Buscar

Teste Pré-Natal Não Invasivo: Detecção de Anomalias Genéticas

Prévia do material em texto

Os estudos genéticos são conhecidos por ajudar na busca por reconhecimento de paternidades a muito tempo. Contudo, como visto nos vídeos, essa área de pesquisa tem auxiliado também no tratamento de alguns vícios e doenças psicológicas, como a depressão. Isso é feito através de mapeamentos genéticos para identificar quais remédios são mais eficazes nos tratamentos de cada indivíduo.
Tratamentos como estes vem do que chamamos de aconselhamento genético. Isso trata-se de todo o processo, desde a identificação de uma patologia que pode ser melhor tratada a partir dos dados genéticos, até a análise dos resultados seguida das indicações de medicamentos ou tratamentos mais adequados ao paciente. Dentre os exames aconselhados iremos analisar o teste pré-natal não invasivo.
Esse teste em questão é realizado durante a gravidez, e ele analisa uma amostra de sangue da mãe que contém o DNA do feto. O seu título de “não invasivo” vem da comparação com exames como a Amostragem das Vilosidades Craneanas, pois ele não realiza procedimentos invasivos no feto. Contudo, para receber esse título ele torna-se menos eficaz da detecção das patologias em questão.
Apesar de menos eficaz, o teste pré-natal não invasivo permite identificar anomalias em determinados cromossomos que estejam apresentando ausências ou multiplicações erronias. Dentre as anomalias temos as seguintes síndromes: Edwards, Patau e Down. E como são percebidas precocemente, a probabilidade de sucesso dos tratamentos aumenta. Contudo, devido a fatores como seu custo, a rede pública não o oferece assim como alguns planos e por isso não é muito comum no Brasil.
 Portanto, entre todos os exames para gravidas o citado no texto é um dos menos invasivos apesar de não ter a mesma eficácia se comparado a outros testes similares como pudemos observar na comparação feita no trabalho. Além disso, não é acessível para a maioria da população brasileira, chegando a valores como o de R$ 1.885,00, na cidade do rio de janeiro.

Continue navegando