Buscar

Prova de Seleção para Estagiários de Direito

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 5a REGIÃO
Processo Seletivo Público para
Estagiários de Direito – 2009
CADERNO DE PROVAS
Recife, 30 de setembro de 2009.
2
INSTRUÇÕES
As instruções contêm informações indispensáveis
à realização da prova. Não deixe de lê-las.
1. Este caderno de provas contém as 30questões que compõem a Prova Escrita Ob-
jetiva, das quais 10 de Língua Portuguesa, 4de Direito Constitucional, 4 de Direito Ad-
ministrativo, 4 de Direito Penal, 4 de Di-
reito Civil e 4 de Direito Processual Civil.Ele contém igualmente o espaço para a Prova
Dissertativa e duas folhas para rascunho (asquais são de utilização opcional).
2. Na hipótese de o caderno estar incom-pleto ou com qualquer defeito formal, o(a)candidato(a) deverá solicitar ao fiscal maispróximo que o substitua. Não serão deferidosrecursos baseados em defeitos formais do ca-derno de prova.
3. Se o(a) candidato(a) considerar que de-terminada questão apresenta qualquer defeitode conteúdo, deverá dela recorrer no prazoprevisto para tanto. Não será prestado, du-rante a realização da prova, esclarecimento al-gum relativamente a defeitos dessa naturezaou quanto à interpretação dos comandos e dositens das questões.
4. É vedada a consulta e a utilização de li-vros, códigos, legislação, anotações ou qual-quer outro material, bem como a comunicaçãocom qualquer pessoa que não os membros eservidores do Ministério Público Federal atuan-do na aplicação da prova de seleção.
5. É vedada a utilização de qualquer equi-pamento eletrônico durante a prova, inclusivetelefones celulares, BIPs, pagers, rádios,
walkman, aparelhos para reprodução de discoscompactos (CDs) etc. Durante a prova, osaparelhos de telefonia celular deverão ser des-ligados ou, se isso for absolutamente impossí-vel, deverão ser entregues a servidor do MPFque permaneça fora da sala, para que anoterecados urgentes, os quais serão transmitidosao candidato apenas ao final da prova.
6. A duração da prova é de 3 horas im-prorrogáveis, incluído o tempo para preenchi-mento do número de inscrição, da folha de res-postas e da Prova Dissertativa, caso seja usadafolha de rascunho. Ao final desse tempo, o(a)candidato(a) que não entregar imediatamenteo caderno de provas será considerado desis-tente da seleção.
7. O(a) candidato(a) não deverá identificar-se em nenhum lugar do caderno de provas anão ser naquele expressamente destinado a tal
fim e não deverá assinar ao final da Prova Dis-sertativa.
8. As questões da Prova Objetiva apre-sentam alternativas, das quais apenas uma de-verá ser marcada, conforme as instruções decada comando.
9. Compete unicamente ao(à) candida-to(a), sob sua exclusiva responsabilidade, as-sinalar, com um X, as respostas da Prova
Objetiva na folha de respostas, que será o
único documento considerado para correção.Serão consideradas incorretas marcações du-
plas, rasuradas ou emendadas. Não haverá,em hipótese alguma, substituição da folha derespostas em razão de erro do(a) candidato(a).
10. A Prova Dissertativa deverá ser feitacom letra legível em tinta preta ou azul. Por-ções ilegíveis não serão consideradas na corre-ção, podendo, portanto, prejudicar a avaliaçãoda prova.
11. A não observância de qualquer uma des-tas instruções poderá acarretar a exclusãodo(a) candidato(a) da seleção.
BOA SORTE!
3
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 5a REGIÃO
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA
ESTAGIÁRIOS DE DIREITO – 2009
PROVA ESCRITA OBJETIVA
LÍNGUA PORTUGUESA
QUESTÃO 1
Quanto às regras de acentuação de acordo com areforma ortográfica, assinale a opção que contémapenas palavras grafadas corretamente.
(A) argüir – idéia – heróico – voo – pêlo(B) polo – ideia – veem – feiúra – linguiça(C) argüe – vêem – ideia – feiúra – pelo(D) pólo – vêem – argüir – feiúra – averiguem(E) argúi – heróico – Coreia – voo – lêem
QUESTÃO 2
Acerca da concordância nominal, assinale a opçãocorreta.
