A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Exercicios Avaliativos do Poder Executivo

Pré-visualização | Página 1 de 1

Sobre o Poder Executivo, a Constituição Federal estabelece alguns pontos/ assuntos. Analise cada uma das frases e informe se são V ou F justificando sua resposta por extenso, principalmente no caso da assertiva ser falsa, indicar a situação correta fazendo uso do artigo da CF. (total 2,0 pontos)
A. (F) o Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por prazo superior a 10 dias, sob pena de perda do cargo.( 0,25 pontos)
Resp: Questão falsa pois o período é superior a quinze dias.
Art. 83 da Constituição Federal de 88 O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.
B. (F) o mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em quinze de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição. (0,25 pontos)
Resp: Questão falsa pois terá início em primeiro de janeiro.
Art. 82 da Constituição Federal de 88 O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 16, de 1997)
 
C. (F) em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da República, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados e o do Supremo Tribunal Federal. (0,25 pontos)
Resp: Questão falsa pois a linha sucessória correta é Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
Art. 80 da Constituição Federal de 88 Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
 
D. (F) o Presidente da República tomará posse em sessão do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e promover o bem geral do povo brasileiro, solenidade essa da qual é dispensado o Vice-Presidente da República.( 0,25 pontos)
Resp: Questão falsa pois tomaram posse conforme art 78 o Presidente e o Vice-Presidente.
Art. 78 da Constituição Federal de 88 O Presidente e o Vice-Presidente da República tomarão posse em sessão do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.
Parágrafo único. Se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o Vice-Presidente, salvo motivo de força maior, não tiver assumido o cargo, este será declarado vago.
 
E. (V) será considerado eleito Presidente da República o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos. (0,25 pontos).
Resp: Questão Verdadeira conforme Art. 77 § 2º da CF. Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
 Art. 77 da Constituição Federal de 88 Art. 77 § 2º Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
 
F. (V) O presidente da República dispõe de competência para editar decretos e regulamentos visando à adequada execução das leis, podendo o Congresso Nacional determinar a sustação desses atos normativos no caso de o Poder Executivo, no exercício dessa competência, exorbitar do poder regulamentar. (0,25 pontos)
Resp: Questão Verdadeira, trata-se da combinação de 2 artigos da CF:
(Art. 84, caput, IV) - "Compete privativamente ao Presidente da República ​sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução;"
(Art. 49, caput e V) "É da competência exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa". 
G. (F) Em caso de vacância dos cargos de presidente e vice-presidente da República, nos três primeiros anos do mandato, deve-se convocar eleição popular direta, a ser realizada noventa dias depois de aberta a última vaga, assegurando-se aos eleitos um mandato de quatro anos, permitida a reeleição para um único período subsequente. (0,25 pontos)
Resp: Questão falsa pois conforme art 81 da CF § 1º § 2º.
Art. 81 da Constituição Federal de 88 Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.
§ 1º Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.
§ 2º Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.
2 primeiros anos ----------> Convocação de Eleição Popular --------> 90 dias
2 últimos anos --------------> Eleições feita pelo Congresso Nacional ----> 30 dias
H. (F) A Presidente da República Federativa do Brasil, no exercício de suas funções, pretende delegar uma de suas atribuições expressamente previstas na Constituição Federal de 1988. Nesta hipótese, poderá a Presidente da República delegar sua competência privativa para enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias e as propostas de orçamento previstos na Constituição a um dos Ministros de Estado. (0,25 pontos)
Resp: Questão falsa pois conforme art 814 da CF parágrafo único.
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
VI – Dispor, mediante decreto, sobre: 
a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; 
b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos; 
Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
O presidente poderá delegar (agu, pgr, ministros de estado) as seguintes atribuições:
- Organização E funcionamento da adm. Fed., quando não implicar aumento de despesa, nem criação ou extinção de órgãos públicos
- Extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos
- Conceder indulto e comutar pena
- Prover os cargos públicos federais