AVALIANDO APRENDIZADO
23 pág.

AVALIANDO APRENDIZADO


DisciplinaSistematização do Cuidar III991 materiais4.229 seguidores
Pré-visualização6 páginas
1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A Resolução COFEN Nº _______________ preconiza a Assistência de Enfermagem através do Processo de Enfermagem (PE). Assinale um X na alternativa correta:
	
	
	 
	358/2009
	
	399/2007
	
	7498/1986
	
	154/2010
	
	356/2009
	Respondido em 15/05/2020 14:45:02
	
Compare com a sua resposta: Risco para perfusão tissular cerebral prejudicada relacionada à doença de base Deambulação prejudicada relacionada à doença, evidenciado por imobilização no leito Dor aguda, relacionada a evento biológico, evidenciado por relato verbal de dor
	
	
	2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	*(EBSERH/ HC-UFPE - 2014) Quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, o processo de saúde de enfermagem, de acordo com o COFEN, corresponde ao usualmente denominado, nesses ambientes, como:
	
	
	
	Cuidados mínimos de enfermagem.
	
	Cuidados básicos de enfermagem.
	 
	Consulta de enfermagem.
	
	Atenção primária de enfermagem.
	
	Anamnese de enfermagem.
	Respondido em 15/05/2020 14:49:04
	
Compare com a sua resposta: Para mantermos a sonda nasoenteral pérvia , deve-se proceder a lavagem da sonda após a administração de cada dieta ou medicamentos.
	
	
	3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A Resolução COFEN Nº 272/2002 dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas Instituições de Saúde Brasileiras e, com base no que dispõe, é correto afirmar:
	
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) utiliza método e estratégia de trabalho científico para identificação das situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção da saúde do indivíduo, família e comunidade.
	
	Prescrição de enfermagem é o conjunto de medidas decididas pelo enfermeiro, que direciona e coordena a assistência de enfermagem ao paciente, de forma coletiva e contínua, objetivando a prevenção, promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde.
	
	A implementação da SAE constitui, efetivamente, melhora da qualidade de vida da equipe de enfermagem.
	
	Ao enfermeiro compete a implantação, o planejamento e a organização do processo de enfermagem. Estando inserido em uma equipe de enfermagem, o enfermeiro pode delegar aos técnicos de enfermagem a responsabilidade pela sistematização, mantendo para si a responsabilidade de avaliação.
	Respondido em 23/05/2020 23:27:15
	
Compare com a sua resposta: protuso, semi-protuso, pseudo invertido e invertido.
	
	
	4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Na busca de reconhecimento profissional e científico, o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), criou uma classificação obejtivando a implementação de linguagem unificada comum à enfermagem mundial. Esta é denominada:
	
	
	
	Classificação de termos técnicos em Enfermagem.
	
	Classificação de Intervenções de Enfermagem - NIC.
	
	Categorização e classificação de diagnósticos. Taxonomia de  NANDA.
	
	Classificação dos Resultados de Enfermagem - NOC.
	 
	Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE.
	Respondido em 15/05/2020 14:55:04
	
Compare com a sua resposta: Quando começou o quadro, se há outros sintomas associados como dor lombar, náuseas e vômito, Se teve relação sexual alguns dias antes do início dos sintomas, a cor e odor da urina. A paciente deverá ser orientada quanto o aumento da ingesta hídrica, a não segurar a urina e esvaziar a bexiga antes mesmo de sentir vontade de urinar, utilizar bolsa de água quente na região hipogástrica e a procurar um médico para avaliar a necessidade de utilizar antimicrobianos.
	
	
	5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Para efetuar a documentação de enfermagem, é necessário o conhecimento técnico-científico do que anotar, bem como quando, como, onde, para que e quem deve anotar. Nesse sentido, avalie as afirmativas abaixo sobre o registro de enfermagem marcando V, para as verdadeiras e F, para as falsas:
	
	
	 
	O registro deve ser claro, objetivo, preciso, com letra legível e sem rasuras, seguido da identificação do autor, constando nome, número de inscrição no COREN (Conselho Regional de Enfermagem) e carimbo.
	 