(A) O policial e a advogada alta sentaram-se perto.(B) O delegado, ao ser inquirido, afirmou-se certocom que o réu era mesmo o autor do delito.(C) O fantástico cozido e dobradinha são pratos queadoro.(D) Ao examinar a defesa, o juiz entendeu que havianela menas razão do que sustentava a parte.(E) Depois de mais de meia hora de inquirição se-vera, a testemunha declarou-se meia cansada.
QUESTÃO 3
No que se refere à concordância verbal, assinale aopção correta.
(A) Na réplica, o autor continuou a sustentar de queseu direito era líquido e certo e a afirmar de quesua pretensão deveria ser acolhida, porque nãoestava fulminada pela decadência.(B) A autoridade impetrada defendeu o ato cuja aimpugnação fora feita na petição inicial.(C) Os crimes culposos tratam-se de delitos paraque a configuração deles exige a presença denegligência, imprudência ou imperícia.(D) A acusação, de cuja consistência o relator duvi-dara, findou por ser considerada procedente, nojulgamento colegiado de que Sua Excelênciaparticipou.(E) O procurador da República supunha com quenão haveria necessidade de arrolar às testemu-nhas, mas o réu foi absolvido por falta de pro-vas.
QUESTÃO 4
Em relação aos verbos impessoais, assinale a opçãocorreta.
(A) Por falta de dinheiro, fazem cinco anos que nãotroco de automóvel.(B) Marta telefonou à amiga e disse, apressada:"Venha logo, já é quatro da tarde!"(C) Choveram muitas horas na noite de ontem.(D) Os alunos, lamentavelmente, havia deixadomuita sujeira na sala.(E) Existiam ainda muitas dúvidas acerca da opçãoprofissional de Cláudia, mas tinha havido aindamais incertezas nas semanas anteriores.
QUESTÃO 5
Julgue as frases a seguir, a respeito da crase.
I – Eu sempre achei interessante usar ca-vanhaque à Dom Pedro I.II – Na próxima semana, precisaremos vi-ajar do Recife à Brasília.III – Eu já havia avisado à minha esposaque chegaria atrasado.IV – No dia a dia, Joana trabalha das 8h00às 18h00.V – O réu insistiu em que não tinha nada àesconder.
De acordo com as regras aplicáveis à crase, assinalea opção que espelha a quantidade de frases corre-tas:
(A) 1(B) 2(C) 3(D) 4(E) 5
4
QUESTÃO 6
Avalie os itens que se seguem.
I – Há regras que não têm excessão.II – O habeas corpus é ação que pode serajuizada por todos os cidadães.III – Raimundo mostrava-se há muito ob-cecado por seu time, e a obsessão agravou-secom a perspectiva de a equipe ser rebaixada.IV – A vítima fora assassinada no exercíciode função pública federal. O processo seria,por isso, de competência do tribunal do júrifederal.V – Diante do quadro do recém-nascido, opediatra prescreveu-lhe um anti-inflamatório,pois, naquele caso, não havia contraindicação.
De acordo com as regras aplicáveis, assinale a opçãoque espelha a quantidade de frases corretas.
(A) 1(B) 2(C) 3(D) 4(E) 5
QUESTÃO 7
Assinale a opção correta, no que tange ao uso do
porque, por que etc.
(A) Ao acabar o interrogatório, o réu dirigiu-se aojuiz e disse: "Senhor juiz, essas são as razõespor que cometi o crime!"(B) Humberto comprou um novo automóvel por queseu anterior já apresentava muitos problemas.(C) Os conflitos amorosos têm porques que a razãonão explica.(D) Camila disse à amiga porque tinha faltado àaula.(E) O acusado foi alvo da denúncia porquê fraudaradocumentos a fim de suprimir tributo.
QUESTÃO 8
Relativamente à pontuação, assinale a opção corre-ta.
(A) Pedro gritou para a amiga, suplicando: "Voltalogo Catarina!"(B) Logo, que recebeu o inquérito civil o procuradorajuizou a ação por improbidade.(C) Mariana chegou à faculdade, e logo entrou nasala de aula, pois estava atrasada.(D) A defesa prévia indicava muitos motivos para arejeição da denúncia – prescrição; atipicidade;nulidade das provas.(E) O professor disse que aquela resposta era "geni-al"; o aluno, que o professor era injusto.
QUESTÃO 9
Avalie os itens a seguir.
