Buscar

CASO 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO II - CCJ0248 
Título Caso Concreto 3 
Descrição Casos Concretos 
Questão Discursiva: 
(FGV /OAB adaptada) Em reclamação trabalhista movida por empregado contra o ex empregador, o pedido foi julgado procedente em parte e a sociedade empresária pretende recorrer. Nesse sentido, apresentou a petição com o recurso no 5º dia da publicação da sentença e o comprovante das custas e do depósito recursal 15 dias após, mas explicou na peça que havia recolhido o preparo no prazo de oito dias, conforme chancela bancária, e que a demora na juntada do preparo se deveu a um problema interno do escritório. Na hipótese retratada, de acordo com a CLT e a jurisprudência consolidada do TST, responda ao item a seguir. 
Como advogado do autor da demanda, informe o que você sustentaria em contrarrazões sobre o aspecto processual, ou seja, no que diz respeito aos pressupostos, apresentado na questão? Fundamente.
R: A deserção, já que o preparo foi feito, mas não foi comprovado no prazo legal, conforme a Súmula 245 do TST, o Art. 789, § 1º, da CLT e o Art. 7º da Lei nº 5.584/70.
COMPROVANTE DO RECOLHIMENTO DO DEPÓSITO RECURSAL APRESENTADO EM SEDE DE EMBARGOS DECLARATÓRIOS - IMPOSSIBILIDADE - APLICAÇÃO DA SÚMULA 245 DO TST - DESERÇÃO MANTIDA. É dever da parte observar os requisitos legais exigidos para ter admitido o seu recurso, qual seja, os pressupostos extrínsecos e intrínsecos de admissibilidade, dentre eles, custas e o depósito recursal, os quais devem ser recolhidos e comprovados dentro do prazo alusivo para apresentação do recurso, nos termos do art. 789, § 1º da CLT e Súmula 245 do C. TST, sendo irrelevante a apresentação do comprovante em momento posterior.
(TRT-24 00240954420145240056, Relator: NICANOR DE ARAUJO LIMA, Data de Julgamento: 07/07/2015, 1ª Turma)

Continue navegando