Buscar

Cópia%20de%20ESTUDO%20DIRIGIDO

Prévia do material em texto

CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI
DISCIPLINA: ANÁLISE SENSORIAL
PERÍODO/BLOCO: III
CURSO: NUTRIÇÃO
PROFESSORA: CAMILLA DE JESÚS PIRES
ESTUDO DIRIGIDO
1. Os métodos de análise sensorial possuem uma classificação, apresentada pela NRB 12994, de julho de 1993. Informe-a, explicando os conceitos e exemplificando. 
Os testes subjetivos são testes que buscam avaliar a opinião do consumidor quanto ao produto, ou seja, este teste é mais utilizado para saber a preferência do produto e expressam a sua aceitabilidade.
2. Cite as aplicações dos testes discriminativos de diferença.
Os testes discriminativos podem ser aplicáveis em controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos e melhoramento de produtos
3. Em que consiste o princípio do teste triangular não-direcional?
O teste triangular não direcional, que é recomendado de 20 a 40 provadores, consiste em cada provador receber 3 amostras codificadas, sendo comunicado a eles que duas delas são iguais e apenas uma é diferente, logo após ele deve provar as amostras da esquerda para a direita e identificar qual é a diferente
4. Com o objetivo de redução de custos e manutenção do mesmo padrão de qualidade do sabor, aumentou-se a variedade de conilon na composição do café, por ser mais barata, porém com sabor característico mais suave. Para esse fim, utilizou-se o teste triangular com as seguintes amostras:
Padrão atual –amostra A: xícara de café com 96%de variedade arábica proveniente de São Paulo (lote 102) e 4% de variedade de conilon;
Teste – amostra B: xícara de café com 92%de variedade arábica proveniente de São Paulo (lote 102) e 8% de variedade de conilon.
As condições da torração são idênticas e efetuadas o mesmo dia. Os critérios utilizados foram de probabilidade máxima de erro do tipo β = 5%, tolerando-se que até 30% da população possa detectar essa diferença. Para o erro de concluir que as amostras diferem quando isso na realidade não ocorre, estabeleceu-se 0,10. A análise foi desenvolvida por 60 avaliadores selecionados e treinados e o número total de julgamentos coretos obtidos foi igual a 24. Pede-se:
a) O número de avaliadores está adequado aos critérios do teste? 
O número de avaliadores não está adequado, o número correto seria 54. Foi possível obter este valor ao cruzar os dados disponíveis na tabela 23, os valores eram: b= 0,05 a=0,10, população de 30%. 
b) Qual o resultado do teste e o que se pode concluir com este resultado?
Usando o anexo B e a tabela 24, o número de avaliadores adequados foi cruzado com a= 0,10, desse modo foi encontrado o número 23 para o número de respostas corretas. Conclui-se então, que existe diferença significativa entre as amostras e que para o objetivo ser alcançado (redução de custos) é necessário trocar a amostra padrão e utilizar a amostra teste, 
5. Com relação ao teste duo-trio, responda:
a) Qual o princípio? 
O princípio do teste duo trio, em síntese, é a apresentação ao provador de 1 amostra padrão e outras 2 codificadas, este provador deve identificar qual das amostras é igual a padrão, sendo que essas amostras devem ser servidas em todas as posições possíveis 
b) A principal vantagem.
Este teste possui como principal vantagem a possibilidade de evitar confusões, já que a amostra referencia é apresentada, além disso., outra vantagem é a probabilidade de acerto ser ½.
6. Um fabricante de cervejas deve decidir entre dois fornecedores de latas. Sendo “A” o fornecedor regular há algum tempo, e “B” o novo fornecedor, que argumenta algumas vantagens na manutenção da qualidade sensorial durante a vida de prateleira. O fabricante de cervejas considera importante balancear entre o risco de introduzir uma mudança não desejada em sua cerveja e o de não aproveitar a oportunidade oferecida de aumentar a vida prateleira se deu produto. Com o objetivo de determinar se alguma diferença sensorial pode ser percebida entre duas cervejas após oito semanas de estocagem à temperatura ambiente. Para esse fim, utilizou-se o teste duo-trio. Os critérios utilizados foram de probabilidade máxima de erro do tipo β = 0,05 e α = 0,01 tolerando-se que 30% da população é mais seguro para assumir que nenhuma diferença será perceptível. O número de repostas corretas obtidas foi 55. Pede-se:
a) O número de avaliadores adequado ao referido teste? 
O número de avaliadores não está adequado, o número correto seria 96. Este número foi encontrado ao cruzar os dados disponíveis na tabela 25- anexo C, os valores eram: b= 0,05, a= 0,1 e 30% da população.
b) Qual o resultado do teste e o que se pode concluir com este resultado?
Há diferença entre as amostras, pois, com base nos dados disponibilizados na tabela 26- Anexo D, considerando que obteve-se 57 respostas corretas e utilizando 96 avaliadores para o teste, constatou-se que precisaria de 55 respostas certas para determinar uma diferença relevante. Sendo assim, seria mais proveitoso se caso o fabricante de cervejas considerasse fazer um teste com os consumidores para que os mesmos possam verificar qual amostra lhes convém, ou, continuar com o atual fornecedor.
7. Explique o procedimento do teste “A” ou não “A”. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. O teste de comparação pareada pode ser de natureza unilateral ou bilateral. Explique a diferença entre ambos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
9. Deseja-se diminuir a quantidade de gordura no biscoito Cream cracker, por duas razões: a primeira, porque o valor calórico será reduzido e o biscoito ficará mais saudável, e a segunda, porque a gordura é o ingrediente mais caro da formulação. Porém, deseja-se manter a crocância desse biscoito. O teste de ordenação foi aplicado para avaliar quanto de gordura poderia ser reduzido sem alterar a qualidade de textura do produto. Atualmente, a formulação contém 10% de gordura. Testou-se com 7,5% e 5% de gordura na formulação. No teste, solicitou-se que o biscoito de textura mais crocante fosse ordenado em primeiro lugar e o de textura menos crocante, em último. A crocância dos biscoitos foi medida por meio da audição. O teste foi realizado por 48 avaliadores, obtendo-se as seguintes respostas.
	Amostras
	5%
	7,5%
	10%
	Total: 48 avaliadores
	128
	84
	76
Analise os resultados e verifique se há diferença significativa (p≤0,05) entre as amostras.
Com base na tabela de Christesen, existirá discrepância relevante (p < 0,05) entre as amostras se caso o valor detectado for maior ou igual a 19. Diante disso, constatou-se que:
A-B= 128-84= 44 (possui diferença relevante)
A-C= 128-76= 52 (possui diferença relevante)
B-C= 84-76= 8 (não possui diferença significativa).
 Portanto, conclui-se que não há discrepância significante entre as amostras com 7,5% e 10% de gordura na formulação. No entanto, há diferença significativa entre as amostras com 5% e 7,5% de gordura e entre as amostras com 5% e 10%.
10. Em que consiste o princípio do teste de comparação múltipla?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Continue navegando