Buscar

ANÁLISE O FILME O DIABO VESTE PRADA UTILIZANDO AS FERRAMENTAS DA TCR.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
DISCENTE: LUANA SANTOS DE SOUSA
PROFESSORA: THARCYLLA GAMA MACHADO DA SILVA
ANÁLISE O FILME O DIABO VESTE PRADA UTILIZANDO AS FERRAMENTAS DA TCR.
Quais as contingências antecedentes da protagonista Andrea Sachs?
A priori, Andrea vivia a sua vida de forma modesta, sem se importar com glamour, aparência física, a sua vida se pautava em comportamentos comuns de uma jovem que buscava um emprego estável, uma relação saudável com o namorado e os amigos, tendo um estilo de vida boêmio e desapegada, valorizando as coisas simples, mostrava muito interesse na busca de ser reconhecida pelo jornalismo onde desejava trabalhar em uma grande empresa, a mesma vinha de uma carreira acadêmica de sucesso com varias honras ao mérito como acadêmico e por fim mostrava não ter interesses por moda, holofotes, marcas de grife e nem fazia questão de querer se encaixar no padrão de beleza imposto pela sociedade.
Ao chegar no trabalho Andrea é obrigada a passar por mudanças em diversos campos. O ambiente é capaz de interferir na relação que o sujeito realiza com o mundo? Quais mudanças puderam ser observadas em Andrea? E porque isso ocorreu?
Sim, com certeza o ambiente interfere em como o sujeito se relaciona com o mundo. 
E a mudança de Andrea é percebida quando ela começou se confrontar sobre os pensamentos de ironia que ela fazia ao se falar de moda. Ela era atacada por ser uma pessoa que não se encaixava naquele lugar, posso citar como exemplo o reforço negativo que seria quando ela se veste bem, é retirado o estimulo aversivo de ser humilhada, então ela começou a se vestir melhor a cada dia, tendo como resultado a retirada desses estímulos de depreciação e quando ela começou a receber elogios e tratamento de igualdade, fazia com que ela repetisse o uso de roupas luxuosas. E analisando em outro ponto de vista percebe-se que toda vez que ela se vestia mal e usava sapato ou roupas bregas alguém adicionava um insulto, ou seja, uma punição positiva. E uma punição negativa pode ser vista quando o pessoal da empresa retirava dela às oportunidades de ir às festas, de participar dos ensaios, de receber roupas, até que ela tomasse um novo comportamento de cooperar e de amar o mundo da moda. 
As maiores mudanças de Andrea foram com certeza a repaginada radical no seu estilo de roupas e também houve a mudança de pensamento sobre o que ela valorizava, a mesma começou entender que o mundo da moda não era algo extremamente fútil, e começou se dedicar mais ao seu trabalho, tentando agradar as exigências do ambiente de trabalho a qual era inserida e por muitas vezes negligenciando seus antecedentes. Enfim pode-se dizer que isso tudo ocorreu em parte por decisão e em parte por evolução, ou seja, novas contingências, novos comportamentos. 
Quais contingências de reforçamento são possíveis identificar para a mudança comportamental de Andrea?
Como já citei acima Andrea havia sido inserida em um ambiente de trabalho com modelos e estilo de vida opostos ao dela. A mudança ocorre devido à contingência aplicada por aquele ambiente onde a moda era assunto muito importante e levada a serio, sendo bastante rígida em todos os aspectos, e seus colegas de trabalho e a sua chefa fazia questão de que houvesse alinhamento da mesma aos parâmetros da empresa, onde posso citar que as contingências de reforçarmento são vista na forma de se vestir usando roupas de gripe e da tendência atual, na forma de pensar sobre moda diariamente e também nas mudanças de habito de alimentação para se encaixar no que se dizia ser o modelo ideal e aceito na empresa. 
No filme Andrea adquire síndrome de Burnout, devido as atuais condições de trabalho. Se Andrea fosse sua paciente, utilizando a TCR quais seriam as formas de proceder com a cliente? Como promover uma melhora no comportamento e na qualidade de vida da paciente? 
De acordo com o objetivo da TCR a maneira de proceder com o tratamento da síndrome de burnout é ajudar o paciente a alterar/modificar comportamentos e sentimentos aversivos, cuja mudança esta incapacitada de fazer por si mesma. Andrea deverá tomar para si a compreensão de que as missões que a sua chefa a solicita devem ser negociadas, mesmo que a mesma possua resistência para tal ato, uma vez que a sua saúde dependerá na forma de enfrentamento de situações no seu ambiente de trabalho. 
Pois é sabido que não se pode ignorar os sentimentos de Andrea, porem utilizar de certos comportamentos para modificar o cliente, ou seja Andrea.

Continue navegando