Buscar

A2 EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

1- DADOS DO JULGADO ; https://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/683336215/agravo-regimental-no-habeas-corpus-agrg-no-hc-476295-ac-2018-0284994-4/inteiro-teor-683336231?ref=juris-tabs TRATA-SE DE FURTO NO ESTABELECIMENTO COMERCIAL. 
2- O PROBLEMA ENVOLVIA UM EMPRESARIO? SE SIM, INDIQUE O RAMO E ELABORE A RESPOSTA Á LUZ DO ARTIGO 966 DO CÓDIGO CIVIL; 
SIM, NO RAMO COMERCIAL, O EMPRESARIO TEM UM COMÉRCIO FORNECE MERCADORIAS E COMO DESCORRE NO ARTIGO 966 CONSIDERA-SE EMPRESARIO QUEM EXERCE PROFISSIONALMENTE ATIVIDADE ECONÔMICA ORGANIZADA PARA A PRODUÇÃO OU A CIRCULAÇÃO DE BENS OU DE SERVIÇOS. NESSE CASO O EMPRESARIO ORGANIZAVA A CIRCULAÇÃO DE SERVIÇOS.
3- EXPLIQUE QUAIS FORAM OS PONTOS DEBATIDOS PELAS PARTES 
OS PONTOS DEBATIDOS NESSE JULGADO FORAM OS FURTOS QUE OUVE NO COMÉRCIO, O RÉU ERA REICIDENTE, NÃO ERA A PRIMEIRA VEZ A SER PENALIZADO E ESTAVAM DISCUTINDO A QUESTÃO DELE SER OU NÃO PERDOADO PELO FATO OCORRIDO, TEVE ALGUMAS VOTAÇÕES NESSE JULGADO E ACABOU SENDO CONDENADO COMO INCURSO NO ART. 155, CAPUT,DO CÓDIGO PENAL A PENA DE 1 ANO DE RECLUSÃO. 
4- EXPLIQUE OS FUNDAMENTOS DA DECISÃO COM A INDICAÇÃO DOS DISPOSITIVOS LEGAIS ULTILIZADOS 
OS FUNDAMENTOS ULTILIZADOS NESSE JULGADO FORAM OS QUE DESCORRE NO ART 155, CAPUT, DO CÓDIGO PENAL, ONDE DIZ SOBRE FURTO; "SUBTRAIR, PARA SI OU PARA OUTREM, COISA ALHEIA MÓVEL. TAMBEM FOI USADO O FUNDAMENTO QUE O RÉU NÃO ERA RÉU PRIMARIO JA TINHA SIDO CONDENADO ANTERIORMENTE POR FURTO, E FOI USADO O PRINCIPIO DA INSIGNIFICANCIA, Para este princípio, o Direito Penal não deve se preocupar com condutas incapazes de lesar o bem jurídico.Não basta que a conduta praticada tenha apenas correspondência nos elementos de um tipo penal. Faz-se necessário que a conduta seja capaz de lesar ou expor terceiros a risco, provocar lesões significantes ao bem jurídico tutelado. OU SEJA A AÇÃO DO RÉU CONTRA O COMÉRCIO FERIU A RENDA DO COMERCIANTE PREJUDICANDO ASSIM OS SALARIOS E ETC.

Continue navegando