	A SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente/usuário.
	 
	O registro deve permitir e favorecer elementos administrativos e clínicos para auditoria em enfermagem.
	 
	Os registros podem ser do tipo: manual, escrito à tinta e nunca a lápis; podem também ser feitos por meio eletrônico sem a necessidade de carimbo, de acordo com a legislação vigente.
	 
	O registro deve fazer parte do prontuário do cliente ou paciente e servir, exclusivamente, de fonte de dados para planejamento/evolução de enfermagem.
	Respondido em 23/05/2020 23:32:53
	
Compare com a sua resposta: Glasgow 15 é Nível de consciência excelente - indica preservação de tronco cerebral e córtex Alterações encontradas no exame físico: Marcha patológica do tipo claudicação: O paciente tem dificuldade para deambular, podendo mancar, andar puxando de uma perna. Pode aparecer em casos de hemiplegia decorrente de trauma encefálico, AVE, insuficiência de circulação arterial periférica (isquemia), e em lesões do aparelho locomotor. Sinal de Romberg avalia o EQUILÍBRIO ESTÁTICO - Mecanismo responsável por manter em pé com os pés unidos e as mãos juntas à coxa, olhos abertos e depois fechados. Neste caso o paciente possui romberg +, que quer dizer que ao fechar os olhos, o paciente oscila e tem forte tendência à queda, não consegue manter o equilíbrio. Isso pode acontecer por comprometimento da visão, sistema vestibular e cerebelar, além da integridade dos sistemas osteoarticular e muscular. Hiperalgia a estimulação dolorosa a esquerda: sugere lesão do lado esquerdo do corpo e consequentemente reflexo patelar ou rotuliano a esquerda diminuído provavelmente por causa do comprometimento de suas raízes nervosas, dos sistemas osteoarticular e muscular.
	
	
	6
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O exame clínico é essencial à avaliação do enfermeiro pois possibilita, entre outros, a verificação de características físicas sugestivas de carência alimentar. Sendo assim, constitui um sinal de desnutrição do tipo Kwashiorkor:
	
	
	
	Seborréia nasolabial
	
	Manchas de Bitot
	
	Xerose de Córnea
	
	Xantelasma
	 
	Edema
	Respondido em 23/05/2020 23:16:35
	
Compare com a sua resposta:
No estágio III, a úlcera é uma fenda de espessura total que penetra no tecido subscutâneo e pode estender-se até a fáscia subjacente, sem contudo, atravessá-la. A úlcera assemelha-se a uma cratera profunda e pode infiltrar o tecido adjacente.
	
	
	7
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Uma das formas de se realizar a avaliação nutricional do cliente é a identificação do Índice de Massa Corporal (IMC). Para o cliente que apresenta 1,79 cm de altura e 83 kg de peso, podemos afirmar que o seu IMC indica:
	
	
	
	Eutrofia
	
	Baixo peso
	
	Obesidade grave
	
	Obesidade
	 
	Sobrepeso
	Respondido em 23/05/2020 23:17:18
	
Compare com a sua resposta:
A palpação é uma técnica que permite a obtenção de dados a partir do tato e da pressão. O objetivo é identificar a textura, a consistência, a temperatura, a espessura, a sensibilidade, o volume e a dureza de uma determina da área. As variantes desta técnica são: palpação com a mão espalmada, uni ou bimanual; palpação com uma mão sobrepondo a outra; palpação usando-se apenas as polpas digitais e a parte ventral dos dedos; palpação em forma de pinça; palpação com o dorso da mão; dígito-pressão; puntipressão; fricção com algodão.
	
	
	8
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Correlacione a primeria coluna com a segunda coluna e marque a alternativa com a sequência correta. Primeira coluna:
(1) balança;
(2) estetoscópio;
(3) fita métrica;
(4) otoscópio;
(5) esfignomanômetro;
(6) cálice