto acima, analise as afirmativas abaixo sobre a relação entre educação e trabalho.
I. Nesse modelo conceitual adotado no livro da disciplina, Elisane Frank propõe que a relação entre educação e trabalho tenha como eixo (base) a ideia do trabalho como princípio educativo.
II. A noção do trabalho como princípio educativo é uma característica comum entre todas as formas de educação formal e de educação não formal.
III. A noção do trabalho como princípio educativo só se aplica à educação não formal e aos movimentos sociais.
IV. Conceber o trabalho como princípio educativo é a base para uma educação especialmente pública, formal ou não formal que tenha como pressuposto atender às necessidades históricas do trabalhador e seus filhos.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, III e IV.
b. Apenas a II está correta.
c. I e III.
d. I, II e IV.
Com base numa concepção epistemológica e progressista de educação, Elisiane Fank defende a adoção de um modelo no qual a relação entre Educação e Trabalho tenha como eixo (base) a ideia do trabalho como princípio educativo. A noção do trabalho como princípio educativo é uma característica comum entre todas as formas de Educação Formal e de educação não formal.Assim, conceber o trabalho como princípio educativo é a base para uma educação especialmente pública, formal ou não formal que tenha como pressuposto atender às necessidades históricas do trabalhador e seus filhos.
e. I e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No decorrer da disciplina, foi visto que a questão da globalização da economia também institucionalizou a formação dos trabalhadores, principalmente a par¬tir das fábricas, dando origem às mais variadas formas de capacitação dos trabalhadores, em temas que tivessem impacto sobre a melhoria da produtividade. Quais qualidades abaixo revelam esse período de formação dos trabalhadores?
I. Autoajuda e motivação.
II. Qualidade total
III. Empreendedorismo e busca de sucesso profissional
IV. Competências e habilidades foram alguns dos temas que ganharam espaço nas fábricas.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas I e II.
b. Apenas IV.
c. Apenas II e III.
d. Apenas I e III.
e. Todas as afirmativas estão corretas.
No decorrer da disciplina, foi visto que a questão da globalização da economia também institucionalizou a formação dos trabalhadores, principalmente a par¬tir das fábricas, dando origem às mais variadas formas de capacitação dos trabalhadores, em temas que tivessem impacto sobre a melhoria da produtividade. Autoajuda, motivação, qualidade total, empreendedo¬rismo, busca de sucesso profissional, competências e habilidades foram alguns dos temas que ganharam espaço nas fábricas, mas, em especial, na mídia, nas escolas e nos eventos de formação continuada de educa¬dores. Temas voltados para a responsabilização do trabalhador quanto a seu sucesso ou insucesso profissional têm sido o mote da formação continuada dos trabalhadores.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Muitos autores têm discutido as relações entre educação e política no século XX. Com base nas ideias defendidas no livro da disciplina, numa concepção progressista de educação e no pensamento de Freitag, Saviani e Freire, leia as afirmativas abaixo sobre essa relação e assinale a alternativa correta:
I. A educação tem uma dimensão política e não é neutra, tem um caráter ideológico, formador, emancipador e intencional. Nesse sentido, segundo Freitag, a educação se baseia “em uma filosofia de vida, uma concepção de homem e sociedade’’.
II. O ato de educar está ligado a um projeto político, econômico, social e cultural.
III. Saviani defende o caráter emancipador da educação e, com base na pedagogia histórico-crítica, considera que é importante democratizar o acesso ao conhecimento universal, social, filosófico e político. O conhecimento é construído por todos e expressa a identidade e a história de um grupo político social ou cultural, sendo assim humanizador e integrador.
IV. Na década de 1960, Freire vê a educação como um ato político em si e como via de conscientização da classe trabalhadora de sua condição de opressão e para enfrentar as condições econômicas, sociais que a oprimem.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I, II, III e IV.
A educação tem uma dimensão política e não é neutra, tem um caráter ideológico, formador, emancipador e intencional. . Nesse sentido, segundo Freitag, a educação se baseia ‘em uma filosofia de vida, uma concepção de homem e sociedade’’. Desde modo, o ato de educar está sempre ligado a um projeto político, econômico, social e cultural. Saviani (1980) defende o caráter emancipador da educação e, com base na pedagogia histórico-crítica, considera que é importante democratizar o acesso ao conhecimento universal, social, filosófico e político. O conhecimento é construído por todos e expressa à identidade e a história de um grupo político social ou cultural, sendo assim humanizador e integrador. Além disso, na década de 1960, Freire vê a educação como um ato político em si e como via de conscientização da classe trabalhadora de sua condição de opressão e para enfrentar as condições econômicas, sociais e políticas que a oprimem.
c. I, II e IV.
d. II e IV.
e. I, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os movimentos sociais têm uma dimensão econômica, social e política e são muito importantes para a educação não formal e a luta dos trabalhadores para conquistar seus direitos. Levando em conta as ideias de Gohn (1995) e (1997), e Siqueira (2011) sobre os movimentos sociais, Avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Os movimentos sociais são frutos da vontade coletiva e são agentes da luta pela liberdade, igualdade e justiça social.