I – Lúcia tinha muita facilidade para digitar,mas horror com teclados muito pequenos.II – Amanda aconselhou a amiga a agircompativelmente com a necessidade de ex-trema cautela que havia no momento.III – Diogo mostrava-se interessado pelagarota, mas indeciso em pedir-lhe para saíremjuntos.Mal sabia ele quão hostil ela seria àproposta.IV – Apaixonado, Filipe chamou Marinapara irem assistir a um filme novo. Era a issoque ele aspirava, e ela aquiesceu ao convite.V – Ao chegar à cena do crime, o peritodisse que o local lembrava um cenário de filmede terror.
Assinale a opção que retrata o número de itens cor-retos, no respeitante às regras de regência nominale verbal:
(A) 1(B) 2(C) 3(D) 4(E) 5
QUESTÃO 10
Com referência ao uso do hífen, assinale a opçãoque apresenta apenas palavras corretas.
(A) ante-sala – contra-ordem(B) antissocial – coobrigar(C) interracial – beijaflor(D) co-ativo – segundafeira(E) semi-aberto – viceprefeito
5
DIREITO CONSTITUCIONAL
QUESTÃO 11
A propósito do conceito de Constituição em sentidomaterial, é possível se afirmar:
(A) Abrange todas as normas da Constituição brasi-leira.(B) Abrange todas as normas da Constituição brasi-leira, exceto aquelas que tratam dos direitosfundamentais.(C) Abrange apenas e tão-somente as normas quetratam da estrutura do Estado e dos direitosfundamentais.(D) Nenhuma das respostas anteriores.
QUESTÃO 12
Mirando-se o sistema brasileiro de controle da cons-titucionalidade, é possível se afirmar:
(A) Qualquer juiz tem o poder de definir a matériapelo prisma abstrato.(B) A declaração de constitucionalidade, no controlerecursal realizado pelos tribunais, somente podeocorrer através de voto da maioria absoluta dotribunal ou do órgão especial destinado ao jul-gamento da matéria.(C) No controle concentrado, a eficácia erga omnesda declaração de inconstitucionalidade dependede ato suspensivo da execução da Lei pelo Se-nado.(D) No controle difuso a questão da constitucionali-dade é objeto secundário da ação.
QUESTÃO 13
Em relação aos direitos políticos, pode-se afirmar oseguinte:
(A) Os analfabetos possuem capacidade eleitoralpassiva.(B) O mandato de Vereador pode ser postulado in-dependentemente de filiação partidária.(C) O Presidente da República não precisa se afastardo cargo para concorrer ao mandato de Sena-dor.(D) Nenhuma das alternativas está correta.
QUESTÃO 14
Acerca dos tributos na Constituição brasileira, é pos-sível se afirmar o seguinte:
(A) A taxa de serviços nem sempre pressupõe a uti-lização dos mesmos pelo contribuinte.(B) O imposto tem sua cobrança fundamentada emuma atuação do Estado especificamente realiza-da em favor do contribuinte.(C) A cobrança da contribuição de melhoria tem am-paro legal na simples realização de uma obrapública.(D) A taxa tem por fundamento uma atividade reali-zada pelo contribuinte.
DIREITO ADMINISTRATIVO
QUESTÃO 15
Quando se fala em princípio da juridicidade, no cam-po administrativo, é correto afirmar-se que:
(A) Traz em torno de si o sentido de legalidade es-trita.(B) Guardaria a mesma concepção de legalidade, àluz do Estado Liberal.(C) Compreende uma perspectiva de conformaçãonão só às regras jurídicas mas também aos prin-cípios jurídicos constitucionais.(D) Nenhuma das respostas acima está correta.
QUESTÃO 16
Segundo a lei geral que regulamenta a seara admi-nistrativa no âmbito federal, não podem ser objetode delegação:
(A) Nomeação para cargos públicos, remoção deservidores por interesse público e anistia por pu-nições administrativas.(B) Edição de atos de caráter normativo, decisão derecursos administrativos e matérias de compe-tência exclusiva do órgão ou autoridade.(C) Remoção por interesse particular do próprio ser-vidor, indulto por penalidade administrativa enomeação de membro de comissão de sindicân-cia.(D) Nenhuma das respostas acima está correta.
QUESTÃO 17
Sobre o poder de polícia:
(A) É dado afirmar que não encontra restrições noordenamento jurídico, podendo ser utilizado, in-clusive, para aniquilar o direito de propriedadedo administrado.(B) É dado afirmar que é fruto de uma política desegurança pública em favor da sociedade.(C) É dado afirmar que não possui atributos de dis-cricionariedade.(D) Nenhuma das respostas acima está correta.
