Buscar

Funções da Linguagem

Prévia do material em texto

Paráfrase: consiste na recorrência de conteúdos semânticos marcada por expressões chamadas de introdutórias como isto é; ou seja;quer dizer; digo; ou melhor; em outras palavras etc.
Ex.: Ele ainda não chegou até esse momento; isto é, não deve vir mais.
	
Função Referencial: Também chamada de função informativa é centrada no referente, isto é, naquilo que se fala. Cabe ao emissor a intenção de transmitir ao seu interlocutor, de modo direto e objetivo, dados estruturados, geralmente, na ordem direta. Essa função está presente em grande parte dos textos dissertativos, técnicos, jornalísticos, em receitas médicas, bulas de remédio, manuais de instrução, avisos institucionais, mapas, gráficos etc. A função referencial é tratada por alguns autores
como função denotativa, visto que no texto não há ambiguidades ou duplosentido.
Narração:
relato de fatos;
 presença de narrador, personagens, enredo, cenário, tempo;
apresentação de um conflito;
 uso de verbos de ação;
 geralmente, é mesclada de descrições;
 o diálogo direto e o indireto são frequentes. 
DECRETO N.º 2.494, DE 10 DE FEVEREIRO DE 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei n.º 9.394/96) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV da Constituição, e de acordo com o disposto no art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de deze mbro de 1996. DECRETA: Art. 1º Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.
Descrição:
 retrato de pessoas, ambientes, objetos;
 predomínio de atributos; uso de verbos de ligação;
 frequente emprego de metáforas, comparações e outras figuras de
linguagem;
 tem como resultado a imagem física ou psicológica.

Continue navegando