II. Segundo Gohn (1995), os movimentos sociais tradicionais surgiram a partir de inspiração das ideias marxistas que levaram a classe trabalhadora brasileira a se organizar e lutar por sua emancipação. Exemplos disso são os movimentos eclesiais de base e o movimento dos operários paulistas em 1960.
III. Segundo Siqueira (2011), a partir dos movimentos multiculturalistas e multipolíticos do períodopós-guerra fria, surgiram novos movimentos sociais como os movimentos das mulheres, dos jovens, os movimentos contra a fome, o racismo e o preconceito, e contra a ecologia. Essas novas formas de sociabilidade não têm o objetivo de contestar a sociedade de classes e, por isso, elas não têm como pano de fundo as contradições do capitalismo.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II.
Segundo Gohn (1997), os movimentos sociais são frutos da vontade coletiva e são agentes da luta pela liberdade, igualdade e justiça social. Ainda segundo Gohn (1995), os movimentos sociais tradicionais surgiram a partir de inspiração das ideias marxistas que levaram a classe trabalhadora brasileira a se organizar e a lutar por sua emancipação.Segundo Siqueira (2011), a partir dos movimentos multiculturalistas período pós-guerra fria, surgiram novos movimentos sociais como os movimentos das mulheres, dos jovens os movimentos contra o racismo, a favor da ecologia. Essas novas formas de sociabilidade não têm o objetivo de contestar a sociedade de classes embora elas tenham como pano de fundo as contradições do capitalismo.
b. Nenhuma das alternativas corresponde a questão.
c. Apenas II.
d. Apenas I.
e. I, II e II.
Feedback
A resposta correta é: I e II..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No início da década de 1930 ocorreram muitas mudanças políticas, econômicas e educacionais no Brasil como a crise da oligarquia cafeeira, a industrialização crescente, o aumento da urbanização e o fortalecimento da burguesia. Até essa época não havia uma política educacional estatal voltada aos trabalhadores. Os funcionários públicos e do comércio, os operários, assim como os intelectuais estavam insatisfeitos com a situação social, política e educacional vigente. Em pleno Governo Vargas, ocorreu o Manifesto dos Pioneiros da educação nova. Levando essas informações em conta, assinale a alternativa correta sobre esse manifesto, que reivindicou:
Escolha uma:
a. Uma educação pública, gratuita, laica e obrigatória, rompendo com a hegemonia da Igreja Católica na educação na época, mas sem que nenhum dos membros do movimento defendesse uma educação emancipadora.
b. Uma educação pública, laica, e obrigatória rompendo com a hegemonia da igreja católica na educação na época, sendo que todos os membros do movimento defendiam que a escola deveria ter o mesmo papel.
c. Uma educação pública, mas sem romper com a hegemonia da Igreja Católica na educação na época.
d. Uma educação público-privada, desligada das intenções do estado católico o qual não permitia uma educação laica e de qualidade. Lourenço Filho, Azeredo Coutinho, Anísio Teixeira e Getúlio Vargas entram em consenso quanto a escrita de um manifesto político em prol da Educação Nova. Esse movimento público-privado chamou-se e até hoje é lembrado como ‘Escolanovista’.
e. Uma educação pública, gratuita, obrigatória e laica, rompendo com a hegemonia da Igreja Católica na educação na época. Porém, havia uma diferença no papel da escola entre as propostas dos membros do movimento: Fernando de Azevedo propunha uma educação moderna que desenvolvesse o setor produtivo, mas Florestan Fernandes e Anísio Teixeira defendiam uma educação emancipadora e progressista para diminuir as desigualdades sociais objetivando uma reforma social pela educação.
O Manifesto dos Pioneiros da educação reivindicou uma educação pública, gratuita, obrigatória e laica rompendo com hegemonia da Igreja Católica na educação na época. Porém, havia uma diferença no papel da escola entre as propostas dos membros do movimento: Fernando de Azevedo propunha uma educação moderna que desenvolvesse o setor produtivo, mas Florestan Fernandes e Aluísio Teixeira defendiam uma educação emancipadora e progressista para diminuir as desigualdades sociais objetivando uma reforma social pela educação.
Feedback
A resposta correta é: Uma educação pública, gratuita, obrigatória e laica, rompendo com a hegemonia da Igreja Católica na educação na época. Porém, havia uma diferença no papel da escola entre as propostas dos membros do movimento: Fernando de Azevedo propunha uma educação moderna que desenvolvesse o setor produtivo, mas Florestan Fernandes e Anísio Teixeira defendiam uma educação emancipadora e progressista para diminuir as desigualdades sociais objetivando uma reforma social pela educação..

Continue navegando