QUESTÃO 18
À luz dos termos literais da lei de improbidade admi-nistrativa, é correto afirmar-se que:
(A) A legitimidade para a propositura da medida deindisponibilidade de bens foi concedida somenteao Ministério Público, e não à entidade lesada.(B) As condutas culposas são sempre passíveis depunição.(C) Não há possibilidade de cautelar de sequestro.(D) Nenhuma das respostas acima está correta.
6
DIREITO PENAL
QUESTÃO 19
De acordo com a atual jurisprudência do SupremoTribunal Federal, é correto afirmar-se que:
(A) Pode ser aplicado o princípio da insignificânciapara exclusão da tipicidade material no delito dedescaminho quando o valor das mercadorias forinferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais).(B) O parcelamento do crédito tributário extingue apunibilidade nos crimes contra a ordem tributá-ria.(C) O início do cômputo da prescrição se dá, quantoao delito previsto no art. 1º da Lei 8.137/90,ainda que não tenha havido o lançamento defi-nitivo do crédito tributário.(D) Não é possível a responsabilização criminal dapessoa jurídica por crime ambiental.
QUESTÃO 20
Dentre as inovações trazidas pela nova lei de tóxicos(Lei 11.343/2006), não se inclui:
(A) A redução de pena para as “mulas”, primárias ede bons antecedentes, que apenas transportama droga sem ligação com a quadrilha organizada.(B) A aplicação de sanções alternativas à prisão parao simples usuário de drogas.(C) O agravamento das penas privativas de liberda-de e de multa previstas para o delito de tráficode drogas.(D) O perdão judicial para os traficantes que se ar-rependerem e delatarem os demais integrantesda quadrilha.
QUESTÃO 21
No que concerne às causas de exclusão de antijuri-dicidade, é correto afirmar-se:
(A) Também são conhecidas como dirimentes.(B) A inexigibilidade de conduta diversa é aceita co-mumente como causa supralegal.(C) O consentimento do ofendido somente é aceitopara afastar a ilicitude quando se tratar de bensjurídicos disponíveis como a honra, o patrimônioe a liberdade.(D) Não pode haver legítima defesa do patrimôniopara lesionar um bem jurídico de maior relevân-cia como a vida.
QUESTÃO 22
Caio contratou Mévio para matar Tício e, para tanto,Mévio foi até a casa de Tício, com uma arma calibre38, nova, que não sabia que estava sem munição.Na verdade, instantes antes de sair de casa, o filhode Mévio retirou as balas do revólver do pai parabrincar de polícia e ladrão. Chegando na casa deTício, Mévio apontou a arma em sua direção e dis-parou por diversas vezes sem que qualquer projétilfosse acionado. Tício, entretanto, com medo de seralvejado, saiu em desabalada carreira e, ao atingir acalçada, foi atacado por um cachorro feroz que aca-bara de soltar-se da coleira de seu dono, em razãodeste haver desmaiado por queda de pressão re-pentina. Sensibilizado com a situação de Tício, queestava entre a vida e a morte, depois dos ferimentossofridos, Mévio se arrependeu de seus atos e trans-portou Tício em seu carro particular, em velocidadeexcessiva, com destino ao hospital, vez que Tício, defato, estava prestes a morrer. O condutor perdeu,entretanto, o controle do veículo, vindo Tício a fale-cer em razão do choque do automóvel com umposte, morte esta que veio a ocorrer, assim, ins-tantes antes do que iria naturalmente acontecer senão houvesse o acidente. Indaga-se:
(A) Mévio responde por homicídio doloso.(B) Mévio responde por homicídio culposo.(C) Mévio responde por tentativa de homicídio.(D) Mévio não responde por qualquer forma de ho-micídio, seja tentado ou consumado.
7
DIREITO CIVIL
QUESTÃO 23
Leia as assertivas abaixo e atenda ao que se pede:I – No que se refere à fundação, se o seuestatuto não for elaborado no prazo estabele-cido pelo instituidor ou em lei, caberá tal in-cumbência ao Ministério Público; bem como ade aprovar ou não a alteração do referido do-cumento, podendo, nesta última hipótese, ojuiz de ofício supri-la.II – Quando se fala em termo, elementoacidental do ato jurídico, os prazos são com-putados excluindo-se o dia do começo e in-cluindo-se o do vencimento, sendo nula qual-quer convenção em sentido contrário.III – O incapaz, o servidor público,o mili-tar, o marítimo e o preso têm domicílio neces-sário; sendo o domicílio do primeiro o do seurepresentante ou assistente; o do segundo, olugar em que exercer permanentemente suasfunções; o do terceiro, onde servir, e, sendoda Marinha ou da Aeronáutica, a sede do co-mando a que se encontrar imediatamente su-bordinado; o do quarto, onde o navio estivermatriculado; e o do quinto, o lugar em quecumprir a sentença.IV – O perdão da dívida ou remissão é for-ma de pagamento ou extinção de obrigação,que não é espécie do gênero, declaração uni-lateral de vontade, tendo sua natureza jurídicacontratual.
