Buscar

trabalho de educação inclusiva

Prévia do material em texto

9
UNIVERSIDADE PAULISTA
PEDAGOGIA- 5 SEMESTRE
ISABELLE DO ESPIRITO SANTO OLIVEIRA- RA: D796GD2
 
 
Resumo do filme “colegas” 
Sinceridade” é uma palavra que define muito bem o filme. O longa-metragem não tem como função principal levantar nenhuma bandeira, a mensagem de inclusão é sutil. Com um humor leve, o filme me encantou. Contudo, há certos aspectos que poderiam ser mais bem trabalhados (como a construção de alguns personagens). Mesmo que o filme não tenha recebido nota máxima, entrou para os favoritos. 
O longa-metragem conta a história de três jovens: Stallone, Aninha e Márcio. Cada um tem uma história de vida diferente, mas os três vivem num instituto para pessoas com síndrome de down. Como qualquer outra pessoa de sua idade, eles têm seus sonhos. O de Stallone é ver o mar, o de Aninha é casar com um cantor e Márcio quer voar.
Então, como eles não seriam capazes de realizar seus sonhos se continuassem no instituto, os três decidem fugir para conseguir o que querem. Munidos com uma arma e um carro que pegaram “emprestado”, os amigos vão para a estrada e acabam virando procurados em todo o país.
Nós adoramos o filme, ele consegue ser diferente e surpreender mesmo tratando de um tema comum (jovens buscando seus sonhos). O ponto mais interessante foi, para mim, o fato de que o Marcelo Galvão (diretor e roteirista) não quis levantar aquela bandeira de inclusão social de forma escrachada. A síndrome dos protagonistas não foi um fator importante, o filme mostra como isso é apenas um detalhe sobre a pessoa. A mensagem existe, é claro, mas é de maneira bem sutil. Stallone, Márcio e Aninha não são vistos como pessoas inferiores ou com dificuldades, eles são apenas pessoas.

Continue navegando