Assinale a alternativa correta:
(A) Estão errados apenas os itens II e III.(B) Estão certos todos os itens.(C) Estão certos os itens I, III e IV e errado o II.(D) Estão certos os itens III e IV e errados os I e II.
QUESTÃO 24
Aponte a alternativa correta:
(A) Podem ser adquiridos pela usucapião o direito deuso de linha telefônica e a enfiteuse dos benspúblicos, matéria contudo ainda não pacificadana jurisprudência brasileira hodierna.(B) O dano moral no direito brasileiro atual é susce-tível de indenização; tratando-se de injúria, di-famação ou calúnia somente caberá reparaçãodo dano ao ofendido se este provar o prejuízomaterial; no dano decorrente de publicação pelaimprensa não são co-responsáveis pela indeni-zação o autor do escrito e o proprietário do veí-culo de divulgação, mas apenas o primeiro.(C) A indenização por ofensa à liberdade pessoalconsistirá no pagamento das perdas e danos quesobrevierem ao ofendido; a lei civil brasileiraconsidera como ofensivos à liberdade pessoal ocárcere privado, a prisão por queixa ou denúnciafalsa e de má-fé e a prisão ilegal.(D) Em se tratando de responsabilidade civil é ino-perante a cláusula de não indenizar nos contra-tos de transporte; já no que concerne àqueletransporte de simples cortesia, como, por exem-plo, carona, o transportador somente respon-derá pelos danos causados ao transportado,quando incorrer em dolo.
QUESTÃO 25
Assinale a opção incorreta:
(A) A liberdade de contratar será exercida em razãoe nos limites da função social do contrato, de-vendo as partes contratantes obrigatoriamenteobservarem, tanto na conclusão do contrato,como em sua execução, os princípios de probi-dade e boa-fé.(B) A coisa adquirida através de contrato comutativopode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos,que a tornem imprópria ao uso a que é destina-da, ou lhe diminuam o valor, através de ação re-dibitória ou ação estimatória, inclusive quandose trata de doações onerosas.(C) Havendo no contrato de adesão cláusulas ambí-guas ou contraditórias, dever-se-á adotar a in-terpretação mais favorável ao aderente, consi-derando-se nulas as cláusulas que estipulem arenúncia antecipada do aderente a direito re-sultante da natureza do negócio.(D) A revogação é uma das causas de extinção domandato; porém quando este contiver a cláusulade irrevogabilidade e o mandante o revogar, pa-gará perdas e danos; contudo se o mandato for"em causa própria" a sua revogação será inefi-caz.
QUESTÃO 26
Leia as afirmativas seguintes e atenda ao que sepede:
I – O exercício incontestado e contínuo deuma servidão aparente, por dez anos, deacordo com a ordem jurídica vigente, autorizao interessado a registrá-la em seu nome noRegistro de Imóveis, valendo-lhe como título asentença que julgar consumada a usucapião.II – Nas dívidas garantidas por penhor, an-ticrese ou hipoteca, os bens dados em garan-tia ficam sujeitos, por vínculo real, ao cumpri-mento da obrigação, sendo transferida deimediato pelo devedor ao credor a posse di-reta de tais bens, ficando com aquele a posseindireta.III – A União, os Estados, o Distrito Federale os Territórios, os Municípios, as Autarquias,as Associações Públicas e as demais EntidadesPúblicas criadas por lei são pessoas jurídicasde direito público interno, as quais são civil-mente responsáveis por atos dos seus agentesque nessa qualidade causem danos a tercei-ros, ressalvado direito regressivo contra oscausadores do dano, apenas se houver dolo,por parte destes.IV – O Ministério Público intervindo em pro-cesso cuja intimação lhe é obrigatória, aoconstatar a existência de negócio jurídico nulo,está legitimado a pleitear no prazo decadenci-al de 04 (quatro) anos da realização do atoreferido, sob pena de se convalescer pelo de-curso do tempo, declaração judicial de nulida-de de tal ato jurídico, a qual será com efeitos
"ex nunc".
Indique a alternativa correta:
(A) Estão certas apenas as afirmativas I, II e III.(B) Apenas as afirmativas II e IV estão certas.(C) Todas as afirmativas estão erradas.(D) Apenas as afirmativas II, III e IV estão erradas.
8
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
QUESTÃO 27
Dê a resposta certa:
(A) Concedida liminar em mandado de segurança e,ao final, denegado o pedido, é possível dizer quea liminar subsiste.(B) É possível falar na possibilidade de mandado desegurança contra lei em tese.(C) Concedida a liminar e, após, denegada a segu-rança, fica revogada a liminar.(D) Denegada a ordem de mandado de segurançapelo Tribunal, em writ de competência origináriadesse Tribunal, cabe recurso especial.
QUESTÃO 28
É correto dizer:
(A) Que a ação civil pública pode ser ajuizada paragerar processo objetivo com intuito puro e sim-ples de declarar inconstitucionalidade de normajurídica.(B) Que não é necessário, em matéria de recursoextraordinário, falar em repercussão geral comrelação à questão levada à discussão no Supre-mo Tribunal Federal.(C) O recurso de embargos infringentes, no juízocível, é incabível em mandado de segurança enão é cabível quando há decisão que, em pri-meira instância, julga improcedente o pedido e,em segunda instância, não dá provimento a re-curso, por maioria.(D) Cabe recurso especial de decisão de Turma Re-cursal.
QUESTÃO 29
Concedida antecipação de efeitos da tutela, na sen-tença, é correto dizer:
(A) O recurso de apelação será recebido no duploefeito.(B) O recurso cabível é o recurso de agravo de ins-trumento contra tal decisão, mesmo concedidana sentença.(C) O recurso cabível é apelação, no efeito devoluti-vo.(D) Não se pode falar, em hipótese alguma, em exe-cução provisória.
QUESTÃO 30
Dê a resposta certa:
(A) Não apresentada a contestação pela FazendaPública, é possível falar em efeitos da revelia,tendo-se como certos os fatos afirmados peloautor.(B) A partir da sentença, no procedimento de inter-dição e tutela, o interditando só poderá praticaratos jurídicos através de seu curador.(C) Na ação possessória, o réu terá de ajuizar re-convenção para defender a própria posse, pornão ser a ação possessória uma ação dúplice.(D) Na ação de desapropriação por interesse socialpara fins de reforma agrária, não se pode falarem intervenção do Ministério Público como fiscalda lei.
9
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 5a REGIÃO
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA
ESTAGIÁRIOS DE DIREITO – 2009
PROVA DISSERTATIVA (SUBJETIVA)
Número de Inscrição:
No poder de interpretar a Lei Fundamental, reside a prerrogativa extraordinária de (re)formulá-la, eisque a interpretação judicial acha-se compreendida entre os processos informais de mutação constitu-cional, a significar, portanto, que "A Constituição está em elaboração permanente nos Tribunais in-cumbidos de aplicá-la". (STF. Pleno. MS 26603, Min. CELSO DE MELLO).
Qual o significado de mutação constitucional? Como isto se relaciona com controle de constitucio-
nalidade?
BOA SORTE!
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
2
4
6
8
10
12
14
16
18
10
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
20
22
24
26
28
30
32
34
36
38
40
42
44
46
48
50
11
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 5a REGIÃO
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA
ESTAGIÁRIOS DE DIREITO – 2009
RASCUNHO DA PROVA DISSERTATIVA (SUBJETIVA)
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
12
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
13
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 5a REGIÃO
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA
ESTAGIÁRIOS DE DIREITO – 2009
PROVA OBJETIVA – FOLHA DE RESPOSTAS
Número de Inscrição:
Língua Portuguesa
1 A B C D E
2 A B C D E
3 A B C D E
4 A B C D E
5 A B C D E
6 A B C D E
7 A B C D E
8 A B C D E
9 A B C D E
10 A B C D E
Direito Constitucional
11 A B C D
12 A B C D
13 A B C D
14 A B C D
Direito Administrativo
15 A B C D
16 A B C D
17 A B C D
18 A B C D
Direito Penal
19 A B C D
20 A B C D
21 A B C D
22 A B C D
Direito Civil
23 A B C D
24 A B C D
25 A B C D
26 A B C D
Direito Processual Civil
27 A B C D
28 A B C D
29 A B C D
30 A B C D

Mais conteúdos dessa